No canal é possível acompanhar dicas de prompts e assistentes, votar em enquetes, conferir atualizações e eventos sobre a IA do judiciário trabalhista.

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O público interno da Justiça do Trabalho que utiliza o Chat-JT agora tem um espaço exclusivo para acompanhar as novidades e lançamentos da Inteligência Artificial do judiciário trabalhista. A partir de agora, magistrados (as), servidores (as), prestadores (as), estagiários (as) e aprendizes que utilizam a ferramenta podem seguir o canal do Chat-JT no whatsapp.

O canal vai possibilitar que os mais de 19,2 mil usuários acompanhem as principais novidades, dicas de prompts e assistentes, além de enquetes, atualizações e eventos sobre a ferramenta que conta com milhares de usuários cadastrados nos tribunais e varas do trabalho em todo o país.

Quero seguir o Canal do Chat-JT no WhatsApp.

 

 

 

 

Chat JT Inteligência Artificial da Justiça do Trabalho Botão509 x 71 px

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto e imagem: CSJT 

 

Associações e órgãos interessados devem manifestar interesse até 9 de maio

289O Tribunal Regional do Trabalho da 11° Região AM/RR (TRT-11) abriu prazo até 9 de maio para que órgãos da administração pública e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, cadastrados no Sistema de Doações Online, manifestem interesse na doação de bens móveis inservíveis. A iniciativa, conduzida pela Coordenadoria de Material e Logística (Colog), busca promover o reaproveitamento de objetos ou equipamentos que não têm mais utilidade para o tribunal, beneficiando outras instituições.

Os bens disponíveis para doação, localizados em Boa Vista (RR), incluem cadeiras giratórias, poltronas, mesas, gaveteiros, ventiladores, condicionadores de ar, bancos de espera, armários, estações de trabalho em formato de "L" e bebedouros. Ao todo, o TRT-11 está disponibilizando 45 itens classificados como inservíveis. Acesse AQUI o edital completo.

Os recursos obtidos devem ser aplicados na realização dos objetivos sociais ou na criação de fundos de reserva/patrimoniais, sempre com foco no benefício coletivo. O Aviso de desfazimento de bens Nº 01/2025 está disponível no site do tribunal (www.trt11.jus.br), na aba Serviços > Portal de Doações do TRT-11.

Participação
Para participar, a entidade interessada deve manter sua documentação atualizada no sistema de doações do TRT-11 e encaminhar a Manifestação de Interesse (Anexo II) até 9 de maio. Também é necessário enviar a Declaração de Destinação Final Ambientalmente Correta de Bens Móveis e Resíduos Recebidos por Doação (Anexo III) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O prazo para análise dos pedidos será de até 15 dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao encerramento do prazo de envio dos pedidos. Esse prazo poderá ser prorrogado, caso seja devidamente justificado. O resultado da análise será divulgado no site do TRT-11 no prazo de dois dias úteis após a conclusão.

Retirada de bens
A retirada dos bens no Fórum Trabalhista de Boa Vista deverá ser previamente agendada com a Colog pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O procedimento deve ser realizado obrigatoriamente no prazo de cinco dias úteis, contados a partir da data de assinatura do Termo de Doação.

Em caso de impossibilidade de retirada na data prevista, o interessado poderá solicitar, de forma excepcional e antes do vencimento, uma nova data, mediante justificativa a ser avaliada. Todas as despesas relacionadas à retirada, transporte e carregamento dos bens são de responsabilidade do interessado, e a devolução dos materiais não será permitida sob nenhuma circunstância.

#ParaTodosVerem
A imagem mostra a fachada de um edifício do Fórum Trabalhista de Boa Vista, com um design moderno de vidro refletindo o céu. Há três bandeiras hasteadas na frente e uma placa de trânsito indicando 50 km/h.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Foto: Acervo Coordcom

A iniciativa faz parte da “1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação da Justiça do Trabalho da 11ª Região – Conexão Inclusiva”, que impactou positivamente mais de mil pessoas

288Para valorizar empresas do Amazonas e Roraima que implementam ações de igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) lançou, nesta quarta-feira (⁠30), o “Selo Empresa Inclusiva”. A iniciativa reforça a importância das práticas inclusivas no mercado de trabalho. Ele estabelece também critérios e diretrizes para reconhecer empresas que promovem ações efetivas de inclusão e acessibilidade no ambiente profissional.

