• Avanço de quase 10% no Índice de Desempenho Sustentável reflete esforço coletivo no TRT-11

    O resultado garantiu pontuação máxima no item socioambiental do Prêmio CNJ de Qualidade 2023

    602O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) alcançou o percentual de 73,2% no Índice de Desempenho Sustentável (IDS), avançando 9,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. O relatório integra o Programa do Judiciário pelo Meio Ambiente e apresenta os resultados das ações de responsabilidade socioambiental de todos os tribunais brasileiros.

    Com a conquista, o TRT-11 também garantiu a pontuação máxima de 25 pontos para o Prêmio CNJ de Qualidade de 2023 no item socioambiental, eixo Governança. De acordo com o desembargador-presidente Audaliphal Hildebrando da Silva, este resultado é fruto do esforço coletivo de todas as unidades judiciais e administrativas, nos estados do Amazonas e de Roraima, em sintonia com o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021/2026. “Quando as pessoas e instituições se conscientizam sobre o impacto do consumo no meio ambiente, as mudanças começam a acontecer. Trata-se de uma nova visão de governança, com foco em práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade de vida”, salientou o dirigente.

    Sustentabilidade no TRT-11

    Com formação multissetorial, cabe ao Comitê de Sustentabilidade acompanhar e dar suporte à unidade de Gestão Socioambiental no âmbito do TRT-11 no planejamento das ações e na proposição de projetos socioambientais, além de gerir o Plano de Logística Sustentável (PLS). Atualmente, o comitê é coordenado pelo juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo.

    As ações de sustentabilidade no âmbito do TRT-11 são de responsabilidade da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão (Segeambi), que passou recentemente a ser vinculada ao Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), uma divisão que integra a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência. Segundo a chefe da Segeambi, servidora Paula Sauer Diehl, o sucesso na im­plantação de uma política sustentável depende do engajamento de todas as pessoas que compõem a instituição.

    Neste contexto, o setor responsável pela área socioambiental tem papel preponderante na busca pela mudança de comportamen­to e na sensibilização para essa nova forma de pensar. “A sustentabilidade foi incorporada como um valor dentro do TRT-11, passando a ser discutida de forma estratégica pela alta administração. Consequentemente, magistrados, servidores e colaboradores estão mais sensíveis ao tema, adequando cada vez mais o modo de trabalho ao consumo consciente e à otimização de recursos”, frisou.

    O relatório apontou que o tribunal está entre os órgãos que menos consumiram copos descartáveis em 2022. Ela explicou que duas boas práticas possibilitaram eliminar os copos plásticos descartáveis, superando a meta prevista. Para isso, o projeto “Adote uma Caneca” voltado ao público interno, e a aquisição de copos oxibiodegradáveis para o público externo fizeram a diferença.

    Outro dado importante diz respeito ao engajamento quanto à correta destinação dos resíduos gerados nas dependências do TRT-11. Em 2022, foi atualizado o convênio com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis para regulamentar a participação na coleta seletiva. Todo o material coletado é pesado mensalmente e posteriormente é realizada a destinação ambientalmente correta.

    Também se destacaram as reduções em itens como número de impressoras, gasto médio com contrato de vigilância e gasto com telefonia móvel. Além disso, houve aumento no percentual de aquisições e contratações sustentáveis. O relatório aponta, ainda, um aumento considerável no número de pessoas que participaram de ações de qualidade de vida e ações solidárias. O número de participantes avançou, por fim nas ações de capacitação e sensibilização em sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e equidade.

     

    604Projeto Adote uma Caneca ajudou a reduzir o consumo de copos descartáveis

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Indicadores
    Segundo o CNJ, o IDS vem se tornando cada vez mais importante para o reconhecimento dos tribunais que promovem a economia e a gestão eficiente dos recursos, visando à proteção do meio ambiente. O bom resultado alcançado no IDS é fator de reconhecimento nos prêmios Juízo Verde e CNJ de Qualidade.

