O piloto da versão 2.4 do PJe será disponibilizada neste final de semana para produção nos TRTs da 1ª Região (RJ), da 3ª Região (MG) e da 5ª Região (BA).

393O Processo Judicial Eletrônico foi atualizado e chegou à versão 2.4 (Aroeira). Com a atualização, os usuários contarão com novas funcionalidades que atendem as demandas específicas de cada grau de jurisdição, deixando o trabalho mais simples, intuitivo e ágil.

As ferramentas funcionarão de forma mais integrada com o objetivo de deixar o serviço mais organizado. Os novos dispositivos foram pensados para aprimorar o trabalho de magistrados, servidores e peritos que usam o sistema.

Os pilotos da versão 2.4 produção, que serão disponibilizados neste final de semana, são os Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª Região (RJ), da 3ª Região (MG) e da 5ª Região (BA), conforme disposto no anexo I do Ato Conjunto TST/CSJT 25/2017. Para os demais Tribunais, a versão 2.4 produção deve ser disponibilizada a partir de 29 de julho.

De acordo com o coordenador nacional do PJe, juiz auxiliar da presidência do TST e do CSJT Fabiano Pfeilsticker, a versão 2.4 é um dos maiores desafios dessa gestão. "Além de trazer uma série de inovações e melhorias para a experiência do usuário de primeiro grau, praticamente suprimindo todas as funcionalidades da arquitetura 1.x, pretende suprir também os tribunais com dois novos sistemas desenvolvidos pelo TST em consonância com os padrões do PJe 2.0, o Plenário Eletrônico e a Secretaria Eletrônica", afirmou.

Novidades

Funcionalidades como o Painel de Vista, a Consulta Unificada, o Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF) Alvará Eletrônico e o painel foram substituídos, enquanto que outras, como o menu, a triagem, o Sistema de Gestão de Precatórios (GPREC) e o Plenário Eletrônico foram acrescentas. A distribuição de ícones também foi modificada.

Aplicações comuns como a internalização da Gestão Interna de Gabinete e Secretaria (GIGS), o novo agrupador de dados financeiros, a assinatura QR Code e a Central de Mandados também foram incluídas em todos os graus de jurisdição.

Confira o vídeo de apresentação do PJe 2.4:

 

ASCOM/TRT11
Texto e Arte: CSJT
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333O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes Corrêa, iniciará a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11), no dia 8 de julho, segunda-feira. O ministro estará em Manaus/AM até sexta-feira (12/07). 

Durante a semana, o ministro visitará o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputa (Cejusc – JT), a Escola Judicial do TRT11 e se reunirá com desembargadores, juízes e servidores do Regional. No dia 10 de julho, o ministro estará à disposição dos interessados, das 9h às 16h, na sede do TRT11, mediante prévio agendamento. 

De acordo com o TST, nas correições ordinárias são examinados autos, registros e documentos das secretarias e seções judiciárias e, ainda, se os magistrados apresentam bom comportamento público e são assíduos e diligentes na administração da Justiça, se excedem os prazos legais e regimentais sem razoável justificativa ou cometem erros de ofício que denotem incapacidade ou desídia, além de tudo o mais que é considerado necessário ou conveniente pelo Corregedor-Geral.

As inspeções e correições realizadas pela Corregedoria-Geral são consideradas ações oficiais da Corregedoria Nacional de Justiça. Por tais motivos, a Corregedoria-Geral apresentará à Corrregedoria Nacional os relatórios das inspeções e correições por ela realizadas, para a devida apreciação pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça.

A última correição ordinária no TRT11 aconteceu em 2017.

Confira AQUI o Edital da Correição.

Confira AQUI a agenda completa da Correição.

 

ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes, com informações do TST
Foto: Gevano Antonaccio
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Ouvidoria do Tribunal passa a interar rede de integração das ouvidorias públicas do Estado do Amazonas

391O mascote da Ouvidoria do TRT11, o Ouvídio, acompanhou a realização do evento.O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - AM/RR (TRT11) lançou, nesta segunda-feira (1º de julho), o projeto Ouvidoria Viva, que visa estreitar os laços entre a instituição e a sociedade. Na ocasião, o Tribunal também assinou o termo de adesão à Rede de Ouvidorias do Amazonas. O evento foi realizado no auditório do Anexo Administrativo, localizado na Av. Tefé, 930, térreo – Praça 14 de Janeiro.

O presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, fez o discurso de abertura e ressaltou a importância do papel das ouvidorias como ferramentas à disposição do cidadão para a solução de suas demandas.

“Sabemos que a Ouvidoria é a ligação mais sensível do poder público com a sociedade e o lançamento do Projeto Ouvidoria Viva é mais uma ferramenta que se coloca à disposição da sociedade. É mais um canal de acesso, o que se pode resumir em duas palavras: prioridade e efetividade. Prioridade no atendimento ao cidadão e nas demandas que são encaminhadas pelo sistema de ouvidoria, e efetividade nas respostas a essas demandas apresentadas”, enfatizou o presidente do TRT11.

Para a corregedora e ouvidora do TRT11, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, a Ouvidoria Viva tem por objetivo não só esperar que o cidadão se dirija à Justiça do Trabalho para fazer sua manifestação, mas sim levar até o cidadão a Justiça do Trabalho, principalmente por meio de ações itinerantes em bairros de Manaus, e também no interior do Estado do Amazonas e em Boa Vista/RR.

Durante o evento, também ocorreu a assinatura do termo de adesão à Rede de Ouvidorias do Amazonas, que tem como proposta compartilhar informações e experiências relacionadas ao atendimento ao público.

392O presidente de honra da Rede de Ouvidorias do Amazonas, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Xavier Desterro, congratulou o TRT11 por fazer parte da Rede e ressaltou que a principal vantagem da integração das ouvidorias públicas é o compartilhamento de informações. “Quando chega uma demanda para o Tribunal de Contas, que não é da sua competência, ela é reencaminhada para o órgão adequado, e isso só é possível por meio da integração entre as ouvidorias. Assim nós não frustramos a expectativa daquele que está fazendo a sua manifestação”, disse.

Também participaram do evento a coordenadora da Rede de Ouvidorias do Amazonas Fabiana Pacífico Seabra, Monaliza a superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Amazonas (CGU-AM), Mona Liza Prado Benevides Ruffeil; além de magistrados e servidores do TRT11.

Pesquisa de satisfação
O projeto Ouvidoria Viva está dividido em dois momentos. Inicialmente, vem sendo realizada pesquisa de satisfação com o público externo mediante questionário on line e presencial, coletando informações e sugestões dos reclamantes, reclamados, advogados e procuradores que comparecerem à sede do Tribunal, aos Fóruns Trabalhistas de Manaus e de Boa Vista no período de abril a junho deste ano.

Também está sendo objeto de pesquisa em idêntico formulário o interior dos estados do Amazonas e de Roraima por ocasião das diligências no Programa Justiça Itinerante da Corregedoria Regional.

Idêntico procedimento será adotado nas dez Varas do Trabalho do interior do Amazonas e nas três Varas de Boa Vista.

Diálogos com a Ouvidoria
Em um segundo momento, terá início a atividade denominada “Momentos de Diálogos com a Ouvidoria”, ocasião em que a Ouvidoria Regional do TRT11 realizará reuniões com os gestores das unidades visando apresentar seu trabalho, competência e objetivos, mostrando que a Ouvidoria é um canal aberto e constante de acesso ao Tribunal.

Com o objetivo de integrar a Ouvidoria aos objetivos traçados pelo Regional, também farão parte dos Momentos de Diálogos com a Ouvidoria as Comissões voltadas ao atendimento das necessidades do público interno e externo do Tribunal: Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro, Gestores Regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e a Comissão de Gestão Socioambiental do TRT 11ª Região.

Essas ações fortalecem o relacionamento com a sociedade. “A implantação do projeto Ouvidoria Viva no TRT11 moderniza o modelo de atuação da Ouvidoria, pois os cidadãos valorizam, cada vez mais, as instituições que realmente ouvem o que eles têm a dizer sobre seus serviços”, salienta a juíza auxiliar da Corregedoria, Edna Maria Fernandes Barbosa.

