Assessores e magistrados aprofundaram seus conhecimentos sobre a utilização do sistema que faz um raio x na Justiça do Trabalho.
O TRT da 11ª realizou um treinamento e um workshop sobre o Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), sexta-feira (13/11), no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus. A realização da Escola Judicial do TRT da 11ª Região foi uma oportunidade para que assessores e magistrados aprofundassem os seus conhecimentos sobre o sistema que fornece informações sobre a estrutura administrativa e atividades judicantes de primeiro e segundo grau.
O treinamento foi ministrado pela coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Sistema e-Gestão, desembargadora Maria Regina Machado Guimarães, do TRT da 10ª Região, que contou com o auxílio da juíza do trabalho Roberta Carolina de Novaes e Souza Dantas, do TRT da 2ª Região; do diretor da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, Marco Aurélio Willmann Saar de Carvalho; do Supervisor da Seção de Acompanhamento Estatístico dos TRTs, Sandro Magnos Karkow; o supervisor da Seção de Acompanhamento Estatístico das Varas do Trabalho, Diego Carneiro Lopes; e o chefe da Seção SCSJU/CDCIS/SETIN/TRT10, Nilton Lacerda Wanderlei; que fazem parte do Comitê Gestor Nacional do Sistema.
Durante solenidade de abertura, a presidente do TRT da 11ª Região, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, ressaltou que o e-Gestão é um sistema de apoio a todos os TRTs em nível de presidência e corregedorias regionais, devido ao seu feedback atualizado e a transferência de informações mais seguras.
"Para administrar, seja uma instituição ou uma trajetória pessoal, é fundamental estar informado sobre os objetivos a alcançar as características do contexto, metas, capacidade de realização. O e-Gestão é uma dessas fontes de informação essencial para nós da Justiça do Trabalho. Ele é uma ferramenta que visa fornecer à Justiça do Trabalho, em todos os níveis, informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante dos 1° e 2° graus", explicou.
Treinamento interativo
Um dos destaques do treinamento ministrado pela desembargadora Maria Regina Machado Guimarães e pelo Comitê Gestor Nacional do Sistema e-Gestão, foi a possibilidade de interação direta com os instrutores a qualquer momento da palestra. O encontro também possibilitou a apresentação das formas de acesso, organização, visualização de dados e informações presentes nos relatórios do sistema.
A coordenadora nacional do e-Gestão contou que o sistema faz um raio x na Justiça do Trabalho. "O e-Gestão é a ferramenta oficial para a extração de dados judiciários de cada um dos Tribunais Regionais do Trabalho. Ele uniformiza e agiliza o trabalho do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que receberá uma única informação. Isso favorece muito os trabalhos de correição, pois o ministro não precisará vir até o Regional para iniciar o processo de correição. Acessando os dados estatísticos do e-Gestão pelo próprio TST, o ministro poderá fazer o levantamento das informações enviadas pelos 24 regionais, sendo possível analisar o raio x da Justiça do Trabalho".