• Projeto Justiça Verde: Plantio de mudas nativas em Presidente Figueiredo reforça compromisso do TRT-11 com a sustentabilidade

    Iniciativa fortalece a integração entre ações de mitigação das mudanças climáticas e a preservação ambiental

    563Despertar a consciência ambiental e promover práticas sustentáveis foi o que motivou a primeira ação do Projeto Justiça Verde, realizada nesta sexta-feira (25), em Presidente Figueiredo, no interior do Amazonas. Promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), a iniciativa reuniu estudantes, representantes do Judiciário, empresas e moradores para o plantio das primeiras 100 mudas nativas da Amazônia.

    A ação ocorreu nas imediações do conjunto habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e marcou o início de um movimento voltado à educação ambiental e ao engajamento comunitário. Outras 400 mudas serão plantadas nas próximas semanas, ampliando o alcance do projeto. Participaram do evento o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes; o corregedor regional, desembargador Alberto Bezerra de Melo; e os desembargadores do TRT-11: Solange Maria Santiago Morais, Audaliphal Hildebrando da Silva, Ruth Barbosa Sampaio, Joicilene Jerônimo Portela e Eulaide Maria Vilela Lins. Também estiveram na ação o prefeito de Presidente Figueiredo, Antônio Fernandes Fontes Vieira, e o superintendente da empresa agropecuária Jayoro, Waltair Prata Carvalho, ambos doadores das mudas nativas; além de magistrados e servidores do TRT-11.

    Com o plantio de 500 mudas nativas da Amazônia, o projeto-piloto fortalece a integração entre ações de mitigação das mudanças climáticas e a preservação ambiental. Esse volume será também suficiente para compensar todas as emissões da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo nos últimos cinco anos, além de neutralizar quase 50% das emissões de carbono de todo o TRT-11, segundo estimativas do Laboratório de Inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade (Liods) do Tribunal.

    O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, acompanhou o plantio das primeiras mudas ao lado dos estudantes de Presidente Figueiredo e destacou o papel transformador do projeto, reafirmando o compromisso institucional com a preservação da floresta. “Estando na Amazônia, temos o dever de dar o exemplo e mostrar que as instituições estão comprometidas com o futuro do planeta e da nossa floresta. Hoje, com o apoio das crianças que participaram do plantio das mudas, reafirmamos que o nosso tribunal está junto da sociedade, construindo um futuro melhor para todos”, enfatizou o presidente do Regional. 564

    Justiça Verde

    Idealizado pelo juiz do trabalho Sandro Nahmias Melo, a atividade propõe uma abordagem inédita no Judiciário: compensar os impactos ambientais causados pela tramitação dos processos judiciais. Segundo o magistrado, busca corrigir ao convidar, de forma voluntária e colaborativa, empresas que tiveram processos na Justiça do Trabalho a custearem o plantio de árvores nativas da Amazônia. “Para que, voluntária e colaborativamente, compensem as emissões de carbono geradas com o plantio de árvores nativas na Amazônia, unindo responsabilidade ambiental e compromisso social”, afirma.

    Para o juiz, a ação promovida em um local com poucas árvores representa mais do que um gesto simbólico: “É uma ação concreta de restauração ambiental e educação cidadã. É a compensação ecológica gerando benefícios socioambientais para a população. Gosto de dizer que, de uma sentença, nasce o verde”, destaca.

    Engajamento coletivo pela sustentabilidade

    562O prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, destacou a parceria entre o poder público e o Judiciário no projeto Justiça Verde simbolizando o compromisso com a recuperação ambiental e o bem-estar da população. Para ele, é papel da Amazônia liderar pelo exemplo e inspirar o mundo com ações concretas de sustentabilidade frente às mudanças climáticas.

    “Se o planeta continuar aquecendo nessa velocidade, a floresta deixa de existir. Sem umidade, não há vida. Precisamos de chuva, precisamos de equilíbrio. Essa consciência tem que ser global. Por isso, fico feliz em ver o Judiciário envolvido, com pessoas que entendem de ciência. Isso é uma questão científica. Parabéns ao Judiciário e parabéns ao planeta por ter gente que se comporta com responsabilidade”, disse o prefeito.

    Educação que floresce

    Além do impacto ambiental, a iniciativa promove o envolvimento direto de estudantes da rede pública, que participaram ativamente do plantio das mudas. Para o professor Robson da Silva Mota, do Colégio Militar Municipal Deisy Lammel Hendges, a experiência vai muito além da sala de aula e promove a educação ambiental, além de gerar memórias marcantes para toda a comunidade e, especialmente, aos estudantes que participaram ativamente do plantio das mudas. 

    “O projeto proporciona aos alunos uma aprendizagem prática, conectando o que é ensinado em sala de aula, como o plantio de árvores e a preservação ambiental, com ações concretas promovidas pelo Judiciário. Imaginar como estarão essas árvores daqui a 10 anos, e saber que eles participaram desse momento histórico ao lado de autoridades, do Judiciário, do Executivo e da comunidade, é algo marcante. Essa união fortalece o crescimento cidadão e a valorização do meio ambiente”, asseverou o professor.

    O projeto está também alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a sustentabilidade no Judiciário. Além disso, contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima), 15 (Vida terrestre) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

    565

     

     

    #ParaTodosVerem:

    imagem 1: Pessoas e estudantes plantam mudas em área verde. Projeto ambiental.
    imagem 2: Grupo de crianças e adultos posa sorrindo ao lado de placa de plantio.
    imagem 3: Turma de estudantes posa em rua de conjunto habitacional.
    imagem 4: Auditório cheio com adultos sentados, cartazes contra o trabalho infantil ao fundo.

    Confira as fotos da ação em Presidente Figueiredo AQUI.

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Jonathan Ferreira
    Fotos: Carlos Andrade

     

  • Liods do TRT-11 reúne com gestoras e anuncia avanços em inovação no âmbito do Regional

    WhatsApp Image 2025 07 01 at 15.29.14Com o objetivo de discutir ações voltadas à inovação no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), o Laboratório de Inovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) realizou, em 1º de julho, reunião com os servidores do setor e gestoras, a coordenadora e a subcoordenadora, juízas do Trabalho Carla Nobre e Gisele Lima, respectivamente. Entre os destaques, a proposta de um novo curso de Inteligência Artificial (IA) para os servidores do 1º grau, especialmente das Secretarias das Varas do Trabalho, aliado à busca por uma solução para o sistema de transcrição para as audiências.

    Outra matéria que fez parte da reunião foi a atualização do site do Liods. A novidade contará com o apoio e colaboração de setores do TRT-11, como a Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e da área de Transparência da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest). Tudo para garantir mais visibilidade das ações do laboratório, assim como atender às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

    Curso de capacitação em IA

    Também ocorreu a conclusão da 1ª turma do curso “IA para o dia a dia”. A formação teve como público-alvo os servidores das unidades administrativas envolvidas na contratação da obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus (FTM). Em complementação às ações do Liods, teve início a 2ª turma, destinada aos assessores dos gabinetes (2º Grau).

    De iniciativa do Liods, com a parceria da Setic e da Escola Judicial (Ejud11), o curso foi ministrado pelo servidor Rodrigo Sousa. A capacitação apresenta aplicações práticas de ferramentas de inteligência artificial, voltadas para otimização de tarefas cotidianas e melhoria da eficiência nos processos de contratação pública.

     

     21

     Conexão inclusiva

    Na oportunidade, a coordenadora do Liods, juíza auxiliar da Presidência Carla Nobre, parabenizou a equipe pelo desempenho na condução das ações do evento “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação da Justiça do Trabalho da 11ª Região”. Voltado para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o evento promovido pelo TRT-11, ocorreu de 24 a 25 de abril, em Manaus.

    A ação contou com apoio do Ministério Público do Trabalho - MPT e Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O projeto foi inscrito no Prêmio Innovare 2025 e selecionado para a segunda fase do respectivo concurso, um dos mais importantes da Justiça brasileira.

