588O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - TRT11 está participando da campanha de arrecadação de livros denominada "Letras da Liberdade", de iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas - TJAM em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária - SEAP. O objetivo da ação é ampliar o acervo existente nas bibliotecas das unidades prisionais do Estado, oferecendo mais oportunidade de ressocialização à população carcerária, de aproximadamente 9 mil presos.

No TRT11, a campanha conta com dois pontos de coleta: um no Fórum Trabalhista de Manaus, na Seção de Biblioteca, 2º andar (Rua Ferreira Pena, 546, Centro) e outro no hall de entrada do Prédio-Sede, na Rua Visconde de Porto Alegre, 1265, Praça 14. Ao todo, já foram doados 215 livros no período de 22 de novembro a 22 de dezembro de 2017.

Tipos de livros
Podem ser doados romances, livros religiosos (de todos os credos), ficção científica, filosofia, autoajuda, dicionários (de língua portuguesa e outras línguas), livros técnicos, gramáticas e publicações de história, além de revistas, gibis, livros de contos e histórias infantis. Não é de interesse da campanha arrecadar livros didáticos. O material doado precisa estar em bom estado de conservação, sem mofo, rabiscos ou rasgados.

As casinhas sinalizadoras dos pontos de coletas foram confeccionadas pelos presos e também estão disponibilizadas no prédio-sede do Tribunal de Justiça do Estado e no Tribunal Regional Eleitoral.

589As casinhas sinalizadoras dos pontos de coletas estão instaladas no Fórum Trabalhista de Manaus e no Prédio-Sede

Remição por Leitura
A possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade em diversos presídios do país. De acordo com a Recomendação n. 44 do CNJ, deve ser estimulada a remição pela leitura como forma de atividade complementar, especialmente para apenados aos quais não sejam assegurados os direitos ao trabalho, educação e qualificação profissional. Para isso, há necessidade de elaboração de um projeto por parte da autoridade penitenciária estadual ou federal visando a remição pela leitura, assegurando, entre outros critérios, que a participação do preso seja voluntária e que exista um acervo de livros dentro da unidade penitenciária.

Segundo a norma, o preso deve ter o prazo de 22 a 30 dias para a leitura de uma obra, apresentando ao final do período uma resenha a respeito do assunto, que deverá ser avaliada pela comissão organizadora do projeto. Cada obra lida possibilita a remição de quatro dias de pena, com o limite de doze obras por ano, ou seja, no máximo 48 dias de remição por leitura a cada 12 meses.

 

 

 

Colônia de Férias para crianças e adolescentes em situação de risco conta com apoio do TRT11

587A Colônia de Férias oferece serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, geração de renda, e lazer

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), por meio do Comitê Gestor Regional de Combate ao Trabalho Infantil, está apoiando a realização do projeto Colônia de Férias destinado a crianças e adolescentes em situação de risco, através da transferência de recursos do Comitê para a associação beneficente O Pequeno Nazareno, responsável pelo projeto.

O objetivo da ação é retirar crianças e adolescentes das ruas de Manaus e oferecer acesso aos serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, geração de renda, e lazer. Esta edição da colônia de férias “De Férias Sim, na Rua Não” teve início no dia 18 de dezembro e segue até 27 de janeiro de 2018. Ao todo, participam do projeto 237 pessoas, entre as quais 166 crianças e 71 familiares delas. As ações acontecem no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus.

São idealizadores do projeto o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, as Secretarias de Segurança Pública (SSP) de Assistência Social (SEAS), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Prefeitura de Manaus.

 

 

 

ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes, com informações do Gabinete do Des. Jorge Alvaro
Fotos: O Pequeno Nazareno
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Uma estudante que engravidou durante o contrato de aprendizagem vai receber os salários e demais direitos correspondentes à estabilidade garantida à gestante, conforme julgamento unânime da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região - AM/RR (TRT11).

Em provimento parcial ao recurso da reclamante, o colegiado acompanhou o voto da desembargadora relatora Ormy da Conceição Dias Bentes e reformou sentença que havia julgado improcedentes todo os pedidos. A decisão de segunda instância não pode mais ser modificada porque já ocorreu o trânsito em julgado, ou seja, expirou o prazo recursal.

Na sessão de julgamento, a relatora salientou que a menor aprendiz se encontrava com quase dois meses de gestação na data do término do contrato com a reclamada (17 de outubro de 2014), o que a tornou detentora de estabilidade provisória, a qual se estende desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Conforme as provas dos autos, a jovem engravidou no final do mês de agosto de 2014 e a criança nasceu em 11 de maio de 2015.

