O evento busca a unificação dos procedimentos de protocolo e cerimonial nos órgãos do Judiciário
Ao discursar na abertura do evento, o Presidente do Conselho e do TST, Ministro Antonio José Barros Levenhagen, disse aos presentes que a reunião visa a promover o encontro dos gestores de cerimonial dos TRTs, “para que possam alcançar uma proposta comum a todas as Cortes Regionais, de forma que sejam respeitadas também as suas peculiaridades”. De acordo com Levenhagen, esta finalidade corresponde à política da “administração compartilhada do Judiciário do Trabalho, a qual considera as experiências dos Tribunais”, concluiu. Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoveram o II Curso de Cerimonial e Protocolo da Justiça do Trabalho, nos dias 7 e 8 de julho, em Brasília. Um dos objetivos do evento era formatar uma proposta de unificação dos procedimentos de protocolo e cerimonial nos órgãos do Judiciário Trabalhista. A sugestão será submetida ao CSJT, para que seja elaborada resolução sobre o assunto. O TRT da 11ª Região esteve representado no evento pelas cerimonialistas Verena Santoro Frota e Iuci Mara Loureiro Jacob, que atuam no Regional.
Para a Assessora-Chefe do Cerimonial da Presidência do CSJT e do TST, Liliane Elias, o documento unificador dos procedimentos contribuirá para a estruturação das unidades de cerimonial dos tribunais regionais e os auxiliará na organização de solenidades. “A resolução padronizará, por exemplo, a ordem de precedência das autoridades nos eventos, o que envolve o posicionamento dos assentos, a organização dos discursos, dentre outros itens”, explicou. “A regulamentação vai estar de acordo com o Decreto Presidencial nº 70.274, vigente desde 1972. Não obstante o longo período de aplicação dele, esse decreto é a base atual no que diz respeito às normas do cerimonial público”, explicou Liliane.
Com informações da ASCOM/ CSJT
Foto: Iuci Mara Loureiro acompanhada do presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen e Verena Santoro Frota.