    O Laboratório de Inovação do TRT11 segue comprometido em fortalecer a cultura da inovação, da inclusão e da sustentabilidade no Judiciário Trabalhista da 11ª Região.

     

     #ParaTodosVerem

    imagem 1 : Seis pessoas posam sorrindo em frente a uma parede verde com o logotipo dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Estão bem vestidos, com crachás, em um ambiente formal.

    Imagem 2 : Várias pessoas estão reunidas em torno de mesas com notebooks abertos. Uma tela exibe texto para discussão. O clima é de trabalho e concentração.

    imagem 3 : Quatro pessoas estão de pé falando para colegas sentados. Atrás, uma TV mostra uma imagem de floresta. O ambiente é o mesmo da reunião anterior.


    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto e fotos: Liods
    Edição de Texto: Mônica Armond de Melo

  • TRT-11 entrega doações da campanha “Vestir para Vencer” a refugiados no Instituto Hermanitos

    450Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta sexta-feira (20/6), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizou a entrega de 570 itens de roupas e calçados arrecadados na campanha “Vestir para Vencer”. A ação aconteceu na sede do Instituto Hermanitos, em Manaus/AM, e beneficiou cerca de 30 pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo acolhimento, dignidade e oportunidades de reinserção social.

    Além das entregas do material arrecadado, o evento contou com uma programação voltada ao fortalecimento da cidadania e da inclusão. Os participantes assistiram a uma palestra sobre os direitos trabalhistas com a juíza auxiliar da Presidência do TRT-11, Carla Nobre, que esclareceu dúvidas frequentes dos refugiados em relação ao mercado de trabalho brasileiro. Também houve apresentação sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ministrada pelo diretor da Divisão do Laboratório de Inovação do TRT-11, Hylace Braga; e um workshop de imagem pessoal conduzido pela diretora da Coordenadoria de Cerimonial do Tribunal, Lenúbia Aziz, com orientações sobre como se portar em entrevistas de emprego.

    O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, destacou a relevância da ação para além da entrega dos itens. “O Brasil é conhecido por sua hospitalidade, mas muitas vezes não sabemos como agir para acolher. O TRT-11 tem uma parceria antiga com o Instituto Hermanitos, e nossa gestão segue comprometida com esse trabalho. A campanha ‘Vestir para Vencer’ é um exemplo de como podemos contribuir, com algo tão simbólico como uma roupa, para que essas pessoas se sintam preparadas e fortalecidas para enfrentar entrevistas de emprego e conquistar novas oportunidades. Vamos continuar essa caminhada juntos”, afirmou.

    A juíza Carla Nobre reforçou o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção de direitos, destacando o caráter social e ambiental da iniciativa. “A campanha 'Vestir para Vencer' alia justiça social e sustentabilidade ao promover o reuso consciente de roupas em bom estado, arrecadadas com apoio de magistrados, servidores e a sociedade. Encerramos essa ação no Dia Mundial do Refugiado com um gesto simbólico de acolhimento, reafirmando o papel da Justiça do Trabalho na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e ambientalmente responsável”, declarou a magistrada, que coordena o Laboratório de Inovação (Liods) do TRT-11.

    O diretor-presidente do Instituto Hermanitos, Túlio Duarte, celebrou a iniciativa e os resultados da parceria. “O Hermanitos nasceu para apoiar refugiados na busca por oportunidades dignas de trabalho. Nossa causa é promover prosperidade, dignidade e sustentabilidade. Essa campanha tem tudo a ver com isso: conecta cuidado com o planeta, inclusão produtiva e valorização das pessoas. Agradeço ao TRT-11 por mais uma ação que fortalece esse propósito”, afirmou.

    Durante a roda de conversa conduzida pela magistrada, refugiadas atendidas pelo instituto puderam tirar dúvidas sobre seus direitos e compartilhar relatos emocionantes sobre os desafios enfrentados desde a chegada ao Brasil. “Foi uma experiência muito especial. Tive a oportunidade de tirar dúvidas sobre os direitos trabalhistas e ainda recebi doações que vão fazer diferença no meu dia a dia. Estou muito agradecida por essa iniciativa tão bonita e por todo o acolhimento que recebemos aqui. Que Deus abençoe todos que colaboraram conosco”, disse a refugiada venezuelana Norma Jaqueline Mendes, que vive no Brasil há dois anos e participou de toda a programação do evento.

    451

    452

     

     

    Sustentabilidade em foco

    Idealizada pelo Comitê de Sustentabilidade do TRT-11, com apoio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), a campanha “Vestir para Vencer” reforça o compromisso institucional com práticas sustentáveis e inclusão social.

    Além do impacto direto na vida das pessoas beneficiadas, a campanha evitou o descarte de 100 quilos de resíduos têxteis em aterros sanitários, a emissão de cinco toneladas de CO₂ e o consumo de mais de 2,3 milhões de litros de água – volume equivalente a cerca de 11 mil banhos de 15 minutos.

    A ação integra o eixo de responsabilidade socioambiental da atual gestão do TRT-11 e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em especial aos compromissos de redução das desigualdades, promoção do trabalho decente e combate às mudanças climáticas.

     

    453

     

     


    #ParaTodosVerem:
    Imagem 1: Pessoas escolhem roupas em caixas de papelão durante ação solidária; ao lado, um banner colorido com desenhos de roupas e a frase "Vestir para Vencer – Campanha de Reuso Consciente de Roupas"
    Imagem 2: Presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, fala ao microfone, entre banners coloridos da campanha "Vestir para Vencer" e do Instituto Hermanitos.
    Imagem 3: Juíza auxiliar da Presidência Carla Nobre e o diretor presidente do instituto Hermanitos posam sorrindo ao lado de cartazes das campanhas “Vestir para Vencer” e “Hermanitos”.
    Imagem 4: Equipe do TRT-11, público do evento e equipe do instituto Hermanitos posam sorrindo em pé.


    Confira mais imagens

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Andreia Nunes
    Fotos: Carlos Andrade

     

     

     

  • Vestir para Vencer: TRT-11 e Instituto Hermanitos promovem ação no Dia do Refugiado (20/6)

    Durante o evento haverá doações de roupas e calçados arrecadados na campanha do tribunal

    Arte Notícia Vestir para VencerEm alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizará a entrega das doações da campanha “Vestir para Vencer” na sede do Instituto Hermanitos, em Manaus/AM. Com uma programação especial, o evento contará com a presença do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, e do presidente do Instituto Hermanitos, Túlio Fak.

    Idealizado pelo Comitê de Sustentabilidade do TRT-11, que tem como coordenador o juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo, o projeto “Vestir para Vencer” contou com o apoio da equipe do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência Carla Nobre. O projeto busca dar mais dignidade a quem está em situação de vulnerabilidade, além de incentivar o reuso de peças de vestuário.

    Impacto social e ambiental

    Durante a primeira fase da campanha, realizada de 24 de março a 9 de maio deste ano, foram arrecadados 570 itens, entre roupas e calçados totalizando cerca de 200 quilos. Juízes, servidores, advogados e cidadãos que frequentam os ambientes da Justiça do Trabalho fizeram as doações em pontos de coleta estratégicos no Fórum Trabalhista de Manaus, na Sede Judiciária e na Sede Administrativa do TRT-11, garantindo o acesso de todos que quiseram participar. Cerca de 30 pessoas serão diretamente beneficiadas, recebendo em média 19 itens cada.

    A iniciativa também gerou impactos positivos ao meio ambiente: impediu que 100 quilos de material têxtil fossem descartados em aterros e evitou a emissão de 5 toneladas de CO₂, mesma quantidade de dióxido de carbono emitido por uma frota de 25 carros em um mês. Além disso, foram economizados mais de 2,3 milhões de litros de água – consumo equivalente a cerca de 11 mil banhos de 15 minutos – que seriam utilizados na produção de novas peças.

