Encontro aconteceu no auditório do Anexo Administrativo e reuniu gestoras e gestores das unidades judiciárias e administrativas.

078A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), por meio da Secretaria de Gestão Estratégica (Seggest), realizou, na última sexta-feira (14/2), a 1ª Reunião de Análise da Estratégia (RAE) para acompanhamento e monitoramento da execução dos projetos do Plano de Gestão da Presidência (PGP) 2024-2026.

Ao todo, 55 projetos e seus respectivos planos de ação foram apresentados, representando iniciativas de 23 unidades administrativas e judiciárias. Todos serão executados ao longo do biênio 2024-2026, alinhados aos oito eixos estratégicos da gestão: (1) Ampliação do acesso à Justiça e acessibilidade, (2) Revitalização da infraestrutura predial, qualidade de vida e sustentabilidade, (3) Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional, (4) Promoção da integridade e transparência, (5) Fortalecimento da governança administrativa e judiciária, (6) Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira, (7) Humanização das relações de trabalho e (8) Revitalização da infraestrutura tecnológica e inovação.

Durante a reunião, o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, destacou a importância da mobilização conjunta das gestoras e gestores na apresentação dos projetos, ressaltando a importância da ação integrada entre as equipes para o sucesso das iniciativas. Também participou do encontro a juíza auxiliar da Presidência, Carla Nobre.

Projetos Prioritários

Dentre os projetos apresentados, 27 terão prioridade ao longo do biênio, entre eles: Expansão da Justiça Itinerante; Construindo Pontes: Justiça e Sociedade e Mãos à obra: Licitação para a retomada das obras do Novo Fórum Trabalhista de Manaus. Confira AQUI todos os projetos prioritários da Presidência.

Sobre a RAE

A RAE é um dos componentes do modelo de governança do TRT-11 e tem como objetivo principal acompanhar a implementação da estratégia institucional por meio do monitoramento de indicadores, metas e iniciativas estabelecidas no Plano de Gestão da Presidência e no Plano Estratégico Institucional. O acompanhamento dos projetos é realizado pela Divisão de Projetos e Iniciativas Nacionais, unidade vinculada à Seggest.

A próxima RAE está agendada para o dia 15 de agosto.

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Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Andreia Nunes
Fotos: Renard Batista 

A primeira reunião de 2025 ocorreu na manhã da última quarta-feira (12/2)


76Os preparativos para a implementação dos projetos incluídos no Plano de Gestão da Presidência (PGP) no biênio 2024/2026 foram os destaques da primeira reunião de 2025 do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O encontro presencial ocorreu na última quarta-feira (12/2), no Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods), localizado no primeiro andar da Sede Administrativa do TRT-11.

Sob a condução do juiz do Trabalho Vitor Graciano de Souza Maffia, coordenador do CPAI, e com a presença da juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do Liods, Carla Priscilla Silva Nobre, o encontro possibilitou a integração dos novos coordenadores com os demais membros, bem como o alinhamento de estratégias e planos para o ano de 2025. Os membros do Comitê deliberaram sobre pautas estratégicas voltadas à acessibilidade e inclusão. Na reunião, também tomaram ciência sobre os projetos de sustentabilidade no âmbito do TRT-11.

Participaram da reunião: a juíza do Trabalho Sâmara Christina Souza Nogueira, vice-coordenadora do CPAI (por videoconferência por motivo de férias); o juiz do Trabalho Alberto de Carvalho Asensi; a diretora da Secretaria-Geral da Presidência, Gesla Lima Silva e os diretores ou representantes das unidades envolvidas nas ações.

Iniciativa em parceria

O "Balcão da Empregabilidade PCD" foi um dos pontos da pauta. A iniciativa já tinha sido objeto de deliberação na reunião do Comitê de Sustentabilidade, realizada no último dia 7/2.

O projeto visa ampliar a inserção de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho de Manaus. A ideia é facilitar a conexão entre empresas e trabalhadores, oferecendo suporte na divulgação de vagas e promovendo a inclusão social e no mercado de trabalho.

A primeira edição está prevista para ocorrer no final de abril deste ano. O CPAI reforçou a necessidade de articulação com parceiros estratégicos para ampliar o alcance da iniciativa, definindo um cronograma para as ações relativas ao projeto.

