236A desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), foi eleita presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) para o período 2025/2026. A eleição ocorreu em 28/3, durante a 80ª reunião do Conselho ocorrida em Natal (RN).

Aclamada por unanimidade, a nova presidente do Conematra já integrava a administração anterior como vice-presidente. Ela agradeceu a indicação do desembargador Paulo Régis Machado Botelho (TRT-7), presidente da gestão 2024/2025, e falou da importância da união das Escolas para um trabalho de excelência. “A nossa pretensão é um trabalho de união do Conselho no sentido de enriquecer cada vez mais. Fazer os eventos nacionais em diferentes regiões enriquece a todos, pois isso permite às Escolas conhecerem outras culturas, bem como as necessidades de cada região, de cada escola, de cada tribunal. Quando você passa a conhecer mais do outro, você aprende e acaba incorporando tudo aquilo que é necessário para o nosso crescimento e enriquecimento, enquanto escola, enquanto diretores de escola. E este crescimento é positivo não só para magistrados e magistradas, servidores e servidoras, mas para a sociedade como um todo”, afirmou.

Também foram eleitos os demais membros da nova administração do Conematra: a vice-presidente Maria Cesarineide de Souza Lima (desembargadora do TRT-14), a secretária-geral juíza Wiviane Souza (TRT-6), e os integrantes do conselho-executivo Flávio Luiz da Costa (TRT-9) e Maria Beatriz Gubert (TRT-12).

Sobre o Conematra
O Conematra é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelas Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho e de Escolas Associativas Trabalhistas. Tem foro na comarca de Brasília e sede administrativa na cidade onde estiver localizado o TRT a que pertencer o presidente da entidade.

#ParaTodosVerem
A imagem mostra cinco pessoas vestidas formalmente, lado a lado, em frente a uma tela de projeção durante um evento chamado Conematra. Parece ser um momento significativo.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Coordcom
Foto: TRT-21

As iniciativas são o foco da segunda matéria sobre o balanço do período

215No biênio 2024/2026, a melhoria da infraestrutura predial, a otimização dos recursos orçamentários e a inovação tecnológica constituem objetivos estratégicos do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). A seguir, confira as ações desenvolvidas nos primeiros 100 dias, alinhadas a três eixos da gestão.

Revitalização da Infraestrutura Predial (Eixo 2)

Ações para a retomada das obras do novo Fórum Trabalhista de Manaus

A gestão do TRT-11 iniciou ações integradas para viabilizar a retomada das obras do novo Fórum Trabalhista de Manaus. Entre as medidas, destaca-se a capacitação técnica de servidores com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), com foco na condução segura e eficaz do processo licitatório. O objetivo é garantir o êxito da nova licitação e a continuidade da obra com responsabilidade técnica e jurídica.

Projeto Correição Integrada

Com o objetivo de fortalecer a atuação da Corregedoria nas Varas do Trabalho do interior, o TRT-11 criou o projeto Correição Integrada. A iniciativa une esforços da Corregedoria e da área de engenharia para avaliar, durante as correições, as condições estruturais dos prédios. O objetivo é identificar melhorias necessárias e promover ambientes mais seguros e funcionais para servidores, advogados e jurisdicionados.

Visitas aos Fóruns de Manaus e Boa Vista

A atual gestão do TRT-11 realizou visitas técnicas aos Fóruns Trabalhistas de Manaus/AM e Boa Vista/RR para diagnóstico e planejamento de melhorias estruturais. Em Boa Vista, foi avaliada a infraestrutura física e discutida a criação de um ambulatório para servidores e magistrados. As visitas contaram com a participação da Presidência, Direção-Geral e setor de engenharia. A ação visa aprimorar o ambiente de trabalho e o atendimento ao público.

 

233Visita ao Fórum Trabalhista de Manaus

234Visita ao Fórum Trabalhista de Boa Vista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aperfeiçoamento da gestão orçamentária e financeira (Eixo 6)

Redução com despesas de viagens

O TRT-11 reduziu expressivamente as despesas com viagens de magistrados e servidores nos dois primeiros meses de 2025. Conforme o relatório de despesas elaborado pela Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF), os pagamentos de diárias e passagens diminuíram 68,07% em comparação ao mesmo período do exercício de 2024.