Canais de manifestação
As manifestações dirigidas à Ouvidoria do TRT11 podem ser tanto do público interno quanto externo.

Além do atendimento presencial, que ocorre provisoriamente no gabinete da desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, no 5º andar do prédio-sede, localizado na Av. Visconde de Porto Alegre, 1265, bairro Praça 14 de Janeiro, Manaus (AM), o contato com a Ouvidoria do TRT11 também pode ser realizado pelos telefones (92) 3621-7317 e 0800 704 8893, pelo aplicativo Ouvidoria TRT11 disponível no Google Play ou App Store, bem como por intermédio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Confira Galeria de Imagens.


ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes e Paula Monteiro
Fotos: Renard Batista
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390Os usuários do portal do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região contam com mais uma novidade: uma ferramenta de tradução instantânea, o SEF Translate. Caso o usuário não fale português, mas inglês ou espanhol, basta clicar na bandeira americana ou espanhola, respectivamente, e passar o mouse no texto que pretende ler para que este, automaticamente, traduza o texto para a língua pretendida. A tradução é realizada de forma automática e instantânea de acordo com o idioma escolhido.

Outra novidade é a adoção do plugin HandTalk para a tradução em Libras, que está em fase experimental. No campo direito do vídeo é encontrado o símbolo da linguagem em libras, bastando o usuário clicar no símbolo, no canto direito do vídeo e passar o mouse no texto que pretende acessar, ocasião em que, automaticamente, o mascote Hugo iniciará a tradução na linguagem de libras.

O plugin HandTalk é vencedor do prêmio de melhor aplicativo social do mundo pela ONU. A ferramenta estará disponível no portal institucional e em todos os sistemas desenvolvidos pelo Tribunal. Além disso, a nova ferramenta também permite a tradução de voz em Libras.

O desenvolvimento dessas tecnologias vem sendo feito pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do Regional – SETIC, conforme demandas apresentadas pela Comissão Permanente de Acessibilidade Inclusão do tribunal.

Assim, o portal do TRT da 11ª Região está acessível em português, libras, espanhol e inglês.

Informação, acesso e inclusão são objetivos constantes dos programas do Regional.

 

ASCOM/TRT11
Texto: Comissão de Acessbilidade com edições da Ascom
Arte: Renard Batista
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O atendimento ocorrerá no Cartório do 2º Ofício de Manicoré

O juiz titular da Vara do Trabalho de Humaitá, Jander Roosevelt Romano Tavares, e equipe realizarão atendimento da Justiça do Trabalho Itinerante na cidade de Manicoré (município no interior do Amazonas, distante 618 km de Manaus), nos dias 22 e 23 de julho.

O atendimento ocorrerá no Cartório do 2º Ofício de Manicoré, localizado na Travessa Pedro Tinoco, nº 94, Centro, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Consta na itinerância pauta de 20 audiências que foram previamente agendadas. Para serem atendidos, os reclamantes com audiências marcadas deverão chegar com 15 minutos de antecedência do horário designado na notificação.

Durante itinerância, a VT de Humaitá também disponibilizará um servidor responsável pela tomada de novas reclamatórias trabalhistas.

Documentos necessários

Para ser atendido pela Justiça Trabalhista Itinerante não é obrigatório estar acompanhado de um advogado. É necessário apenas ir ao local das tomadas reclamatórias com um documento de identificação em mãos, como a carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF (original e cópia), além de levar dados do reclamado (nome, endereço da empresa) e a documentação referente ao que está sendo reivindicado.

Justiça do Trabalho ao alcance de todos

A Justiça do Trabalho itinerante tem o objetivo de levar o atendimento jurisdicional às cidades que não possuem sedes de Varas do Trabalho, facilitando o acesso do trabalhador aos instrumentos legais de reivindicação de seus direitos.

Serviço

Atendimento itinerante da Justiça do Trabalho em Manicoré:

Data: 22 e 23 de julho.

Horário: 8h às 11h30 e 13h30 às 17h.

Local: Cartório do 2º Ofício de Manicoré, localizado na Travessa Pedro Tinoco, nº 94, Centro, Manicoré (AM).

ASCOM/TRT11
Texto: Jonathan Ferreira
Arte: Renard Batista
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