    O cálculo desse índice é feito a partir da combinação de diversos dados alimentados no PLS-Jud, um sistema informatizado para acompanhamento dos Planos de Logística Sustentável dos órgãos do Poder Judiciário. O IDS lançado e divulgado em 2023 é relativo aos dados do ano-base 2022. Os indicadores avaliados estão previstos nas Resoluções CNJ n. 400 e 401, ambas promulgadas em 2021, que tratam das temáticas de sustentabilidade e acessibilidade, respectivamente.

    Quanto mais próximo de 100%, melhor o resultado. Os itens que integram os indicadores referem-se ao uso eficiente de insumos, materiais e serviços. São analisados dados sobre consumo de energia elétrica, gestão de resíduos, água e esgoto. Também são avaliados itens como a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e a capacitação contínua do quadro de pessoal a respeito do tema. Nesta edição, o Balanço da Sustentabilidade introduziu os dados de acessibilidade e inclusão.

    O relatório completo do balanço reúne 118 órgãos do Poder Judiciário. Os rankings são divididos em 27 Tribunais de Justiça (TJ), 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), cinco Tribunais Regionais Federais (TRF), 26 Seções Judiciárias, três Tribunais de Justiça Militar (TJM), dois Conselhos e quatro Tribunais Superiores.

    Para mais detalhes, acesse o 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário e o Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável do TRT-11.

     

    603Distribuição de mudas ornamentais no TRT-11

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro com colaboração de Paula Diehl
    Fotos: Banco de imagens e arquivo da Coordcom

  • TRT-11 conquista a 4ª posição na maior maratona de inovação do setor público no Brasil

    317O Laboratório de Inovação do TRT da 11ª Região (AM/RR), criado na gestão da atual presidente do Tribunal, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, participou do ConexThon 5.0, a maior maratona de inovação do setor público no Brasil. O TRT-11 conquistou o 4o lugar no ILabthon, na categoria de laboratórios iniciantes.

    O ILabthon é uma maratona online que proporciona aos servidores públicos conexões com o ecossistema de inovação nacional, cujo objetivo é auxiliar na criação e amadurecimento de laboratórios de inovação no setor público. O evento, que ocorre desde 2019, foi realizado de 24 a 26 de junho, com palestras, oficinas, workshops sobre diversos temas. Ao final, cada equipe apresentou os projetos que estão sendo implementados na prática de suas instituições, e foi avaliada por um júri técnico especializado. O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi representado pelo servidor Lucas Prado.

    Entenda os laboratórios de inovação

    Os laboratórios de inovação do poder público são ambientes capacitantes e propulsores para que a inovação seja incorporada aos órgãos públicos. Estes espaços atuam na difusão da cultura de inovação, buscando envolvimentos diários do quadro funcional e inclusão de boas práticas no cotidiano dos entes públicos. Por meio diferentes abordagens, utilizam ferramentas e metodologias inovadoras que promovem a conexão e colaboração tanto interna e quanto externa.

    No evento deste ano participaram mais de 20 equipes. Cerca de 100 participantes disputaram a maratona, com o apoio de 20 pessoas na organização e mais 60 mentores. Além disso, entre palestras e oficinas antes e durante o ConexThon, ocorreram 26 eventos com 27 horas de conteúdo, sob a curadoria e coordenação da rede Conexão Inovação Pública RJ.

    O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi instituído pela Resolução Administrativa n.⁰ 239, em setembro de 2021. Ele é composto e coordenado pelas desembargadoras Ormy da Conceição Dias Bentes, presidente; Solange Maria Santiago Morais, vice-presidente; Márcia Nunes da Silva Bessa, corregedora regional; Francisca Rita Alencar Albuquerque, coordenadora do Comitê de Priorização do 1o Grau de Jurisdição; e pelas juízas do trabalho: Maria de Lourdes Guedes Montenegro, coordenadora do Núcleo de Apoio à Execução (NAE); Selma Thury Vieira Sá Hauache, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT); e pelos servidores Maria José da Silva Freitas Santos, secretária-geral da presidência; Marie Joan Nascimento Ferreira, assessora da vice-presidência; Ildefonso Rocha de Souza, diretor-geral; Gabriela Maria Aragão Nery, secretária-geral judiciária; e Mônica Lopes Sobreira Leite, diretora da Assessoria de Gestão Estratégica.