O selo faz parte do evento “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação da Justiça do Trabalho da 11ª Região”, realizado em Manaus e encerrado nesta quarta-feira (30). A iniciativa inédita, promovida em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), reuniu entrevistas de emprego, workshops e oficinas práticas, realizadas de forma presencial e virtual. A ação atingiu um público de mais de mil pessoas, que participaram de qualificações, debates e rodadas de empregabilidade.

“O Conexão Inclusiva, nossa primeira feira de empregabilidade e inclusão da Justiça do Trabalho, demonstrou o interesse e o compromisso de centenas de pessoas e empresas em promover a inclusão. Com o lançamento do ‘Selo Empresa Inclusiva’, damos mais um passo ao reconhecer empresas que investem efetivamente em acessibilidade física, tecnológica e atitudinal”, enfatiza o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes.

Evento

A feira de empregabilidade ocorreu entre os dias 25 e 30 de abril, trazendo uma programação ampla que incluiu palestras, workshops, oficinas, simulações e entrevistas de emprego. No primeiro dia, 38 empresas participaram presencialmente, conduzindo simulações e entrevistas que resultaram em contratações imediatas ou encaminhamento de candidatos para etapas posteriores, com perspectivas de futuras contratações. Nos dias seguintes, o evento foi realizado de forma virtual, registrando uma média de 500 visualizações nos cursos, demonstrando o alto interesse do público nos temas abordados. 287Presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro e a gestora do RH

A iniciativa contou com a participação de renomadas personalidades comprometidas com a inclusão e a capacitação de pessoas com deficiência, com destaque para os palestrantes que também possuem deficiência: a jornalista Jéssica Paula, a psicóloga e consultora em acessibilidade Paula Neres, a especialista em diversidade e inclusão Patrícia Lorete, o procurador do Trabalho Rafael Hanna, o auditor-fiscal do Trabalho Rafael Faria Guiger e a consultora Katya Hemelrijk. Outros palestrantes também enriqueceram o evento, como a psicóloga especialista em gestão organizacional Stephane Oliveira, a psicóloga e mestre Jucinara Pinheiro, a professora doutora Carla Vidal Gontijo Almeida, a especialista em tecnologia e inovação Larissa Cruz, a gestora de Recursos Humanos e consultora Larissa Alves, e a professora doutora Marklea Ferst.

Os temas abordados foram amplos, incluindo experiências de profissionais com deficiência, estratégias de psicoeducação e suporte para familiares, combate ao capacitismo no mercado de trabalho, uso da inteligência artificial para criação de currículos, preparação para entrevistas, desenvolvimento de oratória e expressão verbal, soft skills, reflexões sobre inclusão no mercado de trabalho e construção de processos seletivos inclusivos. Os cursos apresentados durante o evento permanecerão disponíveis nas plataformas oficiais do YouTube do TRT-11, do MPT e do projeto “Mais Acesso” da UEA, ampliando as oportunidades de capacitação gratuita para todos os interessados.

286Jornalista Jéssica Paula e a professora Marklea FerstA jornalista Jéssica Paula, uma das palestrantes do evento e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, destacou a importância da iniciativa ao abordar um aspecto essencial para a vida dessas pessoas: a renda. “Na estrutura social em que vivemos, possuir uma renda é fundamental para acessar espaços e direitos. Por isso, o ponto de partida para a inclusão das pessoas com deficiência está na empregabilidade”, ressaltou Jéssica, que marcou a história ao ser a primeira pessoa com deficiência a cruzar os Lençóis Maranhenses de muletas e a primeira mulher com deficiência a escalar o Pão de Açúcar.

A programação também destacou a relevância da descarbonização e sustentabilidade, em alinhamento com as metas ambientais do Poder Judiciário e os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a realização, o evento gerou a emissão de 10,2 toneladas de carbono, que serão compensadas com o plantio de 33 árvores pelo TRT-11.

Resultados

Ao avaliar os resultados da ação, a juíza auxiliar da presidência, Carla Nobre, destacou que a iniciativa gerou impactos significativos na empregabilidade de pessoas com deficiência no Amazonas. “A ação promoveu uma integração entre diversos setores da sociedade, envolvendo empregadores, instituições e pessoas com deficiência, resultando em um impacto social positivo. Depoimentos emocionantes de empresas e participantes evidenciaram o aumento no quadro de contratações e histórias inspiradoras de superação, reafirmando o poder transformador da inclusão no mercado de trabalho”.