Ela esclareceu que a Súmula 244 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garante estabilidade inclusive aos contratos por prazo determinado e dispõe que "o desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento da indenização", sendo condição essencial somente que a gravidez tenha ocorrido durante o transcurso do contrato de trabalho.

Em decorrência da reforma da sentença, a empresa Aramara Construção, Comércio e Representações Ltda. vai pagar à reclamante os valores apurados no período de 17 de outubro de 2014 a 11 de outubro de 2015, referentes aos salários, 13º salário proporcional, férias proporcionais, FGTS e reflexos legais, com base na remuneração de R$ 339,00, abatendo-se os valores já pagos na ação de consignação em pagamento nº 0001790-45.2015.5.11.0007 ajuizada anteriormente pela empresa por não ter a aprendiz comparecido ao sindicato para a homologação do Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT).

Pedidos deferidos

Com base nos documentos apresentados na ação ajuizada em julho de 2016, a desembargadora Ormy Bentes narrou que a aluna (assistida por sua representante legal) assinou contrato de aprendizagem com a reclamada, cuja duração seria de 9 de setembro de 2013 a 17 de outubro de 2014, para cumprimento de jornada de quatro horas diárias e 20 semanais, mediante remuneração de R$ 339,00.

Além de reconhecer que a aprendiz também tem direito à estabilidade provisória garantida à empregada grávida, a Terceira Turma excluiu a multa por litigância de má-fé no valor de R$ 700,00 (1% do valor da causa) aplicada à reclamante na sentença de origem. A relatora entendeu que as pequenas divergências constatadas entre os depoimentos prestados por ela nos autos em análise e na ação trabalhista n.º 0001656-61.2014.5.11.0004, em que foi ouvida como testemunha, não implicam deslealdade processual.

Finalmente, foi mantida a improcedência do pedido de indenização por danos morais formulado pela recorrente porque os julgadores entenderam que não ficou configurado o alegado dano à honra que seria decorrente de rigor excessivo, hostilidade e desrespeito por parte da reclamada.

Processo nº 0001493-04.2016.5.11.0007

 

ASCOM/TRT11
Texto: Paula Monteiro
Arte: Renard Batista
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584 janeiroO novo FTM contará com doze andares e três subsolos de garagem.

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) vai retomar as obras de superestrutura do Fórum Trabalhista de Manaus e das obras complementares do prédio-sede administrativo, ambos no bairro Praça 14 de Janeiro, em Manaus. A presidente do TRT11, desembargadora Eleonora de Souza Saunier, homologou o resultado da licitação que teve como vencedora a empresa Construtora Mercure Ltda, sendo publicado no DOU no dia 7/12/2017.

As obras de superestrutura do Fórum Trabalhista de Manaus, que mescla alvenaria e concretagem de vigas, teve início em 19/12/2013, mas foi paralisada em 05/09/2016, em razão da insolvência da construtora EDEC. A nova empresa contratada para concluir a obra de superestrutura terá um prazo de 150 dias, contados da expedição da ordem de serviço, para finalizar os trabalhos. O valor para a conclusão da superestrutura ficou orçado em R$ 3 milhões. Conforme explica o diretor-geral do TRT11, Ildefonso Rocha de Souza, uma nova licitação será realizada para contratar empresa que ficará responsável pela conclusão das obras do fórum.

O novo Fórum Trabalhista de Manaus contará com doze andares e três subsolos de garagem, acomodando 19 Varas Trabalhistas com capacidade para até 24, além de auditório para 180 pessoas. Com o novo espaço será possível oferecer uma melhor estrutura para os servidores e melhor atendimento à população.

Sede Administrativa

As obras do prédio-sede administrativo, localizado na avenida Tefé, não sofreram com paralisações, mas foram divididas em suas etapas. O complemento e finalização da segunda etapa será realizada também pela empresa Mercure, vencedora da licitação. A construtora terá um prazo de 180 dias, contados da expedição da ordem de serviço, para finalizar os trabalhos. O valor da obra está orçado em R$ 1,8 milhão.

De acordo com o projeto, o prédio vai abrigar a Secretaria de Administração, a Divisão de Manutenção e Projetos, a Divisão de Licitação e Contratos, a Coordenação de Material e Logística, a Secretaria de Gestão de Pessoas, a Secretaria de Orçamento e Finanças, a Secretaria de Tecnologia da Informação, além de posto bancário e um pequeno auditório. O projeto prevê ainda o uso padrão dos materiais de acabamento que serão adotados na execução do Fórum Trabalhista de Manaus.

