Pesquisa inédita aponta avanços em competências, espírito público e ambiente de trabalho no Regional
O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) alcançou 69 pontos (em uma escala de 0 a 100), nível intermediário de qualidade, na primeira aplicação do Índice de Qualidade da Burocracia (IQB), pesquisa que ressaltou competências, espírito público e qualidade do ambiente de trabalho, evidenciando a maturidade da gestão de pessoas no Regional. Os resultados do estudo, realizado em parceria inédita com o Instituto República.org, foram apresentados na segunda-feira (19), na Presidência do Tribunal.
O IQB avaliou dimensões essenciais do serviço público, como autonomia, profissionalização e incentivos, com a participação de 31 magistrados e 187 servidores do TRT-11, o que corresponde a 44%. O levantamento registrou notas elevadas em Competências (84), Espírito Público (83) e Qualidade do Ambiente de Trabalho (82). Já os quesitos Recrutamento Baseado em Mérito (39) e Conexões (49) apresentaram resultados mais baixos em comparação às demais dimensões. A pesquisa também apontou diferença na percepção geral entre magistrados, que atribuíram média de 75 pontos, e servidores, que registraram 68. Confira os dados AQUI.
O relatório final foi entregue pela coordenadora de Dados do República.org, Paula Frias dos Santos, ao presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes. O documento apresenta a situação dos processos de gestão de pessoas e fornece informações para apoiar decisões estratégicas com base em dados confiáveis, além de recomendar o aprimoramento da seleção interna para funções de confiança e o fortalecimento da cooperação com outros órgãos externos.
Estratégias futuras
Com base no diagnóstico do IQB, o TRT-11 definiu uma estratégia voltada tanto para a preservação dos pontos fortes, como a competência técnica das equipes, quanto para a superação dos gargalos identificados. Nesse processo, a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) atuará em parceria com as demais unidades do Tribunal na elaboração de planos de ação fundamentados nas métricas da pesquisa, com o objetivo de alinhar o desenvolvimento dos servidores às metas institucionais e fortalecer a profissionalização da gestão de pessoas no Regional.
Reunião
A reunião, onde se apresentou os resultados da pesquisa, contou com gestores de áreas estratégicas do Tribunal. Além do presidente, desembargador Jorge Alvaro, participaram a secretária-geral da Presidência, Gesla Lima Silva; o juiz Carlos Eduardo Mancuso, presidente da Comissão de Pesquisas Judiciárias; o diretor da Codep, Lucas Ribeiro Prado; o diretor da Divisão de Estatística, Jonatas Andrade dos Santos; e a psicóloga da Coordenadoria de Saúde (Codsau), Carolina Jean Pinheiro.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: CoordCom, com informações da Codep
Arte/Foto: Divulgação