    Assista o evento de encerramento com o anúncio dos vencedores através do link:

    ASCOM/TRT11
    Texto: Lucas Prato
    Arte: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

  • Presidente do TRT-11 assina a adesão à Carta da Terra da Organização das Nações Unidas (ONU)

    O ato foi realizado no Fórum Trabalhista de Boa Vista (RR).

    309Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 18/07/2022, em Boa Vista (RR), a desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Amazonas e Roraima (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes, assinou o documento oficial de Adesão à Carta da Terra, uma declaração de princípios elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Presentes ao ato o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, que representou o governador Antônio Denarium, o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima, Silvestre Lopes de Nóbrega, o diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, juiz do Trabalho Gleydson Ney da Rocha, e a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Roraima (Arat), Florany Mota, entre outras autoridades.

    Em seu discurso, a presidente do TRT-11 destacou que “a Carta da Terra é uma inspiração, a guiar-nos na busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade, prezando pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI. Nesse espírito, com muita honra e ciente da importância crescente da conscientização e educação ambiental e do papel que os órgãos públicos e sociedades civis devem ter no âmbito de ações de responsabilidade ambiental, adotamos a Carta da Terra como um guia ético e moral a ser considerado em nossas ações administrativas e normativos internos, passando agora o nosso Tribunal a fazer parte deste movimento global para construir um mundo melhor”. A desembargadora concluiu sua fala, citando um trecho da Carta da Terra: “...que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida”.

    O diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, Gleydson Ney da Rocha, em breves palavras, destacou a importância da assinatura do documento. O engenheiro ambiental Jean Leão, gestor do Instituto Soka Amazônia, parceiro do TRT-11 desde março deste ano na questão ambiental, apresentou o conteúdo total da Carta da Terra, detalhando os princípios que falam de respeito e cuidado com a vida, a integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não violência e paz. Jean Leão destacou também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Encerrando a cerimônia foram entregues a magistrados e servidores do Fórum de Boa Vista canecas duráveis de cerâmica que fazem parte do projeto “Adote uma caneca”.

    Confira a galeria de imagens

    310Desembargadora presidente do TRT-11 discursa no ato de adesão à Carta da Terra.

    311O engenheiro ambiental Jean Leão, do Instituto Soka, apresenta a Carta da Terra.

     

    312Presidente do TRT-11 assina adesão em evento realizado no Fórum Trabalhista de Boa Vista (RR).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos e artes: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

     

     

  • Ministra ouvidora do TST planta muda no Instituto Soka Amazônia, parceiro do TRT-11

    Para Maria Helena Mallmann o plantio representou o estabelecimento de um vínculo com a Amazônia

    224Ouvidora do TST, ministra Maria Helena Mallmann, plantou muda de Ipê-brancoA ministra ouvidora do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann, plantou uma muda de Ipê-branco no Instituto Soka Amazônia, na última sexta-feira, 10/06/2022, a convite da desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região - Amazonas e Roraima (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes. Em maio passado, o ministro corregedor do TST, Guilherme Augusto Caputto Bastos também plantou uma muda no Soka, um parceiro do TRT-11 desde março deste ano em projetos ambientais.

    A ministra que veio a Manaus para a 31a Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) realizada de 8 a 10/06/2022, foi recebida no Instituto Soka pela desembargadora Ormy Bentes, pelo presidente do Coleouv, desembargador ouvidor do TRT-11, David Alves de Mello Júnior, e pelo diretor presidente do Instituto Soka, Edison Akira Sato.

    Depois de ouvirem uma palestra sobre o Soka, proferida pelo gestor da “Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda”, Jean Leão, foi feito o plantio. A ministra escolheu uma muda de Ipê-branco significando o real estabelecimento de um vínculo com a Amazônia, "uma relação com essa terra", enfatizou. Ela é oriunda do TRT-4 (RS) e já tinha visitado o Amazonas anteriormente, mas desta vez teve um significado especial.

