O reinício das atividades está previsto para 2025 e a conclusão em 30 meses após a licitação

WhatsApp Image 2024 06 27 at 09.09.10

A retomada da construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em sessão realizada em 22 de junho. Paralisada em 2022, a obra representa marco importante para a modernização da Justiça do Trabalho na capital amazonense e traz diversos benefícios para a população local.

A estrutura terá área total de 25 mil m², e contará com 15 andares, incluindo três subsolos destinados a estacionamento. O prédio terá capacidade para acomodar 26 Varas do Trabalho, além de áreas de apoio, bancos, salas da Escola Judicial e auditório para 141 pessoas. O valor do orçamento está estimado em R$ 91,5 milhões.

A retomada da obra é resultado do trabalho em conjunto da Presidência deste Regional com a Comissão de Obras, designada pela Portaria nº 018/2024/SGP e da Diretoria-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). Também, do envolvimento das áreas técnicas de engenharia e finanças, na revisão do projeto, assim como no estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental, como também na aprovação do plano de priorização de obras e na atualização do custo total da obra.

A proposta aprovada contempla modernas técnicas de construção civil, com foco na sustentabilidade, e destaque como a primeira obra de Fórum Trabalhista do país a adotar a modelagem BIM e contar com Selo de Eficiência Energética. A previsão de início das obras é em 2025 e a conclusão em 30 meses após a licitação.

Modelagem BIM e eficiência energética

A Modelagem da Informação da Construção (BIM) permite a integração dos elementos arquitetônicos, estruturais e de instalações antes do início das obras, de modo a viabilizar projetos mais precisos. Essa modelagem virtual da edificação resulta em construções de alta qualidade, com menos desperdícios e aditivos contratuais, e reduz significativamente problemas técnicos durante a construção.

Com relação à eficiência energética, com previsão de obtenção do Selo Procel Edificações, nível A, do Inmetro, entre as soluções adotadas destaca-se o uso de energia solar, a captação de água da chuva, o emprego de elevadores inteligentes e de sistema de ar-condicionado de alto desempenho. Além do mais, fachada adaptada ao clima da região com a utilização de cores e materiais para proporcionar maior conforto térmico à edificação e reduzir custos com climatização. Solução elaborada pela equipe do projeto e que foi decisiva para a obtenção do Selo de Eficiência Energética.

Acessibilidade

Os ambientes do prédio foram projetados de acordo com a Norma Brasileira de Acessibilidade em Edificações (NBR 9050/2020) para garantir o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de modo que rampas, elevadores, sanitários e sinalizações foram cuidadosamente dimensionados para permitir o acesso com autonomia, conforto e segurança.

Histórico

A obra do Fórum Trabalhista de Manaus foi licitada em 2013 e iniciada em 2014, porém, foi paralisada em 2016 devido a problemas financeiros da empresa contratada. Em 2018, nova empresa foi contratada para finalizar a estrutura de concreto. Em 2021, houve nova contratação para a conclusão da alvenaria da fachada, já foram gastos R$33,6 milhões, no total.

Em 2022, o TRT-11 optou pela revisão completa dos projetos na metodologia BIM, a fim de atualizar especificações, corrigir falhas e adequar o orçamento. Essa proposta foi encaminhada ao CSJT em março/2024, e após, análise detalhada do projeto pela equipe técnica do Conselho, foi aprovada por unanimidade.

Para o presidente da Comissão de Obras do Regional, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, a conclusão da obra é importante e significativa para o Regional. “Com a retomada das atividades, o TRT-11 espera entregar à população uma edificação moderna, sustentável, acessível e perfeitamente adequada à prestação jurisdicional trabalhista. A obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus é prioritária e demonstra o compromisso da Justiça do Trabalho com a sociedade amazonense”.

 

WhatsApp Image 2024 06 21 at 17.01.28                                  WhatsApp Image 2024 06 21 at 17.01.28 1                                                                     

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Lucas Prado
Edição de Texto: Mônica Armond de Melo
Foto: Lucas Prado

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2