    Homenagem no Dia do Refugiado

    Nesta segunda fase, um evento especial vai marcar a doação das peças arrecadadas. A data de 20 de junho foi escolhido por ser o Dia Mundial do Refugiado, criado pela Organização das Nações Unidas para celebrar a coragem de pessoas que foram forçadas a deixar seus países em razão de guerras ou demais adversidades.

    Na abertura do evento, Túlio Fak fará uma apresentação sobre o Dia Mundial do Refugiado. Na sequência, o diretor do Liods, Hylace Braga Filho, vai apresentar o balanço do projeto Vestir para Vencer. Também estão programadas uma roda de conversa sobre direitos trabalhistas com a juíza Carla Nobre e uma palestra sobre a importância de cuidar da imagem pessoal, com a diretora da Coordenadoria de Cerimonial do TRT-11, Lenúbia Aziz.

     

    Serviço

    Data: 20 de junho de 2025 (sexta-feira)
    Horário: 10h
    Local: Instituto Hermanitos (Av. Leonardo Malcher, 1010, Centro – Manaus/AM)

    Captura de tela 2025 06 17 123102

    Captura de tela 2025 06 17 122500Captura de tela 2025 06 17 122527Captura de tela 2025 06 17 122952

     

    #ParaTodosVerem

    Imagm 1: Magistrada Carla Nobre em pé, vestida com roupa formal branca e calça azul, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".

    Imagem 2: Magistrado Sandro Nhamias em pé, vestido com roupa formal azul-marinho e branca, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".

    Imagem 3: Magistrada Mariana Maltez em pé, vestida com roupa formal predominantemente preta, exibindo de forma entusiasmada uma sacola com roupas que estão sendo depositadas em uma caixa, em ação de doação para a campanha "Vestir para Vencer".

    Imagem 4: Servidores em pé, vestidos com roupas formais, exibindo de forma entusiasmada a caixa coletora de roupas da campanha "Vestir para Vencer".


    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Rafael Ramos dos Santos, com informações da Liods
    Foto: Carlos Andrade

  • Laboratório do TRT-11 impulsiona ações colaborativas com foco na inovação

    O Liods disponibiliza formulário de escuta ativa no portal para receber ideias inovadoras

    334Curso de inovação reuniu representantes de LiodsO Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) conta com um laboratório que visa estimular a criatividade e a inovação, de forma colaborativa, com foco na transformação do Judiciário. Trata-se do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), que tem como coordenadora e subcoordenadora as juízas do Trabalho Carla Nobre e Gisele Lima, respectivamente. 

    Por meio do projeto "Eu Inovo TRT-11", o Liods possibilita a magistrados, servidores e cidadãos sugerirem melhorias nos processos administrativos e judiciais. As sugestões podem ser apresentadas por meio de um formulário de escuta ativa, disponível no portal institucional Esse processo descentralizado facilita a identificação de problemas e oportunidades diretamente com as pessoas que vivenciam o dia a dia do tribunal. Também possibilita implementar ideias inovadoras, avaliadas pelo Comitê de Inovação do TRT-11.

    Curso nacional de inovação

    O Liods do TRT-11 esteve representado no curso “GO Labs! JT – Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”, realizado entre os dias 19 e 21 de maio, na sede do TRT da 12ª Região (SC), em Florianópolis. A participação contou com a presença da juíza do Trabalho Gisele Lima, subcoordenadora do Liods, e do diretor do laboratório, Hylace Braga Filho.

    De acordo com a magistrada do TRT-11, participar do GO Labs foi uma experiência extremamente enriquecedora, que reforçou a importância do Laboratório de Inovação como espaço estratégico para transformar a Justiça do Trabalho. “A troca de experiências, inclusive sobre os erros e desafios enfrentados, fortalece nossa atuação e inspira a construção de soluções mais criativas, colaborativas e eficientes para o jurisdicionado", destacou.

    O evento reuniu representantes de mais de 20 TRTs, além de tribunais estaduais e federais de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a política nacional de inovação no Poder Judiciário. Com uma programação intensa e interativa, o curso abordou desde a estruturação e operação dos laboratórios até as estratégias de engajamento, fluxos de demanda e criação de propósito transformador.

    Em um ambiente horizontal e colaborativo, o evento permitiu a troca de experiências entre os participantes, promovendo um senso de rede e pertencimento entre os laboratórios da Justiça do Trabalho. A construção coletiva e a abertura para o erro — elementos centrais do pensamento inovador — foram enfatizados como componentes-chave para uma justiça mais adaptável, eficiente e conectada às necessidades da sociedade.

    335Atividades práticas do curso de inovação

     

     

     

     

     336aJuíza Gisele Lima e des. Mari Migliorani (TRT-12)

     Acesse a Portaria 9/2025/SGP, que designou as magistradas que coordenam o Liods do TRT-11 no biênio 2024/2026. 

     

    #ParaTodosVerem
    Imagem 1: em primeiro plano, quatro mulheres e um homem com roupas formais estão em uma mesa redonda, sobre as qual estão vários papéis e canetas. Estão concentrados em uma atividade de grupo. Ao fundo, aparecem várias pessoas reunidas em grupos.

    Imagem 2: em primeiro plano, três homens e uma mulher estão ao redor de uma mesa, sobre a qual estão papéis e objetos pessoais.  Ao fundo, aparecem várias pessoas reunidas em grupos.

    Imagem 3: Duas mulheres sorridentes, em pé, estão uma ao lado da outra. Uma é loira, de cabelo médio e a outra usa óculos, tem cabelo preto e curto.

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Fotos: TRT-12 e TRT-11

  • Conexão Inclusiva: Especialistas debatem empregabilidade e inclusão no Amazonas

    Programação contará com palestras presenciais e virtuais, abordando temas essenciais para a empregabilidade e inclusão

    265Auditor-fiscal do Trabalho, Rafael Faria Guiger e a especialista em diversidade e inclusão, Patrícia LoreteO Amazonas dará um importante passo na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com a realização da “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, promovida pelo Tribunal do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11), entre os dias 25 e 30 de abril, em Manaus. O evento tem como objetivo fortalecer conexões entre empresas e profissionais, promovendo capacitação e recrutamento para ampliar a participação dessas pessoas no mercado de trabalho. As inscrições para participar estão disponíveis no link: https://www.even3.com.br/conexao-inclusiva.

    A programação contará com palestras presenciais e online, abordando temas essenciais para a empregabilidade e inclusão. Nesta sexta-feira (25), as apresentações serão iniciadas às 9h20, com o tema "Experiências de uma Jornalista com Deficiência", ministrada pela jornalista Jéssica Paula, no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus (FTM), 9º andar. No período da tarde, às 13h, a psicóloga e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jucinara Pinheiro, apresentará a palestra "Cuidando de Quem Cuida: Psicoeducação e Suporte para Familiares de Pessoas com Deficiência", no mini auditório. Por fim, às 14h30, o auditor-fiscal do Trabalho, Rafael Faria Guiger (remotamente), e o procurador do Trabalho, Rafael Hanna (presencialmente), abordarão o tema "Combatendo o Capacitismo no Mercado de Trabalho", com mediação da professora doutora Carla Vidal Gontijo Almeida, no mini auditório.

    No dia 28 de abril, a programação será online e iniciará às 9h, com a “Oficina Prática – Uso da IA e Criação de Currículo Profissional”, conduzida por Larissa Cruz. Às 10h45, a gestora de Recursos Humanos e consultora, Larissa Alves, apresentará a palestra "Como Preparar para uma Entrevista". Das 11h30 às 17h será realizada uma “Rodada de Oportunidades: Recrutamento, Consultoria de Carreira e Match Profissional”, com recrutamento e consultoria de carreira.