    A presidente do TRT-11, Ormy Bentes e o desembargador David Alves de Mello Júnior plantaram mudas de Chuva-de-ouro-amazônica. O desembargador ouvidor do TRT-23 (MT), Tarcísio Régis Valente, que veio a Manaus participar do Coleouv, plantou uma muda de Ipê-branco.

    225Da esquerda para a direita: desemb. David Mello Jr (ouvidor do TRT-11 e presidente do Coleouv), Edison Sato (diretor-presidente do Instituto Soka), desemb. Ormy Bentes (presidente do TRT-11), ministra Maria Helena Mallmann (ouvidora do TST), desemb. Tarcisio Valente (ouvidor do TRT-23) e Jean Leão (gestor da reserva particular)

    226Presidente do TRT-11, desemb. Ormy Bentes, plantou muda de Chuva-de-ouro-amazônica

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

       

    227Ouvidor do TRT-11 e presidente do Coleouv, desemb. David Mello Jr. também plantou Chuva-de-ouro-amazônica

    228Ouvidor do TRT-23, desemb. Tarcisio Valente, plantou muda de Ipê-branco 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos: Roumen Koynov
    Arte: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

  • TRT-11 participa de evento sobre emergência climática no TRT-2

    Presidente do Regional, desembargadora Ormy Bentes, fez discurso de abertura de exposição do Instituto Soka Amazônia.

    212A presidente do TRT-11 fez o discurso da abertura da exposição na Conferência.Teve início nessa segunda (6/6) a 1ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judiciário, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). O primeiro dia do evento teve abertura com a presença de autoridades do Judiciário, apresentação de cinco palestras com profissionais da área e a inauguração da exposição “Sementes da Esperança e Ação”. A mostra, promovida pelo Instituto Soka Amazônia, permanecerá na Praça da Justiça, no Fórum Ruy Barbosa (TRT-2) até o dia 23/6.

    A presidente do TRT da 11ª Região (AM/RR), desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, participou da Conferência de forma virtual. Ela fez o discurso de abertura da exposição, fortalecendo a parceria do TRT-11 com o Instituto Soka. “Teremos uma belíssima exposição iniciando hoje, sendo mais uma iniciativa de ideias transformadoras para a proteção do planeta das ações deletérias para o meio ambiente, e de toda forma de ameaça à nossa sobrevivência. São sementes que se plantam no intuito de colher esperança de dias melhores para as gerações futuras, como ferramentas de educação ambiental e de preservação da natureza”, declarou em vídeo transmitido ao final do primeiro dia do evento.

    A gestora da Seção de Gestão Socioambiental do TRT-11, Paula Sauer Diehl, esteve presencialmente na Conferência. Ela agradeceu e homenageou a presidente do TRT-11 “por não poupar esforços para a implementação dos projetos socioambientais no âmbito do Regional, e trazer a sustentabilidade como mote da sua gestão”. Foi apresentado um vídeo mostrando as ações do TRT-11 em parceria do Instituto Soka Amazônia. Também participaram do evento a diretora da Assessoria de Comunicação Social do TRT-11, Ana Carolina Campos da Silva Santos, e o servidor Vicente Tino, membro da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do Regional.

    Confira abaixo o vídeo produzido pelo TRT-11 e divulgado na Conferência:

    De ontem (7/6) até a próxima sexta (10/6) o evento continua de forma remota, com discussões em fórum on-line e colaborativo com mediação de integrantes da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TRT-2. Toda essa etapa será realizada por meio da plataforma Moodle.

    Confira todas as palestras do primeiro dia do evento aqui

    Veja o álbum de fotos

    208Representantes do TRT-11 com parceiros do Instituto Soka Amazônia e corregedor do TRT-2, desdor. Marcelo Freire Gonçalves.

     

    210A mostra permanecerá na Praça da Justiça, no Fórum Ruy Barbosa (TRT-2) até o dia 23/6.

    209Exposição “Sementes da Esperança e Ação”.