Ainda de acordo com a juíza, a parceria entre o TRT-11, a UEA e o MPT incentivou a colaboração entre instituições públicas, privadas e a sociedade civil, com foco na inclusão social e laboral. Como fruto dessa cooperação, foi consolidada a plataforma gratuita “Mais Acesso Conecta”, disponível em: www.maisacessoconecta.com.br, que reúne vagas de emprego e perfis de candidatos com deficiência no Amazonas.

A coordenadora do programa “Mais Acesso” da UEA, professora Marklea Ferst, também destacou a relevância dos resultados alcançados no evento e reforçou o compromisso conjunto das instituições participantes em seguir promovendo ações inclusivas. “O que se dará inicialmente com a permanência no ar da plataforma para cadastro de vagas e currículos, bem como novos cursos de capacitação que serão ofertados gratuitamente para pessoas com deficiência.”

Acesse a galeria de fotos. 

#ParaTodosVerem
Imagem 1: A imagem mostra uma pessoa em uma cadeira de rodas utilizando um laptop em uma mesa de trabalho, com outros objetos como bloco de notas, caneta e smartphone.

Imagem 2: A imagem mostra o presidente do TRT-11, que está vestido formalmente com um terno cinza, camisa social branca e gravata azul. Ele tem cabelo curto e grisalho e está engajado em uma conversa profissional com uma mulher que segura um folheto.

Imagem 3: Duas pessoas estão sentadas em um palco durante uma conversa ou entrevista. Uma delas gesticula enquanto segura um microfone, e a outra está à mesa com um microfone e um copo de água. No fundo, há cadeiras grandes e um painel colorido, enquanto a plateia acompanha atentamente.

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Banco de Imagens, Roumen Koynov e Carlos Andrade

Os casos urgentes serão apreciados no plantão judiciário.

285O expediente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) ficará suspenso nos dias 1º e 2 de maio de 2025, em razão do feriado do Dia do Trabalho e do ponto facultativo na data seguinte. Nesse período, somente casos urgentes serão apreciados por meio do plantão judiciário permanente em 1º e 2º graus de jurisdição.

A suspensão do expediente no dia 2 de maio de 2025 foi aprovada pela Resolução Administrativa n° 422 do Tribunal Pleno de 12.12.2024.

A escala de magistrados e servidores plantonistas está disponível no site institucional do TRT-11, no ícone “Plantão Judiciário”. Confira AQUI a portaria que estabelece a escala do plantão judiciário de 28 de abril a 4 de maio de 2025.

 

 


#ParaTodosVerem
Imagem em ângulo baixo mostra um edifício alto com fachada moderna em tons de bege e preto, identificado como TRT 11ª Região.


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Arte: Carlos Andrade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão, em todo o Brasil, dos processos que discutem a legalidade da contratação de trabalhadores autônomos ou de pessoas jurídicas para a prestação de serviços, conhecida como “pejotização”.

A pejotização é uma prática na qual um trabalhador é contratado por uma empresa, mas, em vez de ter um contrato de trabalho formal (CLT), abre uma empresa (pessoa jurídica – PJ) para realizar a prestação de serviços e receber o pagamento.

Na decisão publicada em 14 de abril de 2025, o ministro destacou a multiplicação de demandas que chegam ao STF e que “essa situação não apenas sobrecarrega o Tribunal, mas também perpetua a incerteza entre as partes envolvidas, afetando diretamente a estabilidade do ordenamento jurídico”.

O Plenário do STF havia reconhecido, recentemente, a repercussão geral do tema (Tema 1389), em relação ao Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1532603. A questão envolve não apenas a validade dos contratos, mas também a competência da Justiça do Trabalho para julgar casos de supostas fraudes, além de definir quem deve apresentar as provas: o trabalhador ou o contratante. Dessa forma, a futura decisão sobre o mérito do recurso deverá ser observada por todos os tribunais do país em casos semelhantes.

A suspensão dos processos continuará em vigor até que o STF julgue o mérito do recurso extraordinário.

