Relatório da Coordcom aponta crescimento nas interações em redes sociais e nas menções positivas na imprensa

476De janeiro a abril deste ano, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) conquistou crescimento de 63,7% nas interações em redes sociais e 28% nas menções positivas na mídia em relação ao quadrimestre anterior. Os dados constam do relatório apresentado à Presidência pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom).

Durante esse período, o TRT-11 cresceu tanto no número de seguidores quanto de interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) no perfil no Instagram (@trt11oficial). Paralelamente, houve incremento nas menções espontâneas ao tribunal em diferentes canais da mídia (site, jornal impresso, TV e rádio). No balanço das redes sociais, a Coordcom produziu 120 publicações e 255 stories. Na parceria com a imprensa, a unidade encaminhou 46 sugestões de pauta para veículos de comunicação do Amazonas e de Roraima.

Outros dados relevantes do relatório destacam a produção de mais de 500 peças gráficas, 54 coberturas fotográficas e 46 vídeos institucionais, a maior parte em formato reels para as redes sociais. No âmbito da comunicação interna, há duas novidades: em janeiro deste ano, a Coordcom lançou o novo boletim Comunica TRT‑11 e também avançou na estruturação da nova intranet. No total, foram divulgados 290 comunicados administrativos em quatro meses. Os destaques incluem ainda a realização das campanhas temáticas “Elas em Foco” e “Conexão Inclusiva”, que geraram repercussão e engajamento.

Avanço na comunicação institucional

O presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, parabenizou a equipe da Coordcom pelos avanços registrados na comunicação institucional. “Parabenizo toda a equipe pelo excelente desempenho e pela execução de ações estratégicas alinhadas ao Plano de Comunicação do biênio 2024-2026, com destaque para o aumento da presença institucional na mídia e redes sociais, a produção de conteúdo audiovisual e o êxito das campanhas temáticas”, declarou o dirigente.

Para a diretora da Coordcom, Andreia Nunes, este resultado é fruto de um trabalho coletivo pautado pela missão de oferecer comunicação pública de qualidade. Segundo ela, esse propósito orienta o planejamento e fortalece o alinhamento da equipe. “Quando todos sabem onde querem chegar e atuam de forma integrada, a comunicação flui melhor, com foco no que realmente importa: aproximar o Tribunal da sociedade e valorizar quem faz parte dele”, afirmou.

Atualmente, a equipe da Coordcom TRT-11 é composta por nove servidores efetivos, quatro profissionais terceirizados (dois designers, um jornalista e um gestor de mídias sociais), além de uma estagiária de jornalismo.

As cinco notícias mais acessadas

No primeiro quadrimestre de 2025, a Coordcom divulgou 146 notícias no portal e 24 na intranet. A matéria com maior número de visualizações (quase 4,5 mil) foi publicada em 30 de abril, e tratou da suspensão dos processos sobre pejotização pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As demais matérias do top 5 foram publicadas durante o mês de março. Mais de 2 mil visualizações garantiram o segundo lugar para uma notícia jurídica da série “Elas em Foco”. em homenagem ao mês da mulher. A notícia trata de uma decisão da 2ª Turma do TRT-11 que reconheceu a estabilidade a uma trabalhadora que engravidou no decurso de um contrato temporário.

Em terceiro lugar, com 1,2 mil visualizações, está o lançamento da “Conexão Inclusiva”. A matéria abordou a proposta inédita do TRT-11 de promover uma feira de empregabilidade e capacitação para pessoas com deficiência. Também figura entre as mais visualizadas uma notícia sobre o acesso ao PJe exclusivamente via Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ). Em quinto lugar ficou outra matéria da série “Elas em Foco”. A Coordcom produziu uma notícia especial sobre a presença feminina no TRT-11 com histórias inspiradoras de uma desembargadora, uma juíza, uma diretora, uma servidora, uma trabalhadora terceirizada e uma estagiária.

Confira as cinco notícias mais acessadas no portal: 

1 - Pejotização: STF suspende processos sobre licitude de contratos de prestação de serviços (30/4)

2 - Elas em Foco: TRT-11 reconhece estabilidade provisória de gestante em contrato temporário (19/3)

3 - Conexão Inclusiva: Justiça do Trabalho promove 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação em Manaus (18/3)

4 - Acesso ao PJe no TRT-11 será exclusivamente via PDPJ a partir de 1º de abril (28/3)

5 - Elas em Foco: participação feminina avança no TRT-11 (8/3)

 

Confira também os cinco posts com maior audiência no instagram:

1 - TRT-11 vai leiloar apartamento, chácara, carros e outros bens em 31 de março

2 - Elas em Foco: TRT-11 reconhece estabilidade provisória de gestante em contrato temporário

3 - Participe do Conexão Inclusiva

4 - 1º Dia do Conexão Inclusiva

5 - Conexão Inclusiva - Presenças Confirmadas

 

 

#ParaTodosVerem: duas mãos, uma feminina e outra masculina, seguram celulares. Das telas dos aparelhos estão saindo as logos das principais redes sociais. 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Arte: Banco de Imagens

Nova Logo Trabalho Seguro 02 Banner Programa de combate ao trabalho infantil Nova Logo Trabalho Escravo PJe 2 02 icones logo 3 icones logo 2