Tecnologia e inovação (Eixo 8)

Integração do sistema Simba

A partir deste ano, os resultados das investigações patrimoniais no sistema Simba passam a ser compartilhados entre as 32 Varas do Trabalho do TRT-11. A medida visa aumentar a eficiência da execução trabalhista e evitar retrabalho. O Simba permite o rastreamento de movimentações financeiras de devedores e a análise detalhada de possíveis fraudes. A centralização das informações é coordenada pela Divisão de Pesquisa Patrimonial (Dipep), nos termos da Portaria 130/2025/SGP.

231Obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus

235Reunião entre dirigentes e magistrado(a)s do TRT-11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem:

Imagem 1: Arte em fundo branco, com as palavras 100 Dias de Gestão 2024/2026 nas cores predominantes azul e amarelo. Como marca d’água, a deusa Têmis, na cor cinza.
Imagem 2: Grupo de pessoas com roupas formais caminha em um salão de entrada, perto de duas fileiras de cadeiras vermelhas à esquerda.
Imagem 3: Grupo de oito pessoas com roupas formais em um salão de entrada.
Imagem 4: Prédio em construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus, com uma estrutura alta de concreto, ainda sem vidraças. O céu está parcialmente nublado, enquanto edifícios ao redor compõem a paisagem urbana.
Imagem 5: reunião em um auditório, com pessoas sentadas, em frente a uma mesa onde estão três homens e uma mulher. Todos usam roupas formais.

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Andreia Nunes e Paula Monteiro
Arte: Carlos Andrade
Fotos: Acervo Coordcom

Nota de pesarO Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor JOSÉ AUGUSTO NEPOMUCENO, aos 59 anos, lotado na 1ª Vara do Trabalho de Manaus, ocorrido na sexta-feira (11/4).

Foram 36 anos de exemplar dedicação à Justiça do Trabalho, marcados por uma trajetória pautada pelo respeito, responsabilidade e companheirismo. No exercício do cargo de técnico judiciário, José Augusto construiu um legado de integridade e deixa uma memória afetiva duradoura entre colegas, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.

O velório está ocorrendo na Funerária Canaã neste sábado (12/4), sala 6, localizada na Avenida Major Gabriel. O cortejo fúnebre sairá às 15h deste sábado (12/4), com destino ao Cemitério Parque de Manaus (Av. do Turismo, 107 - Tarumã) , onde será realizado o sepultamento.

Em nome de magistrados e servidores, a Presidência do TRT da 11ª Região manifesta suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos, neste momento de profunda dor.


⭐ 08/12/1965
️ ✝️11/04/2025

Justiça do Trabalho retoma construção com meta de licitação em um ano e conclusão em 30 meses

231A retomada da construção do novo Fórum Trabalhista de Manaus é uma das metas prioritárias da atual gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). O novo prédio, que vai contar com modernas técnicas de construção civil, com foco na sustentabilidade, representará um marco para a Justiça do Trabalho na capital amazonense.

O novo prédio, com uma área de 25 mil m², terá 15 andares, incluindo três subsolos destinados ao estacionamento. A estrutura será capaz de acomodar 26 Varas do Trabalho e contará com áreas de apoio, bancos, salas da Escola Judicial e um auditório para até 141 pessoas. O orçamento da obra está estimado em R$ 91,5 milhões. Além disso, a construção proporcionará uma economia anual de aproximadamente R$ 8,1 milhões aos cofres do TRT-11, eliminando os gastos com o aluguel atualmente pago pelo prédio onde funciona o Fórum Trabalhista de Manaus.

A previsão para concluir o prédio do novo Fórum Trabalhista de Manaus é de 30 meses após o término da licitação. Para acelerar o processo, a Diretoria-Geral do TRT-11 desenvolveu o projeto Mãos à Obra, com o objetivo de finalizar a licitação em um ano. A iniciativa faz parte do Eixo 2 do planejamento estratégico do biênio 2024–2026, liderado pelo presidente do regional, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, que tem como prioridades a revitalização da infraestrutura predial, a promoção da qualidade de vida e a sustentabilidade.