Veja íntegra da decisão.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Coord. Precedentes e Ações Coletivas

Temas foram julgados em sessão totalmente virtual

284O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho fixou teses jurídicas em 12 novos temas, em procedimento de reafirmação de sua jurisprudência. São matérias que, por já estarem pacificadas, ou seja, em que não há mais divergências entre as Turmas e a Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1), foram submetidas ao rito dos recursos repetitivos para a definição de tese vinculante.

A sessão encerrada na sexta-feira (25) ocorreu na sua totalidade de forma virtual, com base nas recentes mudanças no Regimento Interno do TST pela Emenda Regimental 7/2024. As novas regras buscam agilizar o julgamento de processos, permitindo maior flexibilidade com o uso do Plenário Eletrônico.

Confira, abaixo, os temas em que o Tribunal reafirmou sua jurisprudência, com os respectivos temas na Tabela dos Recursos de Revista Repetitivos:

Tema 118
A partir da vigência da Lei 13.342/2016, os agentes comunitários de saúde têm direito ao adicional de insalubridade, em grau médio, independentemente de laudo técnico pericial, em razão dos riscos inerentes a essa atividade.
RR-0000202-32.2023.5.12.0027

Tema 119
A dúvida razoável e objetiva sobre a data de início da gravidez e sua contemporaneidade ao contrato de trabalho não afasta a garantia de emprego à gestante.
RR-0000321-55.2024.5.08.0128

Tema 120
É indevida a multa do art. 467 da CLT no caso de reconhecimento em juízo de vínculo de emprego, quando impugnada em defesa a natureza da relação jurídica.
RR-0000427-62.2022.5.05.0195

Tema 121
O auxílio-alimentação não tem natureza salarial quando o empregado contribui para o custeio, independentemente do valor da sua coparticipação.
RR-0000473-37.2024.5.05.0371

Tema 122
A ausência de apresentação dos registros de jornada pelo empregador doméstico gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho alegada na petição inicial, que pode ser elidida por prova em contrário.
RRAg-0000750-81.2023.5.12.0019

Tema 123
A alteração nos regulamentos internos da Conab, que garantiam aos seus empregados a incorporação de gratificação de função ao salário, não afeta os empregados que já tinham esse direito adquirido, independentemente de decisão do Tribunal de Contas da União pela supressão das referidas rubricas.
RRAg-0000769-40.2022.5.17.0001

Tema 124
A cessação da conduta ilícita após a propositura da ação civil pública não impede, por si só, o deferimento da tutela inibitória, que visa prevenir práticas ilícitas futuras.
RR-0001270-88.2023.5.09.0095

Tema 125
Para fins de garantia provisória de emprego prevista no artigo 118 da Lei 8.213/1991, não é necessário o afastamento por período superior a 15 dias ou a percepção de auxílio-doença acidentário, desde que reconhecido, após a cessação do contrato de trabalho, o nexo causal ou concausal entre a doença ocupacional e as atividades desempenhadas no curso da relação de emprego.
RR-0020465-17.2022.5.04.0521

Tema 126
Aplica-se a prescrição trienal prevista no artigo 206, §3º, do Código Civil à pretensão contida na ação de indenização por dano em ricochete (indireto ou reflexo).
RR-0020617-54.2023.5.04.0384

Tema 127
Extinto o contrato de trabalho na vigência da Lei 13.467/2017, é devida a aplicação da multa do artigo 477, § 8º, da CLT quando o empregador deixar de entregar os documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes em até dez dias do término do contrato, ainda que as verbas rescisórias sejam pagas no referido prazo.
RR-0020923-28.2021.5.04.0017

Tema 128
O exercício concomitante da função de cobrador pelo motorista de ônibus urbano não gera direito à percepção de acréscimo salarial. RR-0100221-76.2021.5.01.0074

Tema 129
O adicional de periculosidade integra a base de cálculo das horas variáveis dos aeronautas.
RRAg-1000790-36.2016.5.02.0709

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto e foto: TST 


Iniciativa pontou ações de segurança que podem ser adotadas no dia a dia para terceirizados, estagiários e aprendizes

54482881929 5e3930af85 cEm alusão ao Dia Mundial de Segurança e da Saúde no Trabalho, o Fórum Trabalhista de Manaus (FTM) sediou, nesta segunda-feira (28), uma palestra sobre como prevenir acidentes e medidas de segurança em casos de sinistros. A ação foi conduzida pela juíza do trabalho Andrezza Lins e direcionada aos terceirizados, estagiários e aprendizes do Tribunal Regional do Trabalho da 11⁠ª Região AM/RR (TRT-11).