    211Pela terceira vez no Brasil, a mostra foi traduzida em 6 idiomas com 2 milhões de pessoas em mais de 24 países e territórios.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

    ASCOM/TRT11
    Texto: Com informações do TRT-2.
    Fotos: Ana Carolina Campos e TRT-2. 
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

  • Ministro do TST, Walmir Oliveira da Costa e servidores do TRT-11 vítimas da covid-19 são homenageados com o plantio de mudas amazônicas

    Na solenidade, realizada no Instituto Soka Amazônia, em Manaus, o Tribunal assinou a adesão ao Pacto Global da ONU.

    107Participaram vitualmente do evento os Ministros do TST Delaíde Alves e Lélio Bentes; o filho do Ministro Walmir Costa, Elthon Costa; e Paula Dhiel, chefe da Seção Socioambiental do TRT-11.Num recanto harmonioso, às margens do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, cartão postal de Manaus, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Amazonas e Roraima (TRT-11), fez uma emocionante homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que faleceu há um ano vítima de complicações pela covid-19. Foi plantada uma muda de “Chuva-de-ouro-amazônica”, para reconhecer a importância dessa autoridade oriunda de nossa Região.

    Os 31 servidores e terceirizados do TRT-11, também falecidos em decorrência da covid-19, receberam homenagem póstuma com o plantio de mudas de árvores nativas da Amazônia, nesta sexta-feira, 29/04/2022. As espécies selecionadas pelo Instituto Soka Amazônia, incluem Sorvinha, Abiu, Andiroba-lisa, Ingá-açu, Pau-rosa, Lucuma e Seringueira. O Instituto Soka Amazônia é uma entidade que nasceu em 2014 com a missão de gerenciar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda e que já é parceira do TRT-11.

    Na homenagem prestada ao ministro, a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, lembrou que Walmir Oliveira da Costa integrava o TST desde novembro de 2007. Na ocasião de seu falecimento presidia a 1ª Turma do Tribunal e fazia parte da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e do órgão Especial. Além disso, o magistrado paraense era conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

    Homenagens

    108A presidente do TRT-11, desdora Ormy Bentes, acompanhada da vice-presidente do TRT-8, desdora. Maria Valquíria Coelho, plantou uma muda da espécie Chuva de ouro amazônica, homenageando o Ministro do TST Walmir Costa, falecido em 28.04.2021.Pela plataforma Zoom os ministros Lélio Bentes Corrêa e Delaíde Alves Miranda Arantes, do TST, assim como familiares do ministro Walmir Costa puderam assistir ao ato diretamente de Brasília. O ministro Lélio Bentes Corrêa elogiou a homenagem do TRT-11 ao homem “firme e humilde que foi Walmir Oliveira da Costa, que gostava de contar uma boa piada”. A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes disse que o plantio da muda fará com o que o ministro Walmir Costa esteja “vivo em nossos corações”.

    Muito emocionado, o advogado Elthon Costa, filho do ministro Walmir Costa, leu uma mensagem enviada pela mãe dele, Maria dos Reis Gusmão da Costa, à presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, pela homenagem póstuma ao marido. A presidente do TRT-8 (PA/AP), desembargadora Graziela Leite Colares, foi representada no evento pela vice-presidente, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. No decorrer de suas atividades, o ministro Walmir Costa foi desembargador nesse regional. A vice-presidente do TRT-11, desembargadora Solange Maria Santiago de Morais, e o diretor da Escola Judicial (Ejud-11), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva também compareceram ao evento.

     

    Adesão ao Pacto Global 

    110Thiago Augusto Terada, preside o Pacto Global da ONU; a presidente do TRT-11, desdora. Ormy Bentes; e o diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira.Também nesta sexta-feira, o TRT-11 formalizou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes lembrou que o Tribunal já é parceiro do Instituto Soka Amazônia desde o dia 22 de março passado. “O referido instituto tem reconhecimento internacional na preservação ambiental, com foco no desenvolvimento de projetos de conscientização em sua área de atuação, notadamente pela proteção da Região Amazônica”, enfatizou.

