As atividades telepresenciais são desenvolvidas em parceria pelas Escolas Judiciais do TRT-11 e TRT-8

700Os novos juízes e as novas juízas do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), que tomaram posse no último dia 30 de abril, seguem realizando as atividades do Curso Regional de Formação Inicial, desde o dia 31 de maio.
Em razão das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia da covid-19, a formação regional foi planejada 100% para a modalidade telepresencial. Realizado em parceria pelas Escolas Judiciais do TRT-11 e do TRT-8, as atividades de formação abordaram a discussão de temas relacionados à prática e à ética na magistratura durante a primeira semana.
A programação está dividida em três eixos: Alteridade (8 a 14 de junho), Resolução de Conflitos (15 a 21 de junho) e Direito e Sociedade (22 a 28 de junho).
Participam do curso de formação quatro magistrados e cinco magistradas do TRT-11: Carlos Eduardo Mancuso, Luana Popoliski Vilacio Pinto, Carlos Antonio Nobrega Filho, Herika Michely Carritilha de Aquino, Marcelo Vieira Camargo, Monique Dominicheli do Nascimento Basso, Cristóvão José Martins Amaral, Amanda Midori Ogo Alcantara de Pinho e Pallyni Felício Rezende.

Parceria
As atividades são realizadas na plataforma Google Meet, através da parceira entre as Escolas Judiciais dos dois TRTs, que realizam seus Cursos de Formação Inicial de forma compartilhada.
Ao todo, 23 juízes participam do I Curso Regional de Formação Inicial Compartilhado (CRFI), sendo 14 da 8ª Região, com jurisdição sobre os estados do Pará e Amapá, e nove na 11ª Região, que abrange os estados do Amazonas e Roraima.
As aulas tiveram início no dia 31 de maio e terão a primeira etapa concluída em 28 de junho, quando as juízas e os juízes seguem para as atividades supervisionadas do protocolo de ingresso nas unidades judiciárias, até completar os 60 dias de formação.

Ambientação
Iniciado o eixo Alteridade, os novos magistrados passaram pela ambientação, que foi encerrada na quinta-feira, 10 de junho.  
Na tarde do dia 9 de junho, o tema ”Relacionamento institucional” contou com a participação das desembargadoras Ormy da Conceição Dias Bentes (presidente) e Solange Maria Santiago Morais (vice-presidente); do diretor-geral Ildefonso Rocha da Silva, da diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Maria do Perpétuo Socorro Chaves de Sá Ribeiro, da chefe da Seção de Magistrados, Sandra Farias de Souza Bentes; e do servidor Vicente Tino, da Assessoria de Gestão Estratégica.
Ao saudar os participantes, a presidente do TRT-11 declarou: “O aperfeiçoamento técnico é medida que se impõe, diuturnamente na vida de um profissional e não é diferente na dos operadores do direito e aplicadores da lei, que continuamente, por meio de suas decisões interferem nos rumos sociais e econômicos da sociedade, pelos mais diversos meios de solução de conflitos”.
Em seguida, fez uma breve exposição sobre a competência da Presidência no que concerne ao relacionamento com os juízes de primeiro grau, conforme o disposto no art. 31 do Regimento Interno.
Por fim, abordou as atividades preponderantemente administrativas e de organização institucional, cuja execução cabe aos órgãos/unidades internas de gestão e assessoramento hierarquicamente vinculados à Presidência.
Conforme a programação, a corregedora do TRT-11, desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, encerrou as atividades de ambientação no dia 10 de junho.  

Alteridade

As atividades relacionadas ao eixo Alteridade ocorrem de 8 a 14 de junho.
Os temas foram apresentados pelo desembargador David Alves de Mello Junior (ouvidor regional) e pelos magistrados Gleydson Ney Silva da Rocha (titular da 1ª Vara do Trabalho de Boa Vista) e Lucas Pasquali Vieira, contando ainda com a participação da servidora  Adilcea da Silva Maciel (diretora de secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Boa Vista).
No encerramento deste eixo, o trabalho de campo ficou sob a coordenação dos magistrados do TRT da 11ª Região André Luiz Marques Cunha Júnior e Lucas Pasquali Vieira.

Resolução de Conflitos

No período de 15 a 21 de junho,  serão realizadas as atividades do Eixo Resolução de Conflitos.
Confira os temas que serão abordados:

- Oficina de casos do Laboratório de Resolução de Conflitos: magistradas Gisele Araújo Loureiro de Lima (titular da Vara do Trabalho de Tabatinga) e Sandra Mara Freitas Alves;

- Padrões de litigância, jurisprudência regional consolidada - desembargadora Solange Maria Santiago Morais (vice-presidente do TRT-11)

- Conciliação, arbitragem e meios alternativos de resolução de disputas - magistrado André Luiz Marques Cunha Junior

 


ASCOM/TRT11
Texto: Paula Monteiro
Arte: Renard Batista
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2