Com a implantação do Processo Judicial Eletrônico, a Justiça do Trabalho se modernizou, descartou o uso do papel e garantiu mais celeridade e segurança na tramitação dos processos. Porém, com a digitalização de processos que passaram do meio físico para o eletrônico, surgiu um novo desafio: a destinação para a imensa quantidade de pastas plásticas que acondicionavam os autos do processo.
Em busca de uma solução, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Coordenação do Prédio Anexo I, em parceria com a Seção de Gestão Socioambiental e contribuição da Secretaria Judiciária, passou a adotar medidas para reutilizar as pastas de processos físicos que foram desmontados, para fins de digitalização.
Conforme explica a juíza do trabalho, coordenadora do Anexo I e do NAE-CJ, Edna Maria Fernandes Barbosa, foi criada uma força-tarefa para higienizar as pastas e deixá-las disponíveis para o reuso. "Após a digitalização, as Varas do Trabalho encaminham os processos para a Seção de Gestão Documental, ocasião em que as capas são higienizadas e colocadas à disposição do público interno, através do sistema de pedido de material de consumo do Almoxarifado", explicou.
Ao todo, o TRT11 digitalizou mais de 8 mil processos em um mutirão iniciado em 2015, com o objetivo de zerar o acervo de processos físicos, resultando na sobra de milhares de pastas de plástico. A presidente do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, declarou que "a ideia é reutilizar o material, evitando a compra de pastas de papel, o que resultará, diante da crise financeira pela qual o país atravessa e do corte orçamentário sofrido pelo Tribunal, em compromisso no uso dos recursos públicos e valorização do meio ambiente".
O processo de higienização do material teve início na ultima semana e as primeiras pastas já estão disponíveis na Seção de Almoxarifado, bastando solicitá-las.
Nesse sentido, uma nova campanha está sendo preparada pela Assessoria de Comunicação do Tribunal, para divulgação da ação de reaproveitamento das pastas.