A iniciativa é coordenada pelo Comitê do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho/Programa Trabalho Seguro no TRT-11, sob a gestão do desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva e como gestoras regionais as juízas do trabalho Carolina de Souza Lacerda Aires França, Andrezza Lins Vieira e Bárbara de Oliveira Villas Boas Silveira.

Conforme a palestrante, a medida reforça que a prevenção e a conscientização a esses acidentes no âmbito do TRT-11. “Nosso objetivo é conscientizar todos os trabalhadores, independente do vínculo, para tomarem conta do local de trabalho, exigirem seus direitos quanto às normas de segurança e saúde, para que possa ser evitado acidentes e doença ocupacional”, salienta a juíza.

54482967998 7f28d845e3 cjuíza do trabalho Andrezza Lins Vieira

A palestrante abordou durante a exposição medidas preventivas e treinamentos ao trabalhador contra acidentes nos espaços onde atuam, buscando incentivar melhores medidas no dia a dia. “Achei a palestra de suma importância, pois destaca as dificuldades que os trabalhadores encontram nas organizações e principalmente, ajuda os colaboradores a enxergarem e se portarem em situações que podem comprometer sua saúde física ou mental”, disse o estagiário Brendo Moreira, lotado na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGPES).

Conforme dados apresentados durante a palestra, o Brasil registra anualmente milhares de acidentes laborais, muitos dos quais poderiam ser evitados com medidas simples de segurança, conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Nesse cenário, a Justiça do Trabalho incentiva ações durante o Abril Verde, mês onde instituições, empresas e profissionais discutem sobre medidas para prevenir acidentes de trabalho.

 

 

 

Comunicação de acidente de trabalho

Andrezza também abordou sobre a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), sendo um documento que formaliza, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a ocorrência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Esse documento é de emissão obrigatória por parte do empregador e deve ser registrada imediatamente depois do acidente ou no primeiro dia útil após o sinistro, mesmo sem afastamento do funcionário.
Nos casos onde o empregador se omite, a notificação pode ser feita pelo próprio trabalhador, seus dependentes, sindicatos, médicos ou autoridades públicas. A emissão é realizada online, por meio da plataforma Gov.br. O CAT é fundamental para assegurar os direitos previdenciários e trabalhistas do profissional atingido.

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#ParaTodosVerem

Imagem 1 : palestra sobre “Segurança no Trabalho” para um grupo uniformizado em auditório com púlpito, bandeiras e tela de projeção.

Imagem 2 : A imagem mostra uma mulher falando ao microfone, usando blazer preto e óculos, durante uma apresentação. Ela está em pé diante de uma mesa com cadeira executiva ao fundo, em ambiente formal.

Imagem 3 : A imagem mostra um auditório cheio, com várias fileiras de pessoas sentadas de frente para uma mulher que faz uma palestra. A maioria dos presentes veste roupas azuis. Ao fundo, há um púlpito, bandeiras e uma tela com um slide projetado. O ambiente é bem iluminado e formal.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Juliana Damasceno 
Fotos: Renard Batista

 

Evento reforça a gestão participativa e convida a sociedade a contribuir com a melhoria da Justiça do Trabalho

279O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) quer ouvir a sociedade para definir as Metas Nacionais do Poder Judiciário que serão adotadas em 2026. A Presidência do TRT-11 promoverá uma audiência pública no próximo dia 9 de maio de 2025 (sexta-feira), a partir das 11h, no auditório da Sede Administrativa, localizada à Rua Tefé, n° 930, Bairro: Praça 14 de Janeiro - Manaus/AM.

Com o tema "Participação na Elaboração das Metas Nacionais no âmbito da Justiça do Trabalho da 11ª Região", o evento é aberto para magistrados, servidores, empresas, entidades civis, associações de classe, estudantes, imprensa, jurisdicionados e demais cidadãos. O objetivo é discutir propostas que contribuam para o aprimoramento da prestação jurisdicional no TRT-11, além de fortalecer a gestão participativa no Tribunal. Acesse o Edital n° 4/2025.

Gestão participativa no Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estimula a gestão participativa no Poder Judiciário por meio da Rede de Governança Colaborativa e da atuação dos Comitês Nacionais e Regionais. Este modelo busca a construção coletiva das metas e estratégias que orientarão o desempenho dos tribunais.