Ações implementadas, PLS e Libras

O CPAI tratou, ainda, da necessidade de consolidar um inventário detalhado das ações de acessibilidade já implementadas no TRT-11, bem como das melhorias e adaptações ainda pendentes. O levantamento servirá como base para futuras iniciativas e para o aprimoramento das políticas institucionais de acessibilidade.

Também foi deliberada a inclusão de novos indicadores no Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) e a necessidade de atualização do Plano de Logística Sustentável - PLS (2021-2026), especificamente quanto à Resolução 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após a exposição dos novos parâmetros e critérios, o Comitê validou a proposta, que será incorporada ao PLS do TRT-11. O documento atualizado será enviado à Presidência para aprovação.

Por fim, foi aprovada a inclusão dos nomes dos servidores Franklin Ferreira Resende Júnior e Líndice Cristina Prata de Oliveira como representantes da Secretaria-Geral da Presidência e do Liods, respectivamente, na Comissão de Credenciamento de Intérprete de Libras. A medida atende a solicitação da diretora da Coordenadoria de Comunicação Social, Andreia Cristina de Almeida Nunes.


Confira a Portaria nº 490/2024/SGP, de 16 de dezembro de 2024, que definiu a composição do Comitê de Sustentabilidade no biênio 2024/2026.

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Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Fotos: Liods

 

 

A Casai funcionava no mesmo prédio do DSEI interditado pela Justiça do Trabalho

71O juiz do Trabalho André Luiz Marques Cunha Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), inspecionou as novas instalações da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai), no Centro Dom Arcângelo Cerqua, antiga Olaria da Diocese de Parintins (AM). A inspeção judicial ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro e contou com a participação da procuradora do Trabalho Raquel Betty de Castro Pimenta, de lideranças de povos indígenas do Baixo Amazonas atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (DSEI) e de representantes da União.

A comitiva vistoriou todos os compartimentos do novo prédio, ouviu profissionais e indígenas instalados no local. “O que eu pude perceber nesse momento é que o processo está caminhando bem para uma solução final negociada e de acordo com todas as partes”, declarou o magistrado, no exercício da titularidade da Vara do Trabalho de Parintins.

Segundo o DSEI, 90 pessoas, entre pacientes e acompanhantes, estão instaladas na Casai atualmente. A estimativa é que em torno de 300 pessoas passem pela casa de apoio mensalmente. A casa de passagem é onde os indígenas permanecem enquanto realizam tratamento de média e alta complexidade na cidade. O acompanhamento é feito pelos profissionais do DSEI Parintins até o paciente estar recuperado e apto a voltar para sua comunidade.

Prazo para manifestação

Após a diligência, o magistrado abriu prazo de 15 dias para as partes se manifestarem a respeito do auto de inspeção. Conforme despacho proferido no dia 12 de fevereiro, o Ministério Público do Trabalho (MPT) deverá se manifestar sobre o atendimento ou não das exigências de saúde e segurança que foram objeto da petição inicial. O MPT é autor da ação civil pública que pediu a interdição do prédio por risco de desmoronamento e a realocação da sede administrativa do DSEI e da Casai/Parintins em novos locais. A União Federal, por sua vez, deverá informar em sua manifestação se há pendências de adequação das instalações da sede administrativa do DSEI e da Casai/Parintins, com o cronograma para implementação, caso ainda haja providências pendentes.


Entenda o caso

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins (AM) foi interditado em 31 de maio de 2024 por decisão do juiz do Trabalho substituto André Luiz Marques Cunha Júnior, do TRT-11. O risco iminente de desmoronamento constatado em laudos técnicos foi decisivo para o magistrado deferir liminar nos autos da ação civil pública ajuizada pelo MPT.

Como no mesmo prédio interditado funcionava a Casai, o magistrado enfatizou que não seria possível que os indígenas ficassem sem abrigo. Por este motivo, determinou que a União providenciasse um local para abrigá-los.

A sede administrativa do DSEI foi transferida ainda em junho de 2024 para um prédio localizado no Centro de Parintins. Em seguida, foram iniciadas as tratativas para identificação de local adequado para transferir os usuários da Casai-Parintins. Recentemente, a União providenciou a transferência de usuários e trabalhadores para o novo imóvel, o qual foi objeto da inspeção judicial.