Convênio com o Exército

No último dia 27 de dezembro, o TRT11 assinou com Exército Brasileiro um Acordo de Cooperação Técnica que visa o estabelecimento de uma sistemática de cooperação em atividades de engenharia, com profissionais habilitados do Exército para auxiliarem na fiscalização técnica em conjunto com os profissionais de engenharia do TRT11 nas obras da construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus.

O documento foi assinado pela presidente do TRT11, desembargadora Eleonora Saunier e pelo comandante da 12ª Região Militar, general de divisão Carlos Alberto Mansour.

585 janeiroOs trabalhos na sede administrativa deverão deverão ser concluídos num prazo de 180 dias, contados da expedição da ordem de serviço.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes, com informações da DG.
Fotos: Gevano Antonaccio
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A integração entre o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o sistema AGU de Inteligência Jurídica (Sapiens) já está ocorrendo segundo as regras do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), conforme informou a coordenação do Comitê Gestor Nacional do PJe em ofício enviado à Presidência do TRT11 no dia 19 de dezembro.

No documento, o juiz do trabalho Fabiano Coelho de Souza, auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), informa que as funcionalidades pertinentes a essa integração foram incorporadas à versão 1.16.0 do sistema PJe, liberado pelo CSJT para implantação em produção nos Tribunais Regionais do Trabalho, no dia 31 de outubro de 2017.Com isso, os Tribunais ficam aptos a disponibilizar os serviços de interoperabilidade às representações da AGU no respectivo Estado.

 

 

Após a Justiça do Trabalho operar em 100% pelo Processo Judicial eletrônico (outubro de 2017) e a inauguração da versão 2.0 pelo PJe em quatro TRTs (dezembro de 2017), o balanço de fim de ano trouxe mais um motivo para comemoração por parte da equipe. A pesquisa de satisfação aplicada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, nos meses de outubro a dezembro 2017, superou metas de 2020.

A pesquisa com usuários internos deu um salto de qualidade. Se, em 2016, a satisfação de magistrados e servidores era de 30,79%, em 2017 esse índice aumentou em 133% e atingiu a marca de 71,98%. Os participantes também aumentaram de 5,9 mil para 6,5 mil pessoas, ou seja 10%.

A avaliação dos membros e servidores do Ministério Público do Trabalho e dos advogados, público externo, também aumentou consideravelmente. Os percentuais foram de 37,23% em 2016, para 61,07%, em 2017, o que evidencia um aumento da avaliação positiva em 64%. Os participantes externos cresceram em mais de 3 mil pessoas: de 12,5 mil para 15,7 mil advogados e membros e servidores do MPT, ou seja, 25% em um ano.

O coordenador nacional do PJe na Justiça do Trabalho, juiz auxiliar da presidência do TST e do CSJT, Fabiano Coelho de Souza comemora os números. "A percepção do usuário mostra o acerto das estratégias que adotamos. No ano passado, incluímos a advocacia pela primeira vez na pesquisa e isso permitiu mapear melhor as necessidades dos usuários”.

Para o magistrado outro ponto importante é o indicador expressivo de participação do MPT que mostrou a importância do MNI (modelo nacional de interoperabilidade) para grandes usuários e permitiu que priorizar a funcionalidade para a AGU e disponibilizar agora na última versão do PJe.

“A pesquisa de 2016 apontou que o usuário achava o PJe lento e, assim, trabalhamos um conjunto de medidas que funcionaram no ganho de performance. Agora vamos esmiuçar a pesquisa para que no ano que vem o sistema seja aperfeiçoado, sempre buscando a satisfação dos usuários", concluiu.

Fonte: CSJT

A previsão é que o Cejusc passe a funcionar a partir de fevereiro de 2018

583Obras para a instalação da Cejusc teve início nesta quarta (27/12)

O TRT da 11ª Região já iniciou as obras para a instalação do seu primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc-JT), que funcionará no 3º andar do Fórum Trabalhista de Manaus. O juiz do trabalho Mauro Braga, coordenador do Cejusc, acompanhou os preparativos para o início da reforma, acompanhado do diretor da Divisão de Manutenção e Projetos Marco Aurélio Ferreira Moreira e do chefe da Seção de Manutenção de Bens Móveis Imóveis Antônio Carlos Santos Bertollo.

O novo centro exclusivo para conciliação e mediação contará com um espaço total de 172m2, que será amplamente reformado, com rede elétrica e lógica adaptada, baias e novos moveis. Serão seis mesas de conciliação para as tentativas de acordos em processos que tramitam nas 19 Varas do Trabalho de Manaus. O espaço também contará com uma sala para o coordenador e uma área de espera. A previsão é que o novo centro passe a funcionar a partir de fevereiro de 2018.