Essa obra tem como objetivo melhorar o ambiente para servidores, magistrados, advogados e jurisdicionados. Para alcançar esse propósito, o projeto conta com a colaboração de diversos setores do TRT-11, como a Diretoria-Geral, Secretaria de Administração, Secretaria de Assessoramento Jurídico-Administrativo, Coordenadoria de Manutenção e Projetos, Núcleo de Engenharia e Arquitetura, Coordenadoria de Governança de Contratações e Obras, além do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o diretor-geral Ildefonso Rocha de Souza, a relevância do projeto é promover a integração das unidades administrativas do TRT-11. “O objetivo é garantir que essas unidades trabalhem de forma coesa para concluir, com êxito, o processo licitatório e permitir a retomada da obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus, cuja finalização está pendente há anos e integra um dos principais eixos da gestão atual da Presidência.”

As principais ações do projeto incluem: capacitar servidores na gestão e fiscalização de contratos de obras e serviços de engenharia, conforme a Lei n.º 14.133/2021; identificar necessidades e etapas da contratação com as unidades gestoras; criar um sistema de gerenciamento das etapas e tarefas de contratação; promover reuniões com os gestores das unidades responsáveis; e finalizar o processo licitatório para retomar a obra do novo Fórum Trabalhista de Manaus.

Curso
230Curso de licitação feito para servidores do TRT-11A etapa inicial do projeto Mãos à Obra foi marcada pela realização de dois treinamentos in company, ministrados pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Jardim Cavalcante e André Pachioni Baeta. Os cursos ocorreram nos meses de fevereiro, março e abril, totalizando 32 horas de capacitação, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e no Planejamento de Contratações.

Histórico
A obra do Fórum Trabalhista de Manaus, licitada em 2013 e iniciada em 2014, foi interrompida em 2016 devido a problemas financeiros da empresa contratada. Em 2018, uma nova empresa foi contratada para concluir a estrutura de concreto e, em 2021, outra contratação foi feita para finalizar a alvenaria da fachada, totalizando R$ 33,6 milhões em gastos até o momento.

Em 2022, o TRT-11 revisou os projetos utilizando a metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), que integra elementos arquitetônicos, estruturais e de instalações, garantindo maior precisão, qualidade, redução de desperdícios e minimização de problemas técnicos. Essa revisão foi aprovada pelo CSJT em junho de 2024.

O prédio segue também as diretrizes da Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050/2020), com rampas, elevadores, sanitários e sinalizações, projetados para garantir autonomia, conforto e segurança para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

232Projeto do novo Fórum Trabalhista de Manaus

 

#ParaTodosVerem
Imagem 1: A imagem mostra o prédio em construção do novo fórum trabalhista de Manaus, com uma estrutura alta de concreto, ainda sem vidraças. Há andaimes e barreiras de segurança no topo, indicando que a obra está em andamento. O céu está parcialmente nublado, enquanto edifícios ao redor compõem a paisagem urbana.
Imagem 2: A imagem mostra uma sala organizada e iluminada, onde pessoas formalmente vestidas participam de um curso do projeto Mãos à Obra. Algumas fazem anotações, enquanto outras utilizam dispositivos eletrônicos.
Imagem 3: A renderização do novo fórum trabalhista de Manaus exibe um edifício moderno com fachada em tons de laranja e branco, grandes janelas e áreas verdes ao redor. A entrada principal possui rampa e escadas, complementada por pessoas e carros ao redor.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Fotos: Acervo Coordcom

247O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, realizou, nesta quinta-feira (10), uma visita técnica ao Prédio-Anexo do TRT-11, situado na rua Belém, em Manaus, onde estão localizados os depósitos de bens patrimoniais e materiais de consumo da instituição, além da Coordenadoria de Material e Logística (Colog).

Acompanhado da juíza auxiliar da Presidência, Carla Nobre, o presidente percorreu as unidades da Colog e teve a oportunidade de conhecer de perto a rotina de trabalho, as instalações e os principais desafios enfrentados pela equipe. A visita teve como objetivo identificar melhorias estruturais que possam ser implementadas a curto prazo.

“Hoje foi dia de visita às instalações do Tribunal do Trabalho. Começamos pelo local onde são armazenados os materiais de consumo e os bens permanentes e de expediente, o que muitos chamam de ‘depósito’ — termo que talvez não represente bem a importância do espaço. Identificamos algumas dificuldades que devem ser resolvidas em até 30 dias”, afirmou o presidente.