    Nos dias 29 e 30 de abril, a programação segue com mais eventos online. Na terça-feira (29), às 9h, a professora doutora Marklea Ferst liderará a "Oficina Prática – Técnicas de Oratória e Expressão Verbal". Em seguida, às 10h45, a consultora Katya Hemelrijk abordará o tema "Soft Skills - Habilidades para Romper o Capacitismo na Carreira". Das 11h30 às 17h, haverá mais uma “Rodada de Oportunidades”. No último dia do evento (30), às 9h, a referência em diversidade e inclusão Patrícia Lorete e a jornalista Jéssica Paula participarão do painel "Reflexões sobre Inclusão no Mercado de Trabalho", sob mediação de Marklea Ferst. Às 10h30, o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, divulgará o edital do Selo "Empresa Inclusiva". O evento será encerrado às 14h, com a palestra "Além da Contratação: Como Construir Processos Seletivos que Promovem Inclusão Real", ministrada pela consultora Paula Neres.

    Outras ações
    A feira contará ainda com rodadas de recrutamento, consultoria de carreira e emissão de documentos. As rodadas de recrutamento e consultoria de carreira ocorrerão nos dias 25 de abril, das 11h às 16h (presencialmente), 28 de abril, das 11h30 às 17h (virtualmente), e 29 e 30 de abril, das 11h30 às 17h (virtualmente), garantindo oportunidades e suporte personalizado para os participantes.

    Já a emissão de documentos, como Carteira de Passe Livre Estadual para Autista (CPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) para pessoas com deficiência, além da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para demais participantes, será realizada nesta sexta-feira (25), das 13h às 16h, no auditório — 9º andar. Além de entrevistas, workshops e oficinas práticas, a programação garante suporte completo para candidatos, familiares e empresas.

    Exposição
    Um dos destaques do evento será a exposição fotográfica "Minha História", que reunirá imagens e relatos de profissionais com deficiência reconhecidos no Amazonas, proporcionando uma visão profunda sobre suas trajetórias e desafios enfrentados. A mostra contará com audiodescrição, garantindo acessibilidade a todos os visitantes.

    Entre os homenageados estão Luiz Carlos de Lima, técnico do MPU; Alberto Asensi, juiz titular da 13ª Vara do Trabalho; Lindice Oliveira, técnica judiciária e assistente no Laboratório de Inovação do TRT-11; Rafael Feres, procurador do Ministério Público do Trabalho; e Fábio Ventura, docente do curso de Música da UEA. A exposição pretende inspirar visitantes ao mostrar que cada trajetória reflete força, perseverança e um compromisso contínuo com a inclusão e o desenvolvimento profissional.

    #ParaTodosVerem
    A foto mostra duas pessoas. À esquerda, uma pessoa de pé segura o livro "Vidas Além da Cota", de capa azul e amarela. À direita, uma pessoa está sentada em uma cadeira de rodas, vestindo uma blusa azul e preta.

    Serviço
    O que: Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação
    Data: 25 de abril (presencialmente) — das 8h às 16h
    Local: Auditório do Fórum Trabalhista de Manaus — 9º andar
    Endereço: Rua Ferreira Pena, 546 — Centro, Manaus/AM

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Jonathan Ferreira
    Foto: Arquivo pessoal

  • TRT-11 implanta Balcão Visual e disponibiliza atendimento on-line em Libras

    Serviço oferece comunicação acessível a pessoas surdas por meio de videoconferência

    242Com o compromisso de promover inclusão e acessibilidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) aderiu ao Balcão Visual, novidade que marca um avanço importante na comunicação inclusiva dentro da Justiça do Trabalho. Por meio desta iniciativa, o TRT-11 disponibiliza atendimento por videoconferência para pessoas surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    A adesão e implementação do projeto no TRT11 está sendo coordenada pelo Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) e apoiada pelo Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI). Destaca-se que o Balcão Visual está alinhado às diretrizes estratégicas do biênio 2024/2026, que priorizam serviços mais acessíveis e próximos da população. “Queremos uma Justiça do Trabalho cada vez mais acessível, com impacto direto na vida das pessoas”, destacou o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, ao comentar as ações implementadas nos primeiros 100 dias de gestão.

    Ferramenta premiada e nacionalizada

    O Balcão Visual foi criado e implementado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas). A iniciativa obteve reconhecimento nacional ao receber, em 2023, o Prêmio “Justiça do Trabalho Sustentável” na categoria dimensão social. O sucesso da iniciativa levou o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a incentivar a adesão de outros Tribunais Regionais do Trabalho ao Balcão Visual, por meio do Ato Conjunto TST.CSJT nº 1, de 15 de janeiro de 2025.

    Como funciona?

    O serviço no TRT-11 funciona remotamente, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30 (horário de Manaus), por meio do link: https://portal.trt11.jus.br/index.php/servidor/balcao-visual-libras. A partir de um dispositivo com acesso à internet e câmera, a pessoa surda é atendida por um servidor capacitado em Libras, na central nacional sediada no TRT-15 e passa a intermediar a comunicação com a unidade responsável pelo assunto demandado.

    Além do acesso remoto, o Balcão Visual também pode ser utilizado presencialmente nas Varas do Trabalho, Ouvidoria ou qualquer outra unidade do TRT-11 com atendimento ao público. Nestes casos, é necessário encaminhar a pessoa surda a um computador com câmera para acessar a plataforma. Um servidor da unidade também deverá entrar no link e fornecer as informações necessárias, que serão traduzidas para Libras em tempo real pelo atendente do balcão.

    Apresentação institucional

    Para marcar a implantação do serviço, o TRT-11 promoveu, no dia 10 de abril, uma reunião virtual com gestores e gestoras do Amazonas e de Roraima. O encontro foi conduzido pela servidora Líndice Prata, representante do Liods e gestora do projeto, que destacou o alinhamento da ação com as Resoluções nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e nº 218/2018, do CSJT.

    Durante a apresentação, o servidor Maurício Bonilha Orsi, do TRT-15, compartilhou sua experiência na implementação da ferramenta e explicou a dinâmica do atendimento nacional, que conta com uma escala de servidores voluntários atuando por duas horas diárias, conciliando a prestação do serviço com outras atividades funcionais.

     

    #ParaTodosVerem: arte gráfica em fundo branco com desenhos à direita de duas mulheres e um homem usando roupas coloridas. Eles se comunicam em Libras. À esquerda, estão em cor azul as palavras BALCÃO VISUAL, Atendimento em Libras no TRT-11, Inclusão e Acessibilidade!

     

    Confira abaixo o vídeo sobre o funcionamento do Balcão Visual.

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Arte: Carlos Andrade

  • TRT-11 realiza 2ª edição da ação “Cuidar de Quem Cuida” em Manaus

    A atividade disponibilizou serviços gratuitos à comunidade do bairro de Petrópolis

    866O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), realizou, em 30/11, no horário das 8h às 12h, a segunda edição da “Ação Cuidar de Quem Cuida”. A iniciativa ocorreu na Escola Municipal Professora Maria Lira Pereira, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, e contou com serviços gratuitos voltados ao bem-estar e à inclusão, com especial atenção aos pais e familiares de crianças autistas.

    Na ocasião foi oferecido atendimento jurídico prestado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade LaSalle; exposição artística de alunos do Projeto Anjo Azul; rodas de conversa com o Instituto As Manas; oficinas de pintura e sentimentos; serviços de estética e embelezamento, além de palestras educativas.

    Para o juiz do Trabalho Diego Enrique Linares participar da ação foi recompensador. “Participar do evento foi gratificante a mim, como magistrado”. Ele também falou sobre significado da participação. “Ter contato com a realidade de pais e mães de crianças diagnosticadas com TEA, ouvir as suas demandas e dificuldades, e conhecer voluntários e voluntárias que se engajam pela causa foi uma lição de cidadania e humanidade. A magistratura deve sair do Fórum e se encontrar com a comunidade, e a ação foi uma excelente oportunidade para esse diálogo”, destacou.