Conforme a Resolução CNJ nº 221/2016, as metas são níveis de desempenho e resultados que se pretende alcançar, alinhados ao planejamento estratégico do TRT-11 e ao Plano de Gestão da Presidência. Dessa forma, é fundamental a contribuição de todos que integram e utilizam os serviços da Justiça do Trabalho no Amazonas e em Roraima.

Participe!

Interessados em participar da audiência podem confirmar presença pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (92) 3621-7203, informando nome, telefone, e-mail e, se desejarem, a intenção de se manifestar oralmente durante o evento. Também será possível enviar manifestações por escrito até cinco dias antes da audiência.

A construção das metas depende da sua voz. Compareça e contribua para o futuro da Justiça do Trabalho!

Audiência Pública: Participação na Elaboração das Metas Nacionais para 2026
Data: 9 de maio de 2025
Horário: 11h
Local: Auditório da Sede Administrativa do TRT-11
Endereço: Rua Tefé, 930 - Praça 14 de Janeiro - Manaus/AM

PORTAL Audiencia Publica no TRT 11 2025

 

#ParaTodosVerem

Imagem 1: Imagem com fundo claro. À esquerda, o texto "Audiência Pública – Metas Nacionais do Poder Judiciário" em azul escuro. No canto superior, o logotipo do TRT da 11ª Região (Amazonas e Roraima). À direita, um alvo com uma flecha cravada no centro vermelho, simbolizando o alcance de metas.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto e imagem: Coordcom 

Campanha nacional aborda prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável

277Mesa de abertura do Canpat 2025O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11) participou, nesta segunda-feira (28), da abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho (Canpat) 2025, realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Manaus. Com o tema “CIPA e SESMT — Protegendo vidas no trabalho”, a campanha deste ano ressalta a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

A data do evento foi escolhida em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, reforçando a importância de agir em prol de um ambiente laboral mais seguro e saudável. O evento reúne trabalhadores, empresários, sindicalistas e representantes dos órgãos trabalhistas com o objetivo de promover diálogo e conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.

Representando o TRT-11, o presidente do Regional, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, participou da mesa de abertura e destacou a relevância de disseminar os conhecimentos adquiridos durante o evento para a construção de um ambiente laboral mais saudável e consciente. “É uma honra participar deste evento, dada sua importância para as pessoas que trabalham em diversas áreas. Nos últimos dez anos, surgiu um aumento nos diagnósticos de doenças psicossociais. Este é um tema que merece nossa reflexão e atenção, pois somente com uma abordagem colaborativa e informada poderemos entender e enfrentar esses desafios”, afirmou o desembargador.

Já o juiz do trabalho Igo Zany Nunes Corrêa, do TRT-11, também participou e contribui em temas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Ele abordou questões sobre riscos psicossociais e destacou a importância da atuação dos Tribunais do Trabalho na prevenção de situações que possam impactar negativamente o ambiente laboral, como assédio moral e discriminação.

A superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas, Francinete Lima, reforçou a segurança e saúde como pilares essenciais para mobilizar a sociedade na redução de acidentes de trabalho. “Precisamos mudar o cenário em relação a tantos acidentes, pois sabemos que um trabalhador saudável produz mais. O combate aos acidentes de trabalho é bom para o trabalhador, para a empresa e para a sociedade como um todo.” 278Presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro, e a superintendente do MTE Francinete Lima

A procuradora do trabalho, Joali Ingrácia Santos de Oliveira, destacou o papel do Ministério Público do Trabalho em garantir um ambiente laboral seguro e saudável. Ela ressaltou a importância da colaboração entre órgãos de fiscalização e empresas como uma forma eficaz de prevenir acidentes e doenças ocupacionais. “Além disso, é indispensável termos uma visão de precaução, que nos permita antecipar e evitar potenciais situações capazes de afetar a saúde ou causar acidentes.”

O diretor-adjunto da Coordenadoria de Relações do Trabalho e Emprego da Fieam, José Wilson Falcão da Costa, salientou o papel da indústria como um pilar econômico no Estado do Amazonas, além do compromisso com a saúde e segurança dos trabalhadores. “Não queremos alta produtividade à custa da saúde e segurança dos trabalhadores. Queremos ser referência em produção, com trabalhadores saudáveis e felizes.”