    A cooperação técnica visa a soma de esforços para a elaboração e execução de projetos que busquem uma melhor qualidade de vida e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. “E hoje o TRT-11 adere ao pacto global da ONU, que possibilita ferramentas de contribuição para a sustentabilidade. O Hub ODS Amazonas é um desdobramento mais específico do pacto, também aspirando ao engajamento de empresas e organizações públicas e privadas, aos objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.”Os laços com o Instituto Soka Amazônia nos ajudarão a realizar atividades de educação, capacitação, e plantio de mudas, imbuídos do espírito de preservação e conservação ecológico-ambiental, para gerações presentes e futuras, consoante nos alerta o mandamento constitucional”, declarou a presidente do TRT-11.

    Thiago Augusto Terada, que preside o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos até 2030, a Hub ODS Amazonas escolheu três iniciativas para concentrar seus esforços: Educação, Trabalho e Empreendedorismo e a questão da Água. O diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira, destacou que ao aderir ao Pacto Global, o TRT-11mostra sua decisão de priorizar a questão ambiental.

    A última etapa da cerimônia foi o plantio das 32 mudas. A Chuva-de-ouro-amazônica em homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, foi plantada pela desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes acompanhada da desembargadora vice-presidente do TRT-8, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. Muitos familiares dos servidores e terceirizados do TRT-11, que faleceram vítimas da covid-19 compareceram, como a viúva do servidor Rui Adriano Nogueira Araújo, Adna Regina Maciel Lopes Araújo. “Vovô tá vendo você plantar a árvore para ele”, disse a viúva, que estava acompanhada do neto, José Henrique. A espécie que o neto plantou foi uma “Lucuma”.

    111José Henrique plantou uma muda de Lucuma, em homenagem póstuma ao avô Rui Adriano, falecido em 02.05.2020.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Confira a relação dos homenageados e as espécies de mudas plantadas

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos: Renard Batista, Roumen Koynov e Salete Lima.
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

  • Pacto Global da ONU vai contar com a adesão do TRT-11

    Este será o primeiro Tribunal no país a integrar o movimento, com destaque para o trabalho digno, um dos 17 objetivos do Pacto.

    54A presidente do TRT11, desembargadora Ormy Bentes, tendo à direita Thiago Terada e à esquerda Edison Akira Sato, que representam o movimento do Hub ODS Amazonas.No Dia Mundial da Água, 22/03, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) recebeu convite para juntar-se ao movimento Hub ODS Amazonas, vinculado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O convite foi aceito pela desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, que preside o TRT-11. Dessa forma, este Tribunal será o primeiro a integrar o movimento em nível nacional, segundo enfatizou Thiago Terada, que preside o movimento, juntamente com o diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato.

    O Hub ODS Amazonas é o capítulo de atuação regional do Pacto Global, que tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Hub ODS AM é o quinto Hub no país e o primeiro na Amazônia. Thiago Terada fez questão de dizer que a adesão do TRT-11 tem uma grande importância e “passa a ser um exemplo para o Brasil e para o mundo na questão do trabalho digno”. Criado no ano 2000, o Pacto Global dá a seus membros acesso a ferramentas que vão contribuir para ampliar o envolvimento com temas de sustentabilidade. E o trabalho digno é um dos 17 objetivos do Pacto Global da ONU.

    A desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes destacou que o dia 22 de março de 2022, Dia Mundial da Água, ficará marcado na história do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. Imediatamente após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Soka Amazônia, o Regional aderiu formalmente ao Pacto Global das Nações Unidas. A adesão da Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima ao Pacto Global dá continuidade ao que já vinha sendo desenvolvido pela instituição, ou seja, incluir a sustentabilidade como um Objetivo Estratégico Institucional e incorporado ao Plano de Logística Sustentável e à Política de Responsabilidade Socioambiental, explicou a desembargadora.

    O Pacto Global mobiliza entidades públicas e privadas a promoverem o crescimento sustentável e a cidadania, estimulando seus integrantes a enfrentar os principais desafios da humanidade, atualmente representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

    55A presidente do TRT11, desembargadora Ormy Bentes, tendo ao lado direito Edison Akira Sato e à esquerda Thiago Terada, que representam o movimento do Hub ODS Amazonas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02

Banner Programa de combate ao trabalho infantil

PJe 2 02

icones logo 3

icones logo 2