306A exuberância da Amazônia transformada em peças de rara beleza. Esse é o conceito da exposição "Design Tropical da Amazônica", promovida pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e pelo Centro de Memória do TRT da 11ª Região (Cemej11). A abertura da mostra aconteceu na tarde de quarta-feira (30/9), no espaço cultural do prédio-sede do Regional, com a presença da desembargadora presidente Maria das Graças Alecrim Marinho; da diretora do Cemej11, desembargadora Solange Maria Santiago Morais; da diretora-presidente da Fucapi, Isa Assef dos Santos; e do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro João Batista Brito Pereira, que está em Manaus realizando correição.

Ao todo, a exposição apresenta 120 peças, entre mobiliários, jóias, objetos de decoração e painéis confeccionados com sementes, fibras e madeira residual e certificada. Todas as peças foram confeccionadas no Núcleo de Design Amazônico da Fucapi, pelas mãos de designers e artesãos da região, principalmente dos municípios de Autazes e Itacoatiara. O Núcleo funciona desde 1999 e já treinou mais de 200 artesãos, formando uma cultura empreendedora e autossustentável.

A presidente do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho parabenizou a exposição e ressaltou a beleza das peças. "Estamos diante de peças de design que são verdadeiras obras de arte. Parabéns ao Centro de Memória por organizar este espaço e parabéns à Fucapi por captar toda nossa riqueza natural e cultural em peças que traduzem nossa identidade amazônica", disse.

A diretora da Cemej11, desembargadora Solange Maria Santiago Morais, ressaltou que o Centro de Memória vem buscando valorizar a cultura local. "Nós estamos dando preferência ao trabalho da terra. E uma exposição como esta mostra o verdadeiro valor das matérias-primas encontradas na nossa floresta e que são transformadas pela criatividade e habilidade do homem amazônico".

A exposição fica aberta ao público até o dia 30 de outubro, no horário das 8h às 15h, no espaço cultural do prédio-sede do TRT11, na rua Visconde de Porto Alegre, 1265, Praça 14 de Janeiro. As peças podem ser adquiridas no local.

308

Confira mais fotos da exposição.

305Correição teve início na segunda (28/9).O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira apresentará nessa sexta-feira, 02 de outubro, a partir das 8h30, a Ata com o resultado da correição realizada durante está semana no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O resultado será lido em sessão pública, no Plenário do prédio-sede do Regional. Na ocasião, ministro ainda receberá a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do TRT11.

Durante a semana de correição, o ministro e sua equipe examinam processos, registros e documentos do Tribunal para averiguar e avaliar a regularidade das atividades judicantes, como o cumprimento de prazos e outras formalidades legais. Também são avaliados dados referentes à estrutura do Tribunal (judicial e administrativa) , à tecnologia da informação, à qualidade das estatísticas, às condições e às peculiaridades do trabalho na região e outros aspectos que podem ser melhorados.

A correição no Regional foi iniciada na segunda-feira, 28 de setembro, e encerrará na leitura da ata com os resultados. Cumprindo a agenda de correição, o ministro já se reuniu com desembargadores, juízes, e representantes do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas .

Medalha do Mérito
Antes da leitura da Ata com os resultados, será realizada a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário ao ministro, que receberá a comenda no grau "Grã Cruz". O corregedor-geral faz parte do grupo de personalidades que foram homenageadas em 2014 pelo TRT11, conforme a Resolução Administrativa 156/2014, todavia, não pôde comparecer na ocasião.

A Ordem do Mérito Judiciário foi criada pela Resolução nº 138/2004 e é o maior reconhecimento da Justiça Trabalhista a personalidades que prestam relevantes serviços à sociedade em favor do Direito e da Justiça.

Serviço:
Leitura da Ata de Correição e Entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário
Data: 02/10/15
Hora: A partir das 8h30
Local: Plenário do TRT11
Endereço: Rua Visconde de Porto Alegre, 1265, Praça 14 de Janeiro.

A Secretaria Pública do Estado do Amazonas realizará no dia 14 de outubro, o l Fórum Jurídico sobre Segurança de Voo. O evento é voltado aos advogados, magistrados, assessores e diretores jurídicos, procuradores, promotores, vereadores, prefeitos, deputados, comandantes de PM e do Corpo de Bombeiro, agentes da Defesa Civil, donos de empresas de táxi aéreo, e ficais de meio ambiente das Secretarias do Estado. O Fórum ocorrerá no auditório da Sefaz, das 8h às 12h.

 

304

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, visitou, na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, a Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, sendo recepcionado pela corregedora Regional, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes e sua equipe. Na ocasião, o ministro conheceu a estrutura da Corregedoria e as atividades desenvolvidas.

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, instituiu o Comitê de Gestão de Pessoas (CGP), na última segunda-feira (21/09).  A criação do comitê surgiu da necessidade de adotar boas práticas de governança de pessoas, de modo a contribuir para a elevação dos níveis de motivação e comprometimento de magistrados e servidores para alcançar a excelência na prestação jurisdicional.

Entre as atribuições do Comitê, estão a de formular propostas de aperfeiçoamento das políticas e práticas de gestão de pessoas do Tribunal, alinhadas ao planejamento estratégico e pautadas nos parâmetros da moderna Administração Pública; acompanhar a implementação das principais práticas de gestão de pessoas no âmbito interno, propondo medidas corretivas, quando necessário; acompanhar notícias sobre principais práticas de gestão de pessoas no âmbito externo, propondo a adaptação e aplicação das boas práticas para aperfeiçoamento da gestão de pessoas; de contribuir para o cumprimento dos princípios e diretrizes da Política de Gestão de Pessoas instituída pela Resolução Administrativa n° 243/ 2014; além de manifestar-se, quando determinado pela Presidência do Tribunal, auxiliando-a nas decisões sobre matérias relacionadas à área de gestão de pessoas.

O Comitê será presidido pela Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Chaves de Sá Ribeiro; com o auxílio do Diretor-Geral, Ildefonso Rocha de Souza; do  Secretário-Geral da presidência, Ricardo Marques de Lima; do Diretor da Assessoria de Planejamento Estratégico, Matheus Gibram Campos;  e um representante de primeira instância.

Confira todas as atribuições do comitê no Ato n°233/ 2015/ SGP

Nova Logo Trabalho Seguro 02 PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 2 TRABALHO INFANTIL Nova Logo Trabalho Escravo PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 5 PJE PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 6 EXECUÇÃO |PAGINA INICIAL BARRA PROGRAMAS 7 CONCILIAÇÃO