    A secretária-geral da presidência, Neila Hagge Belloni ressaltou a relevância da Ação Cuidar de Quem Cuida como expressão do compromisso do TRT-11 com a inclusão e a cidadania. “Este evento vai além de uma simples prestação de serviços. É uma demonstração prática do compromisso do tribunal em promover cidadania, acolhimento e igualdade de oportunidades”.

    Já a professora doutora do curso de Direito da Faculdade LaSalle e coordenadora do Projeto Anjo Azul, Mariana Faria Filardi salientou a importância da parceria com TRT-11.“A parceria com o TRT-11 é um exemplo inspirador de como instituições podem unir esforços para gerar impactos positivos na sociedade. Nossa expectativa é que essa iniciativa seja ampliada, levando cidadania, acolhimento e conscientização a mais comunidades e escolas da região”, afirmou.

    A atividade contou com o apoio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRT-11 e parceria da Faculdade LaSalle e do Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros (Sindibeleza-AM).

     

    864                                                     865                                        867            

     

                                                                                         867                                               

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Divisão de Projetos e Iniciativas Nacionais (Dipin) com edições de Mônica Armond de Melo
    Fotos: Arquivo pessoal

  • TRT11 Realiza Ação "Cuidar de Quem Cuida" no CMEI Jean Piaget

    777O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) promoveu, no dia 13/11, a AçãoCuidar de Quem Cuida, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jean Piaget, localizado no bairro Santo Antônio, em Manaus. O evento, realizado das 8h às 12h, disponibilizou diversos serviços gratuitos à comunidade, com foco no bem-estar e no cuidado de quem cuida de outras pessoas, especialmente os pais e familiares de crianças autistas.

    Entre os serviços oferecidos, estavam:Atendimento Jurídico: realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade La Salle;Exposição de Telas com obras artísticasde alunos de escolas públicas atendidas pelo Projeto Anjo Azul;Roda de Conversa promovida pelo TRT11 e Instituto As Manas;Palestras e Oficinas de Pintura com alunos da escola;Serviços de Embelezamento e Estética; e Oficina dos Sentimentos, com apoio da Pastoral.

    A ação foi uma iniciativa do TRT11, por meio do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Faculdade La Salle, o Anjo Azul, o Instituto As Manas, e contou com o suporte do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do TRT11 e do Sindicato dos Salões de Barbeiros e Cabeleireiros (Sindibeleza-AM).

    A Juíza do Trabalho Carla Priscilla Silva Nobre, vice-coordenadora do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão assim se manifestou: "Este evento reflete o compromisso do TRT11 com a inclusão, a cidadania e o bem-estar coletivo. Por meio desta iniciativa, buscamos nos aproximar da sociedade para dialogar sobre temas tão relevantes como o combate ao capacitismo e os direitos trabalhistas de pais com filhos autistas, promovendo a conscientização e o fortalecimento desses direitos. Nossa expectativa é que ações como esta se multipliquem, alcançando outras escolas e comunidades”.

    778Já a Juíza Auxiliar da Presidência Carolina de Souza Lacerda Aires França afirmou que o sucesso da ação só foi possível graças ao engajamento de magistrados e servidores do tribunal, ressaltando o empenho da Diretora da Divisão de Projetos e Iniciativas Nacionais (DIPIN), da Diretora da Divisão de Cooperação Judiciária (DICOOP) e do Diretor do LIODS, sendo fundamental também a participação dosórgãos parceiros, que compartilham da mesma visão de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e acolhedora para todos. A fala da Secretária-geral da Presidência Neila Hagge Belloni de Medeiros também foi de agradecimento às equipes envolvidas, destacando a felicidade que sentiu em participar do evento e o desejo de que mais ações produtivas como aquela fossem realizadas.

    A professora do Curso de Direito da Faculdade LaSalle e coordenadora do Projeto Anjo Azul, Mariana Faria Filardcomentou: “É com grande satisfação que realizamos a ação 'Cuidar de Quem Cuida', um projeto que vai além do oferecimento de serviços, sendo uma verdadeira demonstração de empatia, promoção de cidadania e acolhimento”.

    A 2ª edição da ação 'Cuidar de Quem Cuida' já tem data marcada: será realizada no dia 30/11/2024, na Escola Municipal Professora Maria Lira Pereira, localizada na Rua da Amizade, nº 12A, no bairro Petrópolis, das 8h às 12h.

     

    779

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social 

    Texto: Com informações da Divisão de Projetos e Iniciativas Nacionais (Dipin/TRT-11)

    Fotos: TRT-11/Divulgação 

  • Iniciativa do TRT-11 visa estimular apresentação de ideias inovadoras

    Idealizado pelo Liods, o projeto “Eu inovo TRT-11” foi premiado no 6º Concurso de Boas Prática da Corregedoria Regional

    280Com o objetivo de difundir e promover a cultura de inovação no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) idealizou o projeto “Eu inovo TRT-11”. Por meio de um formulário de escuta ativa, o projeto possibilita ouvir magistrados, servidores e demais colaboradores. Assim, é possível cadastrar ideias inovadoras, que possibilitem a implementação de melhorias nos processos de trabalho das áreas administrativa e judiciária do tribunal.

    As propostas cadastradas no formulário eletrônico são recepcionadas e tratadas pelo Liods. As mais promissoras são apresentadas ao Comitê de Inovação do TRT-11 para deliberação sobre a viabilidade. De acordo com o diretor do Liods, Hylace Braga Filho, a inovação tem início na identificação de problemas ou possibilidades de melhoria.

    “Ao ouvir o nosso público interno, abrimos um canal direto com aqueles que vivenciam no dia a dia os diversos processos de trabalho que compõem o tribunal, possibilitando pré-diagnósticos descentralizados e diversos”, explica o gestor. Ele ressalta que o projeto busca integrar todos à rede de cooperação que visa incentivar a inovação nos serviços do tribunal. Esta rede é composta pelo Liods e pelo Comitê de Inovação.

    Em 2023, o projeto “Eu inovo TRT-11" foi premiado na 6ª edição do Concurso de Boas Práticas, promovido pela Corregedoria Geral. Ano passado, o Concurso de Boas Práticas do TRT-11 recebeu 12 inscrições de projetos. Desses, seis foram selecionados pela Comissão Julgadora para a fase de votação popular on-line, que ocorreu de 21 a 30 de novembro. A iniciativa do Liods ficou entre os três mais votados e conquistou o terceiro lugar.


    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro
    Foto: Banco de Imagens

  • Avanço de quase 10% no Índice de Desempenho Sustentável reflete esforço coletivo no TRT-11

    O resultado garantiu pontuação máxima no item socioambiental do Prêmio CNJ de Qualidade 2023

    602O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) alcançou o percentual de 73,2% no Índice de Desempenho Sustentável (IDS), avançando 9,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário. O relatório integra o Programa do Judiciário pelo Meio Ambiente e apresenta os resultados das ações de responsabilidade socioambiental de todos os tribunais brasileiros.

    Com a conquista, o TRT-11 também garantiu a pontuação máxima de 25 pontos para o Prêmio CNJ de Qualidade de 2023 no item socioambiental, eixo Governança. De acordo com o desembargador-presidente Audaliphal Hildebrando da Silva, este resultado é fruto do esforço coletivo de todas as unidades judiciais e administrativas, nos estados do Amazonas e de Roraima, em sintonia com o Plano de Logística Sustentável (PLS) 2021/2026. “Quando as pessoas e instituições se conscientizam sobre o impacto do consumo no meio ambiente, as mudanças começam a acontecer. Trata-se de uma nova visão de governança, com foco em práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade de vida”, salientou o dirigente.

    Sustentabilidade no TRT-11

    Com formação multissetorial, cabe ao Comitê de Sustentabilidade acompanhar e dar suporte à unidade de Gestão Socioambiental no âmbito do TRT-11 no planejamento das ações e na proposição de projetos socioambientais, além de gerir o Plano de Logística Sustentável (PLS). Atualmente, o comitê é coordenado pelo juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo.