Processo n. 0000340-61.2024.5.11.0101

 

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Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Paula Monteiro
Fotos: VT de Parintins

A sessão contou com transmissão ao vivo pelo YouTube

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A primeira sessão do ano da Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) ocorreu nessa segunda-feira (10/2) no plenário do prédio-sede, em Manaus (AM). O colegiado se reuniu para julgamento de 135 processos, dos quais 77 foram embargos de declaração.

No biênio 2024/2026, a Segunda Turma é presidida pela desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa. Também integram a Turma Recursal, a desembargadora Eleonora de Souza Saunier, o desembargador Lairto José Veloso e a desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes.

Pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), participou a procuradora Cintia Nazaré Pantoja Leão. Advogadas e advogados também compareceram ao plenário do prédio-sede para acompanhar os julgamentos. A diretora da Coordenadoria de Apoio à Segunda Turma, servidora Dayana Arnaud de Oliveira, secretariou os trabalhos, com a assistência das servidoras Hermozita Froes Ramos e Jéssica Bini Ferraz Bueno.

 

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De início, a presidente da Turma saudou os presentes, em especial os membros que compõem a Segunda Turma Recursal e a procuradora do Ministério Público, recém transferida do Pará, a quem a desembargadora deu boas-vindas. “Seja muito bem-vinda ao nosso Tribunal e aqui a nossa Turma”.

Ela ainda falou sobre o que deseja para o novo ano na Turma: “Eu desejo que esse 2025 nós tenhamos muito sucesso. Que nós tenhamos um ano bastante produtivo. Que as nossas decisões sejam sempre dadas com sabedoria e com sensibilidade que a matéria que nos afeta necessita”. A partir daí, declarou aberta a primeira sessão de julgamento da Segunda Turma Recursal do TRT-11.

 

 

 

 

 

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Confira a transmissão no YouTube.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Mônica Armond de Melo
Fotos: Carlos Andrade

Tribunal é parceiro da Defensoria Pública do Estado de Roraima no projeto

Resumo:

  • Para ter acesso aos atendimentos basta estar presente no dia, no local da Carreta
  • O TRT-11 oferece serviços sobre salários, Carteira de Trabalho, férias, décimo terceiro e outros
  • O atendimento itinerante ocorre das 8h às 14h e segue até novembro, conforme calendário estabelecido

064O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) está participando do projeto Carreta dos Direitos, uma iniciativa coordenada pela Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). O programa tem como objetivo ampliar o acesso à assistência jurídica gratuita, atendendo especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem em bairros mais afastados do município de Boa Vista.

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que busca facilitar e ampliar o acesso à Justiça para as comunidades da região amazônica. A Carreta dos Direitos é equipada com infraestrutura moderna, incluindo estação de atendimento, cadeiras, espaço climatizado, internet, notebook e impressora, garantindo um atendimento digno e eficiente para a população.

Serviços

Entre os serviços disponibilizados, o TRT-11 faz o atendimento sobre problemas relacionados a anotações na Carteira de Trabalho, salário inferior ao mínimo, horas extras, férias, décimo terceiro, FGTS, salário retido e outras orientações. A DPE por sua vez faz emissão de carteira de identidade, CPF, serviços previdenciários e relacionados ao Cadastro Único (CadÚnico).

Calendário

063De acordo com o calendário divulgado pela DPE-RR, as ações itinerantes acontecerão até novembro de 2025, percorrendo diversos bairros da cidade. O atendimento ocorrerá das 8h às 14h. E a primeira região contemplada foi o bairro Nova Cidade, com quase 800 atendimentos. As próximas regiões são: Pedra Pintada, Cidade Satélite, entre outras. Em maio, o bairro de atendimento ainda está a definir. A última ação do ano está prevista para novembro, no bairro Centenário.

A Carreta dos Direitos busca aproximar os serviços jurídicos da população, garantindo que direitos fundamentais sejam assegurados a quem mais precisa. Com essa parceria, o TR-T11 reforça seu compromisso com a justiça social e a inclusão jurídica na região Norte do País.

 

 

 

 

Veja aqui o calendário: 065

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto: Emerson Medina

Arte: Thais Mannala

Fotos: DPE-RR/Divulgação

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