A diretora da Coordenadoria de Material e Logística, Ione da Costa, destacou a relevância da visita. “Recebemos com muita honra a visita do presidente do TRT-11 e de sua comitiva, o que muito nos alegrou. Apresentamos as unidades da Colog — patrimônio, almoxarifado e seus respectivos depósitos — e mostramos nosso empenho e dedicação para garantir o bom funcionamento da área. A visita foi enaltecedora e nos motiva ainda mais a manter o padrão de organização e eficiência em prol do nosso Regional”, declarou.

Nova agência bancária no FTM
Na sequência, o presidente esteve no Fórum Trabalhista de Manaus (FTM) para acompanhar a avaliação de um espaço, no 3º andar do prédio, que poderá abrigar uma nova agência bancária ainda no primeiro semestre de 2025.

“Tratamos da possível cessão de um espaço para instalação de mais uma agência bancária. A ideia é que os valores decorrentes desse uso possam contribuir para o custeio de despesas do Tribunal, considerando as limitações orçamentárias que enfrentamos", destacou o presidente.

Também acompanharam as visitas a secretária-geral da Presidência, Gesla Lima; o diretor-geral, Ildefonso Rocha; além de diretores e servidores da Secretaria de Administração (SAD), da Coordenadoria de Manutenção e Projetos (Comanp) e do Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA), unidades responsáveis pelo suporte às demandas estruturais e logísticas do Tribunal.

Confira as fotos da visita técnica.

#ParaTodosVerem
A imagem retrata o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, juntamente com a juíza Carla Nobre, a secretária-geral Gesla Lima e outros servidores, em uma sala de armazenamento com caixas e paletes.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Andreia Nunes
Fotos: Carlos Andrade

Samsung, Philco, Caloi, Dunorte Distribuidora, Pemaza, Supermercado & Emporium Rodrigues e Check Up Hospital estarão presentes no evento, ofertando oportunidades aos candidatos

228Mais de 200 vagas de emprego para pessoas com deficiência serão oferecidas durante o “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11). Com a participação de 80 empresas, o evento será realizado em Manaus, de 25 a 30 de abril, e as inscrições podem ser feitas no site: www.even3.com.br/conexao-inclusiva.

Estão disponíveis diversas oportunidades de emprego, incluindo vagas para auxiliar administrativo, motorista, auxiliar de logística, recepcionista, camareira, manutenção, auxiliar de loja, supervisor de vendas, vendedor, auxiliar de contabilidade, técnico em manutenção empresarial, auxiliar de produção, além de estágios e programas de aprendizagem. Empresas como Samsung, Philco Eletrônicos e Caloi, do Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como instituições como Pemaza, Dunorte Distribuidora, Supermercado & Emporium Rodrigues e Check Up Hospital, estarão presentes oferecendo oportunidades de emprego.

A iniciativa, que conta com o apoio do programa Mais Acesso, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e do Ministério Público do Trabalho (MPT), visa conectar empresas e profissionais com deficiência, capacitar candidatos para processos seletivos e promover recrutamento. O evento também incluirá entrevistas, workshops, oficinas práticas e ações voltadas ao bem-estar, orientação jurídica e emissão de documentos.

No Amazonas, segundo dados de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), há 253 mil pessoas com deficiência, das quais somente 34% estão empregadas, sendo 72 mil com 25 anos ou mais, conforme o IBGE. Diante desse cenário, a feira busca criar conexões entre empresas locais e pessoas com deficiência, oferecendo suporte da Justiça do Trabalho.

Para a juíza do trabalho Carla Nobre, auxiliar da presidência do TRT-11, o objetivo é promover inclusão no mercado de trabalho. “Você, pessoa com deficiência, que deseja ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, este é o momento para buscar sua inserção profissional. Nosso foco é combater totalmente o capacitismo e garantir que as empresas que participam do Conexão Inclusiva não apenas cumpram uma cota, mas atuem como empresas cidadãs, com responsabilidade social”, convida a magistrada. 