    As ações de sustentabilidade no âmbito do TRT-11 são de responsabilidade da Seção de Gestão Socioambiental, Acessibilidade e Inclusão (Segeambi), que passou recentemente a ser vinculada ao Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), uma divisão que integra a estrutura da Secretaria-Geral da Presidência. Segundo a chefe da Segeambi, servidora Paula Sauer Diehl, o sucesso na im­plantação de uma política sustentável depende do engajamento de todas as pessoas que compõem a instituição.

    Neste contexto, o setor responsável pela área socioambiental tem papel preponderante na busca pela mudança de comportamen­to e na sensibilização para essa nova forma de pensar. “A sustentabilidade foi incorporada como um valor dentro do TRT-11, passando a ser discutida de forma estratégica pela alta administração. Consequentemente, magistrados, servidores e colaboradores estão mais sensíveis ao tema, adequando cada vez mais o modo de trabalho ao consumo consciente e à otimização de recursos”, frisou.

    O relatório apontou que o tribunal está entre os órgãos que menos consumiram copos descartáveis em 2022. Ela explicou que duas boas práticas possibilitaram eliminar os copos plásticos descartáveis, superando a meta prevista. Para isso, o projeto “Adote uma Caneca” voltado ao público interno, e a aquisição de copos oxibiodegradáveis para o público externo fizeram a diferença.

    Outro dado importante diz respeito ao engajamento quanto à correta destinação dos resíduos gerados nas dependências do TRT-11. Em 2022, foi atualizado o convênio com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis para regulamentar a participação na coleta seletiva. Todo o material coletado é pesado mensalmente e posteriormente é realizada a destinação ambientalmente correta.

    Também se destacaram as reduções em itens como número de impressoras, gasto médio com contrato de vigilância e gasto com telefonia móvel. Além disso, houve aumento no percentual de aquisições e contratações sustentáveis. O relatório aponta, ainda, um aumento considerável no número de pessoas que participaram de ações de qualidade de vida e ações solidárias. O número de participantes avançou, por fim nas ações de capacitação e sensibilização em sustentabilidade, acessibilidade, inclusão e equidade.

     

    604Projeto Adote uma Caneca ajudou a reduzir o consumo de copos descartáveis

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Indicadores
    Segundo o CNJ, o IDS vem se tornando cada vez mais importante para o reconhecimento dos tribunais que promovem a economia e a gestão eficiente dos recursos, visando à proteção do meio ambiente. O bom resultado alcançado no IDS é fator de reconhecimento nos prêmios Juízo Verde e CNJ de Qualidade.

    O cálculo desse índice é feito a partir da combinação de diversos dados alimentados no PLS-Jud, um sistema informatizado para acompanhamento dos Planos de Logística Sustentável dos órgãos do Poder Judiciário. O IDS lançado e divulgado em 2023 é relativo aos dados do ano-base 2022. Os indicadores avaliados estão previstos nas Resoluções CNJ n. 400 e 401, ambas promulgadas em 2021, que tratam das temáticas de sustentabilidade e acessibilidade, respectivamente.

    Quanto mais próximo de 100%, melhor o resultado. Os itens que integram os indicadores referem-se ao uso eficiente de insumos, materiais e serviços. São analisados dados sobre consumo de energia elétrica, gestão de resíduos, água e esgoto. Também são avaliados itens como a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e a capacitação contínua do quadro de pessoal a respeito do tema. Nesta edição, o Balanço da Sustentabilidade introduziu os dados de acessibilidade e inclusão.

    O relatório completo do balanço reúne 118 órgãos do Poder Judiciário. Os rankings são divididos em 27 Tribunais de Justiça (TJ), 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), cinco Tribunais Regionais Federais (TRF), 26 Seções Judiciárias, três Tribunais de Justiça Militar (TJM), dois Conselhos e quatro Tribunais Superiores.

    Para mais detalhes, acesse o 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário e o Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável do TRT-11.

     

    603Distribuição de mudas ornamentais no TRT-11

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Texto: Paula Monteiro com colaboração de Paula Diehl
    Fotos: Banco de imagens e arquivo da Coordcom

  • TRT-11 conquista a 4ª posição na maior maratona de inovação do setor público no Brasil

    317O Laboratório de Inovação do TRT da 11ª Região (AM/RR), criado na gestão da atual presidente do Tribunal, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, participou do ConexThon 5.0, a maior maratona de inovação do setor público no Brasil. O TRT-11 conquistou o 4o lugar no ILabthon, na categoria de laboratórios iniciantes.

    O ILabthon é uma maratona online que proporciona aos servidores públicos conexões com o ecossistema de inovação nacional, cujo objetivo é auxiliar na criação e amadurecimento de laboratórios de inovação no setor público. O evento, que ocorre desde 2019, foi realizado de 24 a 26 de junho, com palestras, oficinas, workshops sobre diversos temas. Ao final, cada equipe apresentou os projetos que estão sendo implementados na prática de suas instituições, e foi avaliada por um júri técnico especializado. O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi representado pelo servidor Lucas Prado.

    Entenda os laboratórios de inovação

    Os laboratórios de inovação do poder público são ambientes capacitantes e propulsores para que a inovação seja incorporada aos órgãos públicos. Estes espaços atuam na difusão da cultura de inovação, buscando envolvimentos diários do quadro funcional e inclusão de boas práticas no cotidiano dos entes públicos. Por meio diferentes abordagens, utilizam ferramentas e metodologias inovadoras que promovem a conexão e colaboração tanto interna e quanto externa.

    No evento deste ano participaram mais de 20 equipes. Cerca de 100 participantes disputaram a maratona, com o apoio de 20 pessoas na organização e mais 60 mentores. Além disso, entre palestras e oficinas antes e durante o ConexThon, ocorreram 26 eventos com 27 horas de conteúdo, sob a curadoria e coordenação da rede Conexão Inovação Pública RJ.

    O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi instituído pela Resolução Administrativa n.⁰ 239, em setembro de 2021. Ele é composto e coordenado pelas desembargadoras Ormy da Conceição Dias Bentes, presidente; Solange Maria Santiago Morais, vice-presidente; Márcia Nunes da Silva Bessa, corregedora regional; Francisca Rita Alencar Albuquerque, coordenadora do Comitê de Priorização do 1o Grau de Jurisdição; e pelas juízas do trabalho: Maria de Lourdes Guedes Montenegro, coordenadora do Núcleo de Apoio à Execução (NAE); Selma Thury Vieira Sá Hauache, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT); e pelos servidores Maria José da Silva Freitas Santos, secretária-geral da presidência; Marie Joan Nascimento Ferreira, assessora da vice-presidência; Ildefonso Rocha de Souza, diretor-geral; Gabriela Maria Aragão Nery, secretária-geral judiciária; e Mônica Lopes Sobreira Leite, diretora da Assessoria de Gestão Estratégica.

    Assista o evento de encerramento com o anúncio dos vencedores através do link:

    ASCOM/TRT11
    Texto: Lucas Prato
    Arte: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

  • Presidente do TRT-11 assina a adesão à Carta da Terra da Organização das Nações Unidas (ONU)

    O ato foi realizado no Fórum Trabalhista de Boa Vista (RR).

    309Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 18/07/2022, em Boa Vista (RR), a desembargadora-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Amazonas e Roraima (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes, assinou o documento oficial de Adesão à Carta da Terra, uma declaração de princípios elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Presentes ao ato o secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Emerson Baú, que representou o governador Antônio Denarium, o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima, Silvestre Lopes de Nóbrega, o diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, juiz do Trabalho Gleydson Ney da Rocha, e a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Roraima (Arat), Florany Mota, entre outras autoridades.