O chefe da Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Amazonas (SRTE/AM), Francisco Edson Ferreira, enfatizou a importância da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) como base essencial para a gestão de riscos no ambiente laboral. “Prevenir é sempre melhor do que remediar, e isso requer planejamento. Devemos abandonar práticas improvisadas que frequentemente levam a acidentes, como na montagem de andaimes ou em instalações inadequadas.”

Campanha nacional
A campanha de prevenção de acidentes de trabalho ocorre simultaneamente em todos os estados, com uma programação que se estende até outubro, incluindo palestras realizadas também em escolas. “Por meio dessas palestras, buscamos justamente conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da antecipação de riscos, para termos pessoas mais saudáveis e felizes no trabalho. Afinal, o trabalho é a nossa segunda casa, onde passamos grande parte do nosso dia”, disse a auditora fiscal do trabalho Juliana Matos da Silveira Carvalho.

Juliana também destacou que, embora o foco principal seja a indústria, devido à alta demanda do Estado, todas as atividades de trabalho necessitam de uma atenção especial à prevenção de acidentes. “O trabalho realizado na Canpat, com o início das palestras, cumpre nossa função orientativa, promovendo conscientização e busca de proximidade com a sociedade, atendendo tanto empregados quanto empregadores”, concluiu.

O evento conta com a participação de diversas instituições, como a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho (AAMEST), a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), o Ministério do Trabalho e Emprego e o Governo Federal.

#ParaTodosVerem
Imagem 1: Um evento em uma sala de conferências com pessoas assistindo a um painel de discussão. Ao fundo, há um banner com a frase: "CIPA e SESMT — Protegendo vidas no trabalho", indicando o tema central da Canpat 2025. O local é o SENAI, com uma mesa de abertura e uma tela de projeção exibindo informações do evento.

Imagem 2: O desembargador presidente do TRT-11, um homem de terno, com expressão formal, ao lado da superintendente do Trabalho e Emprego no Amazonas, Francinete Lima, uma mulher de cabelo médio e semblante sério. Ambos estão em pé diante de um banner da Canpat 2025.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Carlos Andrade

Cenário de mais de 472 mil afastamentos por transtornos mentais em 2024 levou à atualização da NR-1 para incluir riscos psicossociais. 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

276Jornadas exaustivas, controle excessivo das chefias, cobranças sem reconhecimento e um clima constante de desconfiança. Antes mesmo de o expediente começar, o celular já vibra com uma nova mensagem de trabalho. O tempo para ir ao cinema, ler um livro ou encontrar amigos desaparece aos poucos. As reuniões são tensas, as metas inalcançáveis, e as horas extras se acumulam em um banco de horas esquecido pela empresa – sem nenhuma previsão de descanso.

Dinâmicas de trabalho como essa têm levado trabalhadoras e trabalhadores ao adoecimento físico e mental. Sem identificação com o que fazem, enfrentam crises de identidade, desconexão com os propósitos do trabalho, transtornos como ansiedade e depressão, esgotamento e estresse crônico. A vida, aos poucos, se fragmenta entre o emprego e o pouco que resta além dele.

Os números confirmam a gravidade do problema. Só em 2024, mais de 472 mil brasileiros precisaram se afastar temporariamente de seus postos de trabalho por questões de saúde mental, segundo o Ministério da Previdência Social (MPS). O benefício, antes conhecido como auxílio-doença, é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após perícia médica que comprove a necessidade de afastamento por mais de 15 dias.

Para enfrentar essa crise, uma mudança importante entrará em vigor no próximo mês: a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata do gerenciamento de riscos ocupacionais e das medidas de prevenção em segurança e saúde no Trabalho. A nova regra inclui a gestão de "riscos psicossociais" no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas. Na prática, isso significa que as organizações terão de identificar, avaliar e adotar medidas para prevenir e reduzir os impactos desses riscos no ambiente de trabalho – assim como já fazem com os riscos físicos, químicos e biológicos.