O evento, que busca transformar o Amazonas em uma referência nacional em inclusão, terá atividades presenciais e online. No dia 25, a programação presencial contará com abertura oficial, simulação de entrevistas acessíveis, workshops, rodada de recrutamento e oficinas de empreendedorismo. Também serão emitidos documentos como Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPTEA), Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Entre 28 e 30 de abril, as atividades online abordarão inclusão no mercado de trabalho, inteligência artificial aplicada à elaboração de currículos, técnicas de oratória e painéis interativos. A programação incluirá recrutamento, consultoria de carreira e o lançamento do edital do Selo Empresa Inclusiva, que reconhece empresas com políticas de inclusão. O evento encerrará com sorteios de brindes.

Para a coordenadora do programa “Mais Acesso” da UEA, professora Marklea Ferst, esse evento “representa um marco na construção de um mercado de trabalho mais inclusivo no Amazonas e na região Norte como um todo.”

#ParaTodosVerem
A imagem mostra uma Carteira de Trabalho e Previdência Social do Brasil. Ela é de cor azul e possui o brasão da República Federativa do Brasil na parte superior.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Jonathan Ferreira
Foto: Banco de imagens

Em 2025, contribuintes são incentivados a destinar parte do imposto de renda em benefício de crianças do Marajó (PA)

227O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu início à campanha Se Renda à Infância 2025: pelas Crianças do Marajó. A ação, que conta com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e demais órgãos do Poder Judiciário, visa beneficiar a população infantojuvenil do Pará, em especial a região do Marajó.

A destinação do imposto para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente é simples e pode ser feita diretamente no sistema da Receita Federal, sem custos adicionais para o contribuinte. A campanha de 2025 concentra esforços na região do Marajó e está alinhada à Ação para Meninas e Mulheres do Marajó, coordenada pela conselheira Renata Gil, que luta contra a violência, exploração sexual e outras violações de direitos no arquipélago.

Além de arrecadar fundos para os projetos sociais voltados à infância e adolescência no Marajó, a campanha também busca conscientizar a sociedade sobre a importância de apoiar políticas públicas para a promoção de direitos fundamentais. Os recursos arrecadados serão aplicados em programas que visam melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes da região, garantindo acesso a direitos básicos e promovendo a inclusão social.

Sobre a Campanha
Lançada em 2021, a campanha Se Renda à Infância tem como principal objetivo estimular a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, com foco em atender demandas específicas de áreas com grande vulnerabilidade social.

Ao longo dos anos, a ação tem ganhado força e se consolidado como uma importante iniciativa para a transformação da realidade de crianças e adolescentes no Brasil. Em 2024, a campanha foi reforçada com parcerias estratégicas de entidades e instituições que compartilham o compromisso com a defesa dos direitos da infância e adolescência.

Como participar

Contribuir para a campanha é fácil e não gera custos adicionais. Contribuintes que fazem a declaração completa do Imposto de Renda, com ou sem imposto a restituir, e empresas que optam pelo lucro real, podem destinar parte do valor devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A doação pode ser feita durante todo o ano, com compensação fiscal posterior ou no momento da declaração de Imposto de Renda.

A campanha conta com o apoio de importantes organizações e instituições, como órgãos do Poder, Judiciário, a Receita Federal, o Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais, o Ministério Público, o Conselho Nacional do Ministério Público, e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, entre outros.

Os detalhes sobre como realizar a doação estão disponíveis nos manuais da Receita Federal, disponíveis abaixo. Mais detalhes sobre a iniciativa podem ser acessados diretamente na página da campanha. Saiba mais e colabore para um futuro melhor para as crianças do Marajó.


Manual 1

Manual 2

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica colorida com corações de fundo. No card, o texto: Se Renda à Infância 2025, pelas crianças do Marajó. No rodapé a logo do CNJ e do TRT 11ª Região.


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: CNJ
Edição de texto: Paula Monteiro
Arte: CNJ

Durante esta semana as audiências e sessões estão suspensas, porém a contagem dos prazos processuais segue normal.