Confira Galeria de Imagens.

 

 

ASCOM/TRT11
Texto: Andreia Nunes
Fotos: Gevano Antonaccio
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Tel. (92) 3621-7238/7239

 

 

 

Manutenção do PJe no TRT11 vai impactar todos os serviços ligados ao sistema

582O sistema de Processo Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe), no âmbito do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima), estará indisponível a partir do dia 30 de dezembro, às 7h, até o dia 7 de janeiro de 2018, às 23:59. Podendo ser disponibilizado antes do previsto.

O sistema ficará indisponível em 1º e 2º graus, impactando todos os serviços ligados ao PJe-JT. O motivo da indisponibilidade é referente à atualização para a versão 1.16.2.

Mais informações podem ser obtidas na Seção de Central de Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC do TRT11 pelo telefone (92) 3621-7474.

Protocolo Físico

A presidente do TRT11, desembargadora Eleonora Saunier, assinou o Ato nº 92/2017, publicado no último dia 20 de dezembro, que dispõe sobre o Plantão Judiciário na hipótese de indisponibilidade do sistema PJe. Nestes casos, será admitido o protocolo físico das petições perante à Seção de Documentação (protocolo), localizada no prédio-sede, em Manaus, no horário das 7h30 às 14h30 em dias úteis.

Na hipótese de protocolação fora do horário de expediente regular e em dias não úteis, o interessado deverá acionar o plantão judiciário, por meio telefônico, mediante recibo que consigne a data, a hora e o nome do servidor, que adotará todos os procedimentos necessários para a análise da petição.

Acesse AQUI o Ato nº 92/2017 na íntegra.

 

 

578

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) informa que, de acordo com a Resolução n° 244/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será suspensa a contagem dos prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, período no qual não serão realizadas audiências e sessões de julgamento, como previsto no art. 220 do Código de Processo Civil (art. 3º). A matéria também consta no artigo 775-A da CLT, acrescido pela PLC 100/2017, sacionada no dia 19 de dezembro de 2017.

Esta suspensão, que ocorre em todos os órgão do Poder Judiciário, inclusive da União, não prejudicará o expediente forense normal, executado no período de 7 a 20 de janeiro, com magistrados e servidores exercendo as suas atribuições regulares, ressalvadas férias individuais e feriados. Neste período os processos poderão ser decididos, despachados, organizados e analisados.

Acesse AQUI a Resolução n° 244/2016 na íntegra.

Acesse AQUI texto do artigo 775-A da CLT.

Como fica o funcionamento do TRT11:

• De 20 de dezembro de 2017 a 5 de janeiro de 2018 - Sem expediente, prazos suspensos, atendimento em sistema de plantão.

• De 8 a 20 de janeiro de 2018 - Atividades com expediente normal, porém os prazos permanecerão com a contagem suspensa.

A instituição beneficiada foi o abrigo de idosos São Vicente de Paulo

581O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11) realizou, na manhã desta sexta-feira, 22 de dezembro, a entrega de alimentos arrecadados nas inscrições do Bazar de Natal do TRT11, ocorrido na primeira semana de dezembro no Fórum Trabalhista de Manaus. As doações foram entregues ao Lar São Vicente de Paulo, que abriga atualmente 26 idosos. Ao todo, foram arrecadados 78 kg de alimentos. Eles foram entregues pela diretora da Assessoria de Comunicação do TRT11, Suzie Maciel.

O abrigo São Vicente de Paulo, localizado no bairro São Raimundo, em Manaus, existe há 38 anos e atende idosos que não têm família. Com 15 mulheres e 11 homens entre 68 a 102 anos, a casa é mantida com ajuda de doações.

Há três anos, a casa tem se organizado melhor, procurando se adequar à Política de Assistência Social para poder receber apoio financeiro governamental. Entre as maiores necessidades do abrigo de idosos estão: fraldas, lenço umidecido, espongel (esponja de banho própria para idosos), luvas de procedimento, óleo de girassol, e leite.

 

Visitas e doações

Quem quiser visitar os idosos do lar São Vicente de Paulo pode agendar visitas através do telefone (92) 3625-7569. A casa está localizada na Rua Jerônimo Ribeiro, n° 14 - São Raimundo, Manaus (AM).

A instituição recebe doações financeiras através da conta - Banco Bradesco: Agência 0320-4 / Conta 0428014-8.

Confira a galeria de imagens.

ASCOM/TRT11
Texto: Martha Arruda
Fotos: Gevano Antonaccio
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Tel. (92) 3621-7238/7239

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