    Em seu discurso, a presidente do TRT-11 destacou que “a Carta da Terra é uma inspiração, a guiar-nos na busca de uma sociedade em que todos sejam responsáveis por ações de paz, respeito e igualdade, prezando pelo bem-estar mundial ao tratar de temas éticos de suma importância para todos os cidadãos do século XXI. Nesse espírito, com muita honra e ciente da importância crescente da conscientização e educação ambiental e do papel que os órgãos públicos e sociedades civis devem ter no âmbito de ações de responsabilidade ambiental, adotamos a Carta da Terra como um guia ético e moral a ser considerado em nossas ações administrativas e normativos internos, passando agora o nosso Tribunal a fazer parte deste movimento global para construir um mundo melhor”. A desembargadora concluiu sua fala, citando um trecho da Carta da Terra: “...que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação dos esforços pela justiça e pela paz e a alegre celebração da vida”.

    O diretor do Fórum Trabalhista de Boa Vista, Gleydson Ney da Rocha, em breves palavras, destacou a importância da assinatura do documento. O engenheiro ambiental Jean Leão, gestor do Instituto Soka Amazônia, parceiro do TRT-11 desde março deste ano na questão ambiental, apresentou o conteúdo total da Carta da Terra, detalhando os princípios que falam de respeito e cuidado com a vida, a integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não violência e paz. Jean Leão destacou também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Encerrando a cerimônia foram entregues a magistrados e servidores do Fórum de Boa Vista canecas duráveis de cerâmica que fazem parte do projeto “Adote uma caneca”.

    Confira a galeria de imagens

    310Desembargadora presidente do TRT-11 discursa no ato de adesão à Carta da Terra.

    311O engenheiro ambiental Jean Leão, do Instituto Soka, apresenta a Carta da Terra.

     

    312Presidente do TRT-11 assina adesão em evento realizado no Fórum Trabalhista de Boa Vista (RR).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos e artes: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

     

     

  • Ministra ouvidora do TST planta muda no Instituto Soka Amazônia, parceiro do TRT-11

    Para Maria Helena Mallmann o plantio representou o estabelecimento de um vínculo com a Amazônia

    224Ouvidora do TST, ministra Maria Helena Mallmann, plantou muda de Ipê-brancoA ministra ouvidora do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Helena Mallmann, plantou uma muda de Ipê-branco no Instituto Soka Amazônia, na última sexta-feira, 10/06/2022, a convite da desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região - Amazonas e Roraima (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes. Em maio passado, o ministro corregedor do TST, Guilherme Augusto Caputto Bastos também plantou uma muda no Soka, um parceiro do TRT-11 desde março deste ano em projetos ambientais.

    A ministra que veio a Manaus para a 31a Reunião do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv) realizada de 8 a 10/06/2022, foi recebida no Instituto Soka pela desembargadora Ormy Bentes, pelo presidente do Coleouv, desembargador ouvidor do TRT-11, David Alves de Mello Júnior, e pelo diretor presidente do Instituto Soka, Edison Akira Sato.

    Depois de ouvirem uma palestra sobre o Soka, proferida pelo gestor da “Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda”, Jean Leão, foi feito o plantio. A ministra escolheu uma muda de Ipê-branco significando o real estabelecimento de um vínculo com a Amazônia, "uma relação com essa terra", enfatizou. Ela é oriunda do TRT-4 (RS) e já tinha visitado o Amazonas anteriormente, mas desta vez teve um significado especial.

    A presidente do TRT-11, Ormy Bentes e o desembargador David Alves de Mello Júnior plantaram mudas de Chuva-de-ouro-amazônica. O desembargador ouvidor do TRT-23 (MT), Tarcísio Régis Valente, que veio a Manaus participar do Coleouv, plantou uma muda de Ipê-branco.

    225Da esquerda para a direita: desemb. David Mello Jr (ouvidor do TRT-11 e presidente do Coleouv), Edison Sato (diretor-presidente do Instituto Soka), desemb. Ormy Bentes (presidente do TRT-11), ministra Maria Helena Mallmann (ouvidora do TST), desemb. Tarcisio Valente (ouvidor do TRT-23) e Jean Leão (gestor da reserva particular)

    226Presidente do TRT-11, desemb. Ormy Bentes, plantou muda de Chuva-de-ouro-amazônica

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

       

    227Ouvidor do TRT-11 e presidente do Coleouv, desemb. David Mello Jr. também plantou Chuva-de-ouro-amazônica

    228Ouvidor do TRT-23, desemb. Tarcisio Valente, plantou muda de Ipê-branco 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos: Roumen Koynov
    Arte: Renard Batista
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

  • TRT-11 participa de evento sobre emergência climática no TRT-2

    Presidente do Regional, desembargadora Ormy Bentes, fez discurso de abertura de exposição do Instituto Soka Amazônia.

    212A presidente do TRT-11 fez o discurso da abertura da exposição na Conferência.Teve início nessa segunda (6/6) a 1ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judiciário, realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). O primeiro dia do evento teve abertura com a presença de autoridades do Judiciário, apresentação de cinco palestras com profissionais da área e a inauguração da exposição “Sementes da Esperança e Ação”. A mostra, promovida pelo Instituto Soka Amazônia, permanecerá na Praça da Justiça, no Fórum Ruy Barbosa (TRT-2) até o dia 23/6.

    A presidente do TRT da 11ª Região (AM/RR), desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, participou da Conferência de forma virtual. Ela fez o discurso de abertura da exposição, fortalecendo a parceria do TRT-11 com o Instituto Soka. “Teremos uma belíssima exposição iniciando hoje, sendo mais uma iniciativa de ideias transformadoras para a proteção do planeta das ações deletérias para o meio ambiente, e de toda forma de ameaça à nossa sobrevivência. São sementes que se plantam no intuito de colher esperança de dias melhores para as gerações futuras, como ferramentas de educação ambiental e de preservação da natureza”, declarou em vídeo transmitido ao final do primeiro dia do evento.

    A gestora da Seção de Gestão Socioambiental do TRT-11, Paula Sauer Diehl, esteve presencialmente na Conferência. Ela agradeceu e homenageou a presidente do TRT-11 “por não poupar esforços para a implementação dos projetos socioambientais no âmbito do Regional, e trazer a sustentabilidade como mote da sua gestão”. Foi apresentado um vídeo mostrando as ações do TRT-11 em parceria do Instituto Soka Amazônia. Também participaram do evento a diretora da Assessoria de Comunicação Social do TRT-11, Ana Carolina Campos da Silva Santos, e o servidor Vicente Tino, membro da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do Regional.

    Confira abaixo o vídeo produzido pelo TRT-11 e divulgado na Conferência:

    De ontem (7/6) até a próxima sexta (10/6) o evento continua de forma remota, com discussões em fórum on-line e colaborativo com mediação de integrantes da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental e da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TRT-2. Toda essa etapa será realizada por meio da plataforma Moodle.

    Confira todas as palestras do primeiro dia do evento aqui

    Veja o álbum de fotos

    208Representantes do TRT-11 com parceiros do Instituto Soka Amazônia e corregedor do TRT-2, desdor. Marcelo Freire Gonçalves.

     

    210A mostra permanecerá na Praça da Justiça, no Fórum Ruy Barbosa (TRT-2) até o dia 23/6.

    209Exposição “Sementes da Esperança e Ação”.

    211Pela terceira vez no Brasil, a mostra foi traduzida em 6 idiomas com 2 milhões de pessoas em mais de 24 países e territórios.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

      

     

    ASCOM/TRT11
    Texto: Com informações do TRT-2.
    Fotos: Ana Carolina Campos e TRT-2. 
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte

  • Ministro do TST, Walmir Oliveira da Costa e servidores do TRT-11 vítimas da covid-19 são homenageados com o plantio de mudas amazônicas

    Na solenidade, realizada no Instituto Soka Amazônia, em Manaus, o Tribunal assinou a adesão ao Pacto Global da ONU.