222Diretora da Ejud11, des. Ruth Sampaio, discursando na abertura do evento.Na manhã desta segunda (7/4), iniciou a XXII Jornada Institucional dos Magistrados (Jomatra) no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR). Realizada pela Escola Judicial do TRT-11 (Ejud11), o evento acontece até a próxima sexta (11) em formato híbrido, com palestras, minicursos e oficinas.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes e da diretora da Escola Judicial, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio. Ao fazer a saudação inicial aos presentes, o presidente do TRT-11 pediu dos magistrados reflexão sobre o futuro da Justiça do Trabalho. “Hoje estamos diante de uma descaracterização daquele contrato de trabalho que todos nós aprendemos na Faculdade de Direito. Criou-se a figura do empreendedor com a mochila nas costas, que percorre as ruas da cidade, suportando alguns quilos durante mais de oito horas de jornada, por um mísero salário. Reflitam sobre isso, porque de nós depende o futuro da justiça do trabalho no Brasil”, afirmou.

Abrindo oficialmente o evento, a diretora da Ejud11, desembargadora Ruth Sampaio, destacou a relevância do aprendizado contínuo e da temática escolhida para esta edição da Jomatra: ‘Novos Rumos da Justiça do Trabalho: Inovações e Modernidades’. “Este tema reflete o nosso compromisso inabalável com a constante evolução e aprimoramento da prestação jurisdicional. Estamos vivendo um momento de transição, onde a modernidade se encontra com a tradição. É essencial que, como magistrados, estejamos abertos ao aprendizado contínuo e à adaptação. A Justiça do Trabalho enfrenta desafios únicos, e é nossa responsabilidade encontrar soluções inovadoras que atendam às necessidades da sociedade contemporânea”, acrescentou.

Linguagem simples

Os trabalhos foram iniciados com a palestra da juíza do Trabalho do TRT-11 Gisele Lima, titular da 10ª Vara do Trabalho de Manaus. Ela falou sobre “Linguagem simples e visual law”, explicando que a ideia é fazer uma comunicação mais simples, tanto dos documentos jurídicos, como sentenças e decisões, quanto dos documentos internos, entre os magistrados e servidores, de forma a facilitar também a comunicação entre os setores.

“A ideia da visual law é aplicar e trazer as regras do design para o direito. É passar a informação à comunidade de uma forma mais simples e visual, fazendo com que todos consigam alcançá-la”, defendeu a magistrada. Para ela, não precisa falar difícil para informar. “Precisamos alcançar o maior número de pessoas possíveis. Quando a gente fala em acesso à justiça, a gente quer alcançar todos, independente da escolaridade”, disse.

223Juíza do Trabalho do TRT-11, Gisele Lima, falou sobre Linguagem Simples e Visual Law.

224Juiz João Valério, do TJ/PA, ministrou oficina sobre IA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inteligência artificial

Em seguida, o juiz João Valério Moura Júnior, do Tribunal de Justiça do Pará, ministrou a oficina de tema “Inteligência Artificial na prática: ferramentas e soluções”. Com o objetivo de colocar os magistrados dentro do que há de mais moderno envolvendo inteligência artificial, a oficina trabalhou a teoria e a prática. “Vamos fazer uma imersão, para que eles consigam visualizar como aplicar a inteligência artificial no dia a dia do trabalho”, explicou o magistrado.

Para ele, o tempo é o bem mais precioso de todo mundo e a inteligência artificial possibilita dar mais qualidade ao trabalho. “É o novo mundo que a gente vive hoje. Temos um trabalho muito repetitivo e a com a IA temos mais tempo para desenvolver nossas habilidades para aquilo que, de fato, tem impacto, como a análise de um processo ou uma audiência, por exemplo. Isto transforma completamente a forma de trabalhar. A ideia é justamente ajudar o magistrado, ganhar tempo, usar essa tecnologia em favor do trabalho”, argumentou.

Suspensão de prazos

Durante o período da realização da Jomatra, audiências e sessões ficam suspensas nas unidades judiciárias do TRT-11. No entanto, essa medida não afeta a contagem dos prazos processuais e o expediente, que segue normal na semana de 7 a 11 de abril de 2025. Acesse aqui a portaria que suspende as audiências e sessões durante a XXII Jomatra: Portaria nº 148/2025/SGP .

225Des. José Dantas de Góes, des. Solange Maria Santiago Morais, e des. Lairto José Veloso prestigiaram o evento da Ejud11.

