Entre os empossados estão pessoas de todas as regiões do Brasil e dentre elas um indígena de São Gabriel da Cachoeira
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizou a posse de 26 novos servidores aprovados no último concurso público do Regional. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (15/10), no auditório da sede administrativa do Tribunal, na Avenida Tefé, 960, Praça 14, zona centro-sul de Manaus. Os empossados são de várias regiões do Brasil e vão atuar nos cargos de analista judiciário e técnico judiciário, nas áreas administrativa e judiciária. Dentre as especialidades estão tecnologia da informação, agente de polícia judicial e enfermagem.
A posse contou com a presença de magistrados, servidores, além de amigos e familiares dos empossados. A mesa de honra foi composta pelos seguintes membros: desembargador vice-presidente, Lairto José Veloso, no exercício da presidência do TRT-11; juiz do Trabalho Júlio Bandeira de Melo Arce, membro do Comitê de Gestão de Pessoas (CGP) e Alfredo da Silva, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPES) do Regional.
Rito e manifestações
Inicialmente, foram chamados, em ordem alfabética, para se posicionarem a frente do palco os aprovados no cargo de analista judiciário e após, os técnicos judiciários, para prestar o juramento. Em seguida, um por um, subiram ao palco para assinar o termo de posse e receber o crachá de identificação funcional.
Após, o desembargador vice-presidente Lairto José Veloso saudou os empossados e ressaltou a importância da posse. “Quero dizer que o tribunal tem a honra de recebê-los em seus quadros de servidores. Adianto que vocês estão a partir de hoje integrando um quadro de servidores do tribunal extremamente qualificado e que a partir do momento que vocês assinaram o termo de posse e receberam o crachá de identificação tenham certeza que vocês passam a fazer parte de um elenco seleto de servidores do serviço público federal”, afirmou.
Na sequência, o desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, eleito novo presidente do TRT-11 para o biênio 2024-2026 também se manifestou. Ele falou sobre o sentimento que dedica ao tribunal e fez um pedido aos empossados. “Eu amo o tribunal e o tribunal me ama. É com esse espírito que eu peço aos novos egressos no tribunal que dediquem um pouco do amor pela instituição. Porque amando a instituição esse amor vai ser distribuído para o jurisdicionado, para os necessitados, para os que precisam do nosso trabalho, precisam da nossa atenção, do nosso cuidado para que seus direitos sejam preservados tanto o dos trabalhadores quanto dos empresários. Sem as duas categorias a sociedade fica difícil de viver”. Ao final, concluiu “Então sejam bem-vindos, se dediquem à Justiça do Trabalho e sejam felizes”.
Posteriormente, falaram o diretor-geral do TRT-11, Ildefonso Rocha; o diretor da SGPES, Alfredo Silva; assim como o diretor da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codep), Lucas Prado; ainda o juiz do Trabalho Júlio Arce e o diretor da Coordenadoria de Segurança Institucional, Osvaldo Rodrigues da Silva. Em comum nas manifestações o desejo de boas vindas aos empossados e de sucesso na carreira.
Pessoas de várias regiões unidas pelo mesmo sonho
Tomaram posse pessoas de todas as regiões do Brasil. Entre elas, a analista judiciária Débora de Araújo Souza, que manifestou felicidade com a posse no cargo. “É uma vitória muito grande. Eu fico extremamente feliz. Foi um momento muito aguardado. Foram anos de luta para chegar aqui. Eu sou do Maranhão. Vim para cá por causa de outro concurso, mas eu continuei estudando até obter êxito”.
Rodolfo Calvillo tomou posse para técnico judiciário, especialidade agente de polícia judicial. Ele falou sobre a felicidade em passar a integrar o Poder Judiciário. “Eu estou muito feliz de estar podendo assumir esse cargo, que já é um sonho antigo de ingressar no Poder Judiciário. Eu venho do Poder Executivo, do Distrito Federal e tô com muita expectativa boa, no sentido de ter novos desafios profissionais, novos desafios pessoais aqui em Manaus.”
Alessandro da Silva tomou posse para técnico. Para ele assumir o cargo é motivo de orgulho. “Tomar posse hoje é algo, para mim, único, porque há muitos anos eu vinha estudando já para tribunais, especialmente Tribunais do Trabalho, e é um prazer estar lotado agora na minha região, que é a região norte, eu sou de Rio Branco, no Acre, e é um orgulho estar fazendo parte da instituição”, afirmou.
A técnica judiciária Mariah Angelim Brito, é natural de Resende, Rio de Janeiro, mas mora em Manaus desde 2023, e toda a sua família é daqui. Segundo ela passar no concurso do TRT-11 foi a realização de um sonho. “Era realmente um sonho passar nesse concurso e eu fico muito feliz de conseguir. Então hoje realmente passa um monte de coisa, muitas emoções, minha história toda nessa trajetória de estudar para o concurso, em realizar um sonho.”
Para o manauara, Rigoney Saraiva Amorim, técnico judiciário, também foi um sonho realizado. “É uma trajetória de aproximadamente 3 anos de estudo, quando eu decidi sair da advocacia e me dedicar ao serviço público, é a realização de um sonho estar aqui e poder contribuir agora com o tribunal, prestar atenção no jurisdicionado, dentro da Justiça do Trabalho”, enfatizou.
O primeiro indígena a tomar posse
Uma novidade foi a posse de um indígena no cargo de técnico judiciário do TRT-11. É Ewaney Owembley Prado de Souza, representante da etnia tuyuka. Ele é do município de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, distante 852 Km da Manaus. Foi ele quem falou pelos demais empossados. “É com grande felicidade que eu me encontro aqui, sendo considerado o primeiro indígena tomando posse num Tribunal Federal. Foi uma conquista que muitos tentaram, e poucos conseguiram galgar essa vaga, tanto pela ampla concorrência ou qualquer outra cota que seja oferecida. Então eu fico muito feliz de estar aqui na presença de todos”, concluiu.
Confira os nomes dos empossados nessa etapa.
Analista Judiciária – Área Administrativa
Débora de Araújo Sousa
Analista Judiciário – Área Judiciária
Arthur Lopes Campos Cordeiro
Daniel Benjo
Jonathan Santos Sousa
Técnico (a) Judiciário (a) - Área Administrativa
Alessandro da Silva
Aline Ferretti Pereira Bruno Meira
Ana Luisa Gonçalves Rocha
Dalila Prazeres dos Santos
Ewaney Owembley Prado de Sousa
Francisca Poliane Lima Rio
Gabriel de Souza Freitas Thomaz
Gabriele Bortolan Toazza
Igor Andrade Ferreira de Souza
Lia de Souza Batalha Tavares
Luis Arthur Macedo Leal
Mariah Hellenna Angelim Britto
Rigoney Saraiva Amorim
Rodrigo Uchoa de Lima
Thiago Carvalho Santos
Valdileia Maria Alves Florencio
Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação
Antonyn Lira Araújo
Hudson da Silveira Santos
Miguel Paiva Teixeira
Técnico (a) Judiciário (a) – Agente de Polícia Judicial
Lude Rafaela Bezerra Pinto
Rodolfo Carvalho Branco Calvillo
Técnico Judiciário – Enfermagem
Samielle Costa Eliseu Sales
Veja mais imagens
Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Mônica Armond de Melo, com colaboração de Juliana Damasceno
Fotos: Roumen Koynov