Vale saber! No final de 2023, a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) passou a incluir:  Ansiedade Esgotamento (burnout) Depressão Tentativa de suicídio  A pessoa que se afasta por doença relacionada ao trabalho por mais de 15 dias pelo INSS tem garantida a estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno ao serviço e não pode ser demitida sem justa causa nesse período.  Fonte: Ministério da Saúde e Lei 8.213/1991

Confiança e propósito: os novos pilares da gestão de pessoas

A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Sandra Gioffi, avalia que a pauta ultrapassa as fronteiras do RH, pois trata de um tema estratégico que impacta diretamente a produtividade, a inovação e a reputação das organizações. A especialista alerta: para enfrentar o problema, não bastam ações pontuais. É necessário construir uma cultura organizacional baseada em confiança, respeito e segurança psicológica. “Um ambiente onde as pessoas possam ser autênticas, expressar dúvidas e emoções, pedir ajuda e errar sem medo de punição”, define.

Nesse contexto, o papel das lideranças é determinante, e Gioffi adverte que a liderança puramente técnica já não é suficiente. “O líder do presente – e do futuro – precisa ser sensível, empático e consciente do impacto que tem na saúde mental de sua equipe.”

A mudança comportamental das novas gerações é outro aspecto que precisa ser considerado. “Esses jovens não toleram ambientes autoritários, pouco saudáveis ou incoerentes com valores humanos. Eles buscam propósito, liberdade, autenticidade e espaços onde possam ser respeitados como indivíduos, e não apenas como ‘recursos’. E estão dispostos a sair de empresas que não respeitam esses princípios”, adianta Gioffi.

“Nova exigência não se resolve apenas com protocolos ou checklists”

A diretora da ABRH destaca que a atualização da NR-1 traz uma oportunidade para que as empresas deixem de atuar apenas em situações de crise e passem a adotar uma abordagem preventiva e integrada. “Ela exige mudança de cultura. Exige maturidade para reconhecer que assédio moral, excesso de pressão, medo, insegurança, isolamento e falta de reconhecimento também adoecem – e matam”, alerta. 

Infográfico com o texto A construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável inclui:  Mapear e monitorar fatores subjetivos, como ambiente tóxico, lideranças abusivas ou falta de sentido no trabalho Qualificar lideranças para serem guardiãs da saúde emocional de seus times, com foco em escuta ativa, empatia e intervenções precoces Adaptar práticas organizacionais às novas expectativas das gerações Z e Alpha, que demandam mais horizontalidade, coerência entre discurso e prática e um ambiente emocionalmente saudável como pré-requisito, não como diferencial Construir espaços seguros para conversas difíceis, dando voz aos colaboradores e valorizando a diversidade de experiências e emoções  Fontes: Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH)


 

Precarização do trabalho tem impactos na saúde mental

Para o professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP/UnB) Pedro Costa, a crescente precarização do mundo do trabalho – e consequentemente da saúde mental de trabalhadoras e trabalhadores – é o elemento central de um cenário marcado por retrocessos em direitos, intensificação das jornadas e avanço da informalidade. O professor avalia que a chamada “crise do trabalho” não deve ser vista de forma isolada, mas como uma faceta de uma crise mais ampla dos modos de vida contemporâneo. 

“Essa crise é sistêmica e se manifesta em múltiplas frentes – ambiental, política, econômica e social – refletindo uma sociabilidade em colapso. Nesse contexto, a precarização das relações de trabalho não é um fenômeno pontual, mas parte de um quadro estrutural de deterioração das condições de vida”.
Pedro Costa, professor da UnB

Costa considera fundamental que as empresas assumam responsabilidade na promoção de melhores condições de trabalho, indo além de medidas comumente associadas ao campo da saúde mental. Reduções na jornada, valorização de vínculos formais via CLT e salários dignos são apontados pelo professor como caminhos para enfrentar o sofrimento causado pelo trabalho. 

“Até porque, se o tratamento se pauta pelo afastamento do trabalho, está evidente que o trabalho é justamente a dimensão fundante dessa condição de sofrimento”, avalia o professor da UnB. "Não basta medicar e possibilitar meios de acesso a psicoterapia ou consultas médicas – por mais que isso não deva ser desconsiderado –, mas é necessário que as empresas considerem a necessidade de termos melhores condições de trabalho.”

Abril Verde reforça alerta sobre prevenção de acidentes de trabalho

Entre 2012 e 2022, o Brasil registrou mais de 6,7 milhões de acidentes de trabalho notificados. Neste contexto, a campanha Abril Verde chama a atenção para a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Alinhado a esse propósito, o Programa Trabalho Seguro — uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas — reforça o compromisso com a promoção de ambientes de trabalho mais seguros.

A escolha de abril para a campanha remete ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, data reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto e  imagens: TST

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