226Em formato híbrido, a XXII Jomatra segue até o dia 11/4.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem

Imagem 1:Mulher fala em púlpito de madeira, com pessoas sentadas ao fundo em bancada frente a painel colorido. Cores predominantes: marrom, branco e tons vibrantes.

Imagem 2:Mulher apresenta em púlpito de acrílico com notebook, ao lado de telão exibindo gráfico colorido sobre benefícios. Ambiente amplo, com cadeiras vazias e carpete azul. Cores predominantes: azul, branco e rosa.

Imagem 3: Homem de terno fala ao microfone diante de plateia, com mural colorido ao fundo e cadeiras vazias na bancada. Cores predominantes: cinza, branco e tons vivos no painel.

Imagem 4 : Três pessoas bem-vestidas estão sentadas à mesa com crachá “Desembargadores”, em evento formal com público ao fundo. Cores predominantes: azul, branco e tons neutros.

 

 

Confira a programação completa.

Acesse as fotos do primeiro dia da XXII Jomatra.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Martha Arruda
Fotos: Roumen Koynov

Três matérias especiais apresentam o balanço das principais ações já realizadas

215O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) completou, no último dia 23 de março, os 100 primeiros dias da gestão do biênio 2024–2026. Sob a presidência do desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, e com atuação integrada do vice-presidente, desembargador David Alves de Mello Júnior, e do corregedor regional, desembargador Alberto Bezerra de Melo, a nova administração possui oito eixos estratégicos, que orientam ações voltadas ao acesso à Justiça, à valorização de pessoas e à modernização do serviço público.

“Queremos uma Justiça do Trabalho que esteja cada vez mais perto das pessoas, com serviços acessíveis, ações que gerem impacto real e resultados que a população possa sentir no dia a dia. Esses 100 dias mostram que estamos no caminho certo”, destacou o presidente do TRT-11, desembargador Jorge Alvaro.

Com o objetivo de apresentar um panorama das principais ações já realizadas neste período, a Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) inicia, a partir de hoje, a divulgação de uma série de três matérias especiais. A primeira matéria destaca as iniciativas voltadas para dois eixos estratégicos, que buscam ampliar o acesso à justiça, promover a inclusão social, fomentar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida. Confira a seguir:

Ampliação do acesso à Justiça e inclusão social (Eixo 1)

  • Fortalecimento das parcerias institucionais
    O presidente do TRT-11 visitou os presidentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), em 7 de fevereiro, e do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), no dia 21 de março. Os encontros reforçaram a colaboração entre as cortes, visando expandir a atuação da Justiça Itinerante e os Pontos de Inclusão Digital (PIDs) do TRT-11.
  • Participação no Projeto Carreta dos Direitos
    Por meio de um acordo de cooperação técnica, o TRT-11 passou a integrar o projeto Carreta dos Direitos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A ação leva atendimento jurídico gratuito a bairros periféricos de Boa Vista/RR, incluindo os serviços da Justiça do Trabalho, com cronograma mensal até novembro de 2025.
  • Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação da Justiça do Trabalho
    Com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o evento inédito será realizado de 25 a 30 de abril de 2025. A ação do TRT-11 conta com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa busca fortalecer a inclusão, a qualificação profissional e o recrutamento acessível.
  • Produção de conteúdo jornalístico com foco em serviços e decisões jurídicas
    A Coordenadoria de Comunicação Social do TRT-11 intensificou a produção de conteúdos jornalísticos voltados à prestação de serviços, educação em direitos e divulgação de decisões relevantes. As matérias são publicadas no portal institucional e nas redes sociais, com linguagem acessível e foco no interesse público.

216Visita ao presidente do TJAM

217Visita ao presidente do TJRR

 218Assinatura de cooperação técnica com a DPE/RR

 

Sustentabilidade e Qualidade de Vida (Eixo 2)