    107Participaram vitualmente do evento os Ministros do TST Delaíde Alves e Lélio Bentes; o filho do Ministro Walmir Costa, Elthon Costa; e Paula Dhiel, chefe da Seção Socioambiental do TRT-11.Num recanto harmonioso, às margens do Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, cartão postal de Manaus, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região Amazonas e Roraima (TRT-11), fez uma emocionante homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que faleceu há um ano vítima de complicações pela covid-19. Foi plantada uma muda de “Chuva-de-ouro-amazônica”, para reconhecer a importância dessa autoridade oriunda de nossa Região.

    Os 31 servidores e terceirizados do TRT-11, também falecidos em decorrência da covid-19, receberam homenagem póstuma com o plantio de mudas de árvores nativas da Amazônia, nesta sexta-feira, 29/04/2022. As espécies selecionadas pelo Instituto Soka Amazônia, incluem Sorvinha, Abiu, Andiroba-lisa, Ingá-açu, Pau-rosa, Lucuma e Seringueira. O Instituto Soka Amazônia é uma entidade que nasceu em 2014 com a missão de gerenciar a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda e que já é parceira do TRT-11.

    Na homenagem prestada ao ministro, a presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, lembrou que Walmir Oliveira da Costa integrava o TST desde novembro de 2007. Na ocasião de seu falecimento presidia a 1ª Turma do Tribunal e fazia parte da Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e do órgão Especial. Além disso, o magistrado paraense era conselheiro do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

    Homenagens

    108A presidente do TRT-11, desdora Ormy Bentes, acompanhada da vice-presidente do TRT-8, desdora. Maria Valquíria Coelho, plantou uma muda da espécie Chuva de ouro amazônica, homenageando o Ministro do TST Walmir Costa, falecido em 28.04.2021.Pela plataforma Zoom os ministros Lélio Bentes Corrêa e Delaíde Alves Miranda Arantes, do TST, assim como familiares do ministro Walmir Costa puderam assistir ao ato diretamente de Brasília. O ministro Lélio Bentes Corrêa elogiou a homenagem do TRT-11 ao homem “firme e humilde que foi Walmir Oliveira da Costa, que gostava de contar uma boa piada”. A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes disse que o plantio da muda fará com o que o ministro Walmir Costa esteja “vivo em nossos corações”.

    Muito emocionado, o advogado Elthon Costa, filho do ministro Walmir Costa, leu uma mensagem enviada pela mãe dele, Maria dos Reis Gusmão da Costa, à presidente do TRT-11, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, pela homenagem póstuma ao marido. A presidente do TRT-8 (PA/AP), desembargadora Graziela Leite Colares, foi representada no evento pela vice-presidente, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. No decorrer de suas atividades, o ministro Walmir Costa foi desembargador nesse regional. A vice-presidente do TRT-11, desembargadora Solange Maria Santiago de Morais, e o diretor da Escola Judicial (Ejud-11), desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva também compareceram ao evento.

     

    Adesão ao Pacto Global 

    110Thiago Augusto Terada, preside o Pacto Global da ONU; a presidente do TRT-11, desdora. Ormy Bentes; e o diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira.Também nesta sexta-feira, o TRT-11 formalizou a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). A desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes lembrou que o Tribunal já é parceiro do Instituto Soka Amazônia desde o dia 22 de março passado. “O referido instituto tem reconhecimento internacional na preservação ambiental, com foco no desenvolvimento de projetos de conscientização em sua área de atuação, notadamente pela proteção da Região Amazônica”, enfatizou.

    A cooperação técnica visa a soma de esforços para a elaboração e execução de projetos que busquem uma melhor qualidade de vida e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. “E hoje o TRT-11 adere ao pacto global da ONU, que possibilita ferramentas de contribuição para a sustentabilidade. O Hub ODS Amazonas é um desdobramento mais específico do pacto, também aspirando ao engajamento de empresas e organizações públicas e privadas, aos objetivos comuns de desenvolvimento sustentável.”Os laços com o Instituto Soka Amazônia nos ajudarão a realizar atividades de educação, capacitação, e plantio de mudas, imbuídos do espírito de preservação e conservação ecológico-ambiental, para gerações presentes e futuras, consoante nos alerta o mandamento constitucional”, declarou a presidente do TRT-11.

    Thiago Augusto Terada, que preside o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) explicou que dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável a serem cumpridos até 2030, a Hub ODS Amazonas escolheu três iniciativas para concentrar seus esforços: Educação, Trabalho e Empreendedorismo e a questão da Água. O diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira, destacou que ao aderir ao Pacto Global, o TRT-11mostra sua decisão de priorizar a questão ambiental.

    A última etapa da cerimônia foi o plantio das 32 mudas. A Chuva-de-ouro-amazônica em homenagem ao ministro Walmir Oliveira da Costa, foi plantada pela desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes acompanhada da desembargadora vice-presidente do TRT-8, a desembargadora Maria Valquíria Norat Coelho. Muitos familiares dos servidores e terceirizados do TRT-11, que faleceram vítimas da covid-19 compareceram, como a viúva do servidor Rui Adriano Nogueira Araújo, Adna Regina Maciel Lopes Araújo. “Vovô tá vendo você plantar a árvore para ele”, disse a viúva, que estava acompanhada do neto, José Henrique. A espécie que o neto plantou foi uma “Lucuma”.

    111José Henrique plantou uma muda de Lucuma, em homenagem póstuma ao avô Rui Adriano, falecido em 02.05.2020.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Confira a relação dos homenageados e as espécies de mudas plantadas

     

    ASCOM/TRT11
    Fotos: Renard Batista, Roumen Koynov e Salete Lima.
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

  • Pacto Global da ONU vai contar com a adesão do TRT-11

    Este será o primeiro Tribunal no país a integrar o movimento, com destaque para o trabalho digno, um dos 17 objetivos do Pacto.

    54A presidente do TRT11, desembargadora Ormy Bentes, tendo à direita Thiago Terada e à esquerda Edison Akira Sato, que representam o movimento do Hub ODS Amazonas.No Dia Mundial da Água, 22/03, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) recebeu convite para juntar-se ao movimento Hub ODS Amazonas, vinculado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O convite foi aceito pela desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, que preside o TRT-11. Dessa forma, este Tribunal será o primeiro a integrar o movimento em nível nacional, segundo enfatizou Thiago Terada, que preside o movimento, juntamente com o diretor presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira Sato.

    O Hub ODS Amazonas é o capítulo de atuação regional do Pacto Global, que tem como objetivo engajar as empresas e organizações dos estados e municípios brasileiros com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Hub ODS AM é o quinto Hub no país e o primeiro na Amazônia. Thiago Terada fez questão de dizer que a adesão do TRT-11 tem uma grande importância e “passa a ser um exemplo para o Brasil e para o mundo na questão do trabalho digno”. Criado no ano 2000, o Pacto Global dá a seus membros acesso a ferramentas que vão contribuir para ampliar o envolvimento com temas de sustentabilidade. E o trabalho digno é um dos 17 objetivos do Pacto Global da ONU.

    A desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes destacou que o dia 22 de março de 2022, Dia Mundial da Água, ficará marcado na história do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. Imediatamente após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Soka Amazônia, o Regional aderiu formalmente ao Pacto Global das Nações Unidas. A adesão da Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraima ao Pacto Global dá continuidade ao que já vinha sendo desenvolvido pela instituição, ou seja, incluir a sustentabilidade como um Objetivo Estratégico Institucional e incorporado ao Plano de Logística Sustentável e à Política de Responsabilidade Socioambiental, explicou a desembargadora.

    O Pacto Global mobiliza entidades públicas e privadas a promoverem o crescimento sustentável e a cidadania, estimulando seus integrantes a enfrentar os principais desafios da humanidade, atualmente representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

    55A presidente do TRT11, desembargadora Ormy Bentes, tendo ao lado direito Edison Akira Sato e à esquerda Thiago Terada, que representam o movimento do Hub ODS Amazonas.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ASCOM/TRT11
    Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
    Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2