  • Revisão do Plano de Logística Sustentável
    Aprovada pela Resolução Administrativa nº 76/2025, a nova versão do Plano de Logística Sustentável (PLS 2021–2026) inclui metas de eficiência energética, mobilidade sustentável e consumo consciente. A revisão do PLS 2021–2026 do TRT-11 contempla as novas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a agenda do Pacto Global 2025 (COP30).
  • Projeto Descarboniza TRT-11
    Ampliar o uso da energia renovável é um dos objetivos do projeto Descarboniza TRT-11. Entre as iniciativas previstas, destaca-se a ampliação do número de placas solares nos prédios em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e no interior do Amazonas. O pregão eletrônico foi lançado no dia 5 de fevereiro. Atualmente, a Sede Judiciária é o único prédio com geração de energia solar, com 100 placas instaladas.
  • Campanha Vestir para Vencer
    Por meio da campanha Vestir para Vencer, o TRT-11 incentiva a doação de roupas e calçados em bom estado com finalidade social e sustentável. A ação é coordenada pelo Comitê de Sustentabilidade e tem como proposta estimular o reuso consciente, aliando a inclusão social à redução de impactos ambientais.

221Reunião preparatória do evento Conexão Inclusiva

 

220Carreta dos Direitos em RR

 

 

 

 

 

 

219O pregão para novas placas solares foi lançado em fev/25

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem
Imagem 1: Arte em fundo branco, com as palavras 100 Dias de Gestão 2024/2026 nas cores predominantes azul e amarelo. Como marca d’água, a deusa Têmis, na cor cinza.

Imagem 2: em ambiente corporativo, oito homens e três mulheres com trajes formais. No total, são dez pessoas sentadas e um único homem em pé, na frente de um quadro que reproduz o mapa do Amazonas. Contexto de reunião formal no TJAM.

Imagem 3: em ambiente corporativo com seis homens e uma mulher em trajes formais, lado a lado. Ao fundo, estantes, bandeiras e persianas cinza. Cores predominantes: cinza, preto e madeira clara. Contexto de reunião formal no TJRR.

Imagem 4: cerimônia de assinatura na Defensoria Pública de Roraima, com autoridades acompanhando o ato.

Imagem 5: Grupo de 29 pessoas pessoas em pé na frente do palco de um auditório. Ao fundo, estão bandeiras e na frente delas, cadeiras azuis vazias.

Imagem 6: "Carreta dos Direitos" estacionada, pronta para atender a população, levando cidadania a todos os lugares.

Imagem 7: Cinco homens em um telhado, no meio de placas solares.


Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Andreia Nunes e Paula Monteiro
Arte: Carlos Andrade
Fotos: Acervo Coordcom

Entre os destaques está a sede do Penarol Atlético Clube, que foi arrematada

214O primeiro leilão de 2025 do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região — AM/RR (TRT11), realizado em 31 de março, arrecadou R$ 16,2 milhões em créditos trabalhistas. Esse valor será utilizado para o pagamento de dívidas em processos que tramitam na Justiça do Trabalho no Amazonas e Roraima.

A ação é realizada exclusivamente em formato online, por meio do site Amazonas Leilões. Nesta edição, foram arrematados seis bens, incluindo imóveis e móveis. Entre os bens estava a sede do Penarol Atlético Clube, localizada em Itacoatiara (a 271 quilômetros de Manaus), arrematada durante o leilão.

Outros bens de grande destaque foram um terreno localizado à margem esquerda do rio Amazonas, e dois lotes de terras comerciais no bairro Santa Etelvina, em Manaus, leiloados em acirrada disputa. O leilão também incluiu veículos, como um Toyota Hilux SW4, também arrematado.

Os leilões são promovidos pela Seção de Hastas Públicas do TRT-11, em parceria com a Divisão de Execução Concentrada (Decon), sob a coordenação da juíza do trabalho Yone Silva Gurgel Cardoso. Segundo ela, as disputas acirradas resultaram em uma elevação significativa dos valores dos lances, ultrapassando as avaliações iniciais. “Esse resultado positivo reforça o trabalho que vem sendo empreendido pelo TRT, via Seção de Hastas Públicas, com o compromisso de dar efetividade às decisões judiciais.”

O próximo leilão do TRT11 está marcado para o dia 30 de maio. A lista completa dos bens disponíveis, assim como o calendário dos leilões, pode ser acessada no site do TRT11 (www.trt11.jus.br), no menu "Serviços".

#ParaTodosVerem
Imagem em ângulo baixo mostra um edifício alto com fachada moderna em tons de bege e preto, identificado como TRT 11ª Região.

Coordenadoria de Comunicação Social
Texto: Coordcom, com informações da Seção de Hastas Públicas
